* Por Lucas Silva
Apesar de algumas pessoas com perfil mais tradicional acreditarem que o mercado de trabalho continua o mesmo que há 20 anos, sendo que a relação trabalhador – salário permanece inalterada, essa não é a realidade do Brasil atual. Aliás, muito pelo contrário.
Influenciados pela movimentação de outros países, os empregadores e empresas daqui estão investindo em benefícios corporativos como parte do retorno para os seus colaboradores.
Grande parte dessa novidade vem ocorrendo graças à modernização do setor de Recursos Humanos. Diferente do que muita gente ainda acredita, esse departamento tem ganhado cada vez mais autonomia e importância dentro de um negócio, visto que tem muita influência na qualidade do trabalho dos colaboradores e também no lucro da empresa.
Por isso, o número de empresas que investem no desenvolvimento e qualidade de vida de seus colaboradores vem crescendo a cada ano. Para que isso seja possível, é necessário que os olhos se voltem para o mercado de benefícios corporativos, responsável pelo oferecimento de convênios de saúde, vales alimentação e transporte, entre tantos outros. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles!
Recursos Humanos X Mercado de benefícios
A economia brasileira vem sofrendo sérios baques nos últimos anos, o que torna cada vez mais difícil a responsabilidade que as empresas têm em se manter ativas e lucrativas diante de toda instabilidade do mercado.
Por isso, as companhias enfrentam diariamente o desafio de passar por cima das dificuldades e continuar ofertando bons resultados, seja para os seus acionistas, seja para os seus funcionários. Parte essencial para um bom crescimento e boa resposta à instabilidade do mercado é o trabalho de seus colaboradores, responsáveis pelo funcionamento principal da empresa. Sem eles, nada seria possível – nem mesmo diante do melhor cenário econômico possível.
Sendo assim, empresas e companhias brasileiras vêm dando maior foco ao setor de Recursos Humanos para que este encontre medidas para continuar incentivando a manutenção de uma boa produtividade. Dessa forma, é atribuição deste departamento melhorar o clima organizacional, manter um bom nível de satisfação entre os funcionários e contribuir com a expansão dos benefícios corporativos adequados para cada situação.
Crescimento em alta
Apesar de estar em expansão, o mercado de benefícios corporativos tem ainda muito espaço para crescer em terras brasileiras. Finalmente as empresas estão entendendo que seus colaboradores se estimulam para além do recebimento do salário, ou seja, o rendimento daqueles que recebem outros benefícios além do dinheiro no fim do mês é melhor e mais promissor.
Esse ótimo retorno ocorre porque o funcionário se sente mais valorizado e mais motivado a produzir, visto que trabalhar por seus benefícios valem a pena tanto quanto pelo salário.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Qualicorp, em 2017 o principal benefício corporativo ofertado ainda era o plano de saúde, sendo oferecido por 94% das companhias entrevistadas. Entretanto, o crescimento do setor de benefícios é esperado, visto que as empresas têm interesse em criar diferenciais competitivos com o objetivo de manter seus melhores colaboradores.
Vantagens de investir em benefícios corporativos
Se você ainda não está convencido de que o futuro da relação patrão – trabalhador está em uma boa oferta de benefícios corporativos, confira a seguir a lista de principais vantagens que selecionamos.
Maior motivação entre os colaboradores
Como já foi dito e vem sendo comprovado todos os dias, o salário no final do mês não é mais suficiente como principal motivador de um bom trabalho entre os colaboradores. Não é ainda possível dizer bem ao certo porquê ou quando essa mudança ocorreu, mas atualmente, grande parte das pessoas busca empregos onde haja bons e variados tipos de benefício, além do dinheiro na conta todos os meses.
Dessa forma, para manter os funcionários motivados e dispostos a trabalhar mais e melhor pela empresa, investir em uma boa carteira de benefícios pode ser a saída. Manter um grupo de pessoas incentivadas é essencial para qualquer empresa.
Aumento da produtividade
Além da motivação, de maneira natural, a oferta de bons benefícios também traz um aumento da produtividade entre os colaboradores. Quando os mesmos estão bem dispostos – e motivados – a trabalhar da melhor maneira possível, os resultados aparecem.
Diminui a evasão de funcionários
Hoje em dia um funcionário bem qualificado e treinado que tenha uma boa posição no mercado irá decidir em qual empresa gostaria de trabalhar baseada quase que totalmente na qualidade de vida que a mesma proporciona. Essa qualidade vai muito além do salário, podendo ser medida na quantidade e no padrão dos benefícios oferecidos.
Por exemplo, para um funcionário que se desloca até o trabalho de carro, um vale-gasolina é mais interessante que um vale-transporte, não é mesmo? Esse tipo de “detalhe” pode ser definitivo para um colaborador decidir se permanece ou sai de uma companhia.
Melhora na saúde e qualidade de vida dos colaboradores
Além de todas as vantagens, uma boa oferta de benefícios corporativos também corrobora para uma melhora na qualidade de vida e na saúde dos funcionários. Através do vale-alimentação, plano de saúde e plano odontológico, muitas pessoas passam a ter acesso a um cuidado que não tinham como ofertar fora da companhia.
Assim, é possível notar que existem inúmeros pontos positivos em investir em benefícios corporativos. Tanto o retorno para os colaboradores quanto para a empresa é de extrema importância e muito valioso para o sucesso da mesma no mercado competitivo atual.
* Lucas Silva é formado em jornalismo pelo Universidade de Mogi das Cruzes e assessor de comunicação da Red Ventures BR.
0 comentário