Iniciativa visa valorizar as boas práticas de gestores municipais, para estimular o ambiente de negócios nas cidades

Prefeitos dos 144 municípios paraenses que tenham implementado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública podem inscrever as iniciativas na 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). As inscrições são gratuitas, até o dia 7 de fevereiro de 2022, pela internet (pa.sebrae.com.br).

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi lançado no último dia 25 no Pará, quando também foram abertas oficialmente as inscrições no estado, com a presença de vários prefeitos, secretários de Estado e representantes da sociedade civil. “Acreditamos que as ações que movem a economia estão na ponta, ou seja, nos municípios, onde os negócios pulsam e onde quem empreende ou pretende empreender precisa de apoio”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

 “Essa premiação traz um incentivo a mais para que os prefeitos possam fazer investimentos em ações de apoio ao empreendedorismo, que levam à geração de emprego e renda e ao desenvolvimento”, pontuou Iran Lima, Chefe da Casa Civil do Governo do Pará, que no evento representou o governador Helder Barbalho. “Por isso é interessante que os prefeitos façam adesão ao prêmio”, reforçou.

Nas últimas dez edições da premiação, mais de 500 projetos foram inscritos no Pará, sendo 46 vencedores estaduais e cinco vencedores nacionais. Um deles foi Guto Gouvêa, prefeito de Soure, na ilha do Marajó, que esteve entre os reconhecidos na última edição e marcou presença no lançamento desta edição. “A solução para o crescimento de uma cidade está no empreendedorismo”, declarou Guto. O gestor informou que vai participar novamente. “Vamos concorrer com dois projetos, um deles é voltado para as compras públicas, pois temos bons resultados, passando de quatro empresas que vendiam para a prefeitura, para 26”, frisou.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor conta com o apoio de uma rede de 19 parceiros, como instituições públicas e da iniciativa privada e entidades de classe, nacionais e estaduais. O principal apoiador no estado é a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

Para o prefeito de Breves, na ilha do Marajó, José Antonio Leão, conhecido como Xarão, a iniciativa é muito importante para a economia dos municípios. “ O prêmio joga luz nas boas ações, sendo muito importante para incentivar o empreendedorismo nos municípios, em especial nos mais carentes, criando oportunidades para a geração de emprego e renda e ajudando a circular o dinheiro na localidadde”, observa Xarão, que representou o presidente da Famep, Wagne Machado, no evento de lançamento da premiação no Pará.

INSCRIÇÃO

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é organizado em duas etapas: estadual e nacional. Nesta edição, a iniciativa está organizada em oito categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal e Cidade Empreendedora.

Cada município pode inscrever até dois projetos, em duas categorias diferentes, ou submeter a mesma iniciativa em duas categorias diferentes. Depois da inscrição feita, a tramitação dos projetos passa a ser controlada por protocolo eletrônico, gerado pelo próprio sistema de inscrições, o que dispensa o envio da versão impressa do projeto ao Sebrae.

Orientação

O Sebrae no Pará disponibiliza um canal exclusivo de orientação para as equipes das prefeituras que irão inscrever projetos na premiação. Os interessados podem fazer contato por e-mail (udtpp@pa.sebrae.com.br).

As informações completas do prêmio podem ser acessadas no site da premiação, por meio de link no portal do Sebrae no Pará. Também é possível obter esclarecimentos por meio da Central de Relacionamento (0800 570 0800).

Os técnicos das 13 Agências de Negócios do Sebrae, localizadas em todas as regiões do estado, também estão aptos a prestar esclarecimentos. As sedes das agências ficam nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém, Breves, Capanema, Castanhal, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém e Soure.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder