* Por Diego Carmona

Sabemos que o marketing digital tem muitas estratégias para gerar leads, mas para que eles sejam qualificados é preciso estar atento no que o cliente quer e precisa. No mercado B2B, não é tão diferente assim, as estratégias são relativamente simples, basta ter uma abordagem assertiva e sutil. 

Muito se fala em negócio B2B, porém pouco é comentado como as estratégias de marketing desse nicho podem ajudar na captação de possíveis clientes. Ao contrário do B2C, o cliente B2B demanda um pouco mais de trabalho em relação a contato com as marcas. É possível criar confiança, proximidade e segurança com o consumidor.

Os mecanismos disponíveis no mercado deixam claro que os clientes são o centro de comunicação e do planejamento como um todo. Conhecer a fundo seu público é um dos grandes diferenciais para conseguir fechar um negócio e de posse de informações disponíveis é possível escalar.

Redes sociais não são um bom canal para tratar de negócios, porém acredito que elas ainda têm um importante papel no projeto. Em qualquer tipo de setor lidamos com pessoas e elas são guiadas por conexões emocionais. Canais, como YouTube, Twitter e LikedIn permitem o desenvolvimento de estratégias mais precisas. É recomendável que as empresas, antes de descartar qualquer possibilidade, validem a atuação e analisem quais são os canais que mais apresentam retorno.

Ao falar de evolução do marketing digital para o B2B, o Inbound Marketing precisa ser citado. Oferecer ações de automação do e-mail marketing é uma das formas mais ativas de demostrar que as empresas estão abertas para diálogo. Por isso, com o passar do tempo essas estratégias vêm se tornando uma estratégia muito utilizada para captar e qualificar bons leads para vendas.

Em linhas gerais, todos já sabem que após o processo de compra, existe o pós compra e, portanto, o relacionamento continua. Com o B2B isso também se aplica. Procure deixar de lado ações atrasadas e pouco flexíveis, escute o que seu cliente deseja com mais atenção e use isso a seu favor. Dessa maneira sua empresa conquistará mais credibilidade ao seu público. E lembre-se, sempre é mais barato manter seus clientes do que conquistar novos.


Diego Carmona

Diego Carmona é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet. O leadlovers é uma plataforma pioneira no país que oferece serviços completos em automação de marketing para startups, pequenas e médias empresas e produtores do mercado digital.

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