* Por Marco Zolet

O monitoramento da jornada de compra dos clientes é uma prática conhecida desde os tempos analógicos. Se observarmos um supermercado, por exemplo, vemos que os produtos de consumo rápido como balas, chocolates e chicletes estão posicionados na boca do caixa. Isso é um posicionamento estratégico para itens desta natureza. Dentre outros quesitos que compõem o cenário de um supermercado, todas as posições de displays e itens fazem parte de estudos da jornada do consumidor. No meio digital, isso não é diferente.

O empreendedor que quer manter o consumidor em suas lojas virtuais, precisa compreender sua jornada desde como ele ingressou no site até a saída com acompra. Sei que isso é um preceito básico do e-commerce, mas precisamos nos atentar a todos os detalhes. Como uma startup que monitora a jornada decompra do consumidor e oferece a cesta de supermercado completa para entregas, entender o comportamento dos clientes em loja nos ajudou a tornar a interface da nossa plataforma mais dinâmica.

Além de contar com um bom profissional para o desenvolvimento de uma interface assertiva, outro ponto importante é fazer conseguir antever a próxima necessidade do cliente. Se ele não entender a próxima etapa, em poucos segundos isso pode resultar na perda de uma venda. A compra pode ficar no carrinhopara sempre e a chance de adquirir o mesmo produto em outra loja virtual é grande. Não queremos que isso aconteça.

O potencial de compra existe: no primeiro semestre de 2018 houve um aumento de 12,1% no faturamento do e-commerce brasileiro em relação ao mesmo período em 2017. O dado, que vem do 38º Relatório Webshoppers do Ebit/Nielsen, instituição que analisa a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas, mostra um crescimento de R$ 23,6 bilhões no faturamento. O aumento do tíquete médio e de adeptos ao varejo digital nos dá certeza de que estamos no caminho certo, mas precisamos compreender realmente o que este público precisa.

Monitorar os cliques, os acessos, os retornos oriundos de divulgações em redes sociais ou e-mail marketing fornecem uma grande base para insights e nos ajudam a compreender melhor o fluxo do cliente dentro de nossos estabelecimentos digitais.

Analisar o cenário presente é a melhor forma de conquistar mais clientes no futuro!


Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.

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