* Por Thales Calmon
Passadas as restrições sanitárias e a retomada da economia no país, a Black Friday deste ano promete ser um período de crescimento exponencial aos negócios. De acordo com uma pesquisa do Google encomendada ao Instituto Ipsos, o otimismo toma conta do cenário brasileiro: entre mil entrevistados, 71% declararam que pretendem realizar compras na data; um crescimento de 29% quando comparado a 2021.
Com uma lista de compras liderada por roupas e acessórios, seguidos pelas categorias de livros e itens de papelaria, calçados, celulares e eletroportáteis, nesta ordem de interesse, 57% dos entrevistados afirmaram ter a intensão de adquirir tais produtos via sites, 51% por meio de aplicativos e, quase metade, 45% ainda pretendem adquirir seus produtos em lojas físicas. Um levantamento que mostra a real consolidação da era phygital; com a genuína integração do commerce como nunca antes visto.
E se estamos falando de tantas frentes de vendas, da velocidade que o consumo adquiriu nos últimos anos, das expectativas e experiências que estão na espera de serem vivenciadas por um novo público, muito mais exigente e fiel às marcas que entregam o prometido, não existe a possibilidade de tamanho apoio a essas operações, que não seja por meio da tecnologia e todos os avanços proporcionados pela transformação digital e suas inovadoras soluções, que contribuem, de maneira estratégica, com as integradas equipes de marketing e vendas.
A grande questão aqui é: seu negócio está preparado para a Black Friday?
Nesse sentido, não me refiro apenas a uma plataforma online ou a seleção aleatória de itens que farão parte da temporada de promoções. O primeiro passo, antes mesmo de planejar a campanha e definir suas metas, é preciso entender quem serão estes clientes, o que eles esperam, suas preferências, enfim, um perfil completo deste público-alvo.
Para isso, é extremamente importante saber quais dados você tem em mãos e como pode usufruir deles para melhorar a experiência e o relacionamento com o seu cliente. Atualmente, os clientes já compartilham os seus dados esperando uma boa relação com a marca que admira. Cabe então aos gestores entenderem, a partir desses dados, como entregar a mensagem certa para esse consumidor, de forma natural, expressiva e que gere retornos positivos para todos.
Relacionamento é a base de tudo!
Portanto, a aproximação com o cliente deve ser trabalhada o ano inteiro, não apenas nas datas sazonais. Interações no e-commerce, nos sites, nas páginas de captação, via e-mail ou WhatsApp, além de todo o engajamento proveniente das redes sociais.
A ideia é gerar conversas não falando apenas de preços e ofertas, mas gerando conteúdos relevantes para a sua audiência, nos canais de sua preferência e com a linguagem adequada ao público definido. Serviços que conseguem conduzir estratégias de relacionamento podem auxiliar com a mensagem correta para cada perfil de usuário, com mais velocidade e pelo canal adequado – tornando a comunicação eficiente e orgânica.
Invista na nuvem
Ficar com o site fora do ar durante a Black Friday não é uma opção se você tem metas e resultados para entregar. Uma alternativa é a possibilidade de alugar os servidores e hardwares, utilizando uma infraestrutura adequada em nuvem.
Tais serviços também permitem dimensionar o maior volume de acessos durante a data e evitar uma queda inesperada das plataformas de venda online. Além do site, é importante pensar também nas tecnologias que apoiam as comunicações transacionais da marca e que prezam pelo relacionamento 1 para 1.
Antes, durante e após as conversões é essencial manter o diálogo, o interesse e a relevância com o seu público. Para isso, plataformas de automação de marketing podem apoiar as estratégias de campanhas, disparos pontuais de e-mail e sms, ao mesmo tempo que auxiliam a desenvolver jornadas de comunicação para todos os momentos do consumidor: seja navegando no e-commerce, com lembretes de produtos no carrinho abandonado ou novas ofertas progressivas a partir dos dados de navegação no seu site durante esse período e muito mais.
Entendendo a jornada
Oferecer um desconto para um produto que o usuário já visitou em seu site pode ser uma ótima estratégia. Por isso, é importante entender em qual das diversas fases da jornada seu consumidor se encontra para uma comunicação mais eficaz.
Existem soluções de marketing que apresentam de forma prática e automatizada os dados sobre o seu público, os quais determinarão a sua próxima ação como gestor: seja na definição de uma nova mensagem ideal que o cliente deve receber, estimulando o uso de outras estratégias a partir de dados de comportamento e consumo ou até mesmo possibilitando a compreensão dessa audiência em outras campanhas.
Integração e acompanhamento
Além de um planejamento prévio, é importante ter um time engajado que trabalhe em conjunto durante o período das promoções. As equipes de marketing e vendas precisam atuar em conjunto, tendo os dados unificados para evitar problemas de esforços duplos, falta de controle de estoque e outras questões. Ter todos os aplicativos das diferentes áreas (CRM, Atendimento, Marketing e outros) na nuvem, rodando sobre uma única plataforma, auxilia na visualização compartilhada dos dados.
Em todos os casos, se o seu negócio não possui uma equipe robusta de TI, contar com os parceiros e fornecedores certos, pode ser decisivo para manter todas as tecnologias suportadas e aproveitadas em seu potencial máximo. O suporte especializado pode fazer toda a diferença diante de qualquer adversidade que possa surgir neste período.
Thales tem um perfil empreendedor nato e ajuda empresas a se reinventarem fazendo o melhor uso das tecnologias de marketing, desenvolvendo o que existe de melhor nas soluções atuais de mercado. Com mais de 25 anos dedicados à área de tecnologia, ele é um “incomodado”, de raciocínio lógico muito preciso, que encontra soluções inovadoras para todos os novos desafios.
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