Recentemente, o presidente norte-americano Donald Trump tem sido responsável por uma grande polêmica, ao promover o chamado ‘tarifaço’, que consiste em aumentar as tarifas dos Estados Unidos sobre os preços de importação, o que impacta milhares de países no mundo inteiro, incluindo o Brasil. Mas será que esse movimento pode acabar afetando a sua empresa de alguma forma?

Donald Trump é uma pessoa imprevisível, mas já era esperado que tomasse alguma medida econômica drástica. Neste caso, o seu objetivo é equilibrar a balança comercial a favor dos EUA, mas para isso, ele está causando atrito com parceiros comerciais, o que pode gerar impactos negativos para o país, visto que não são capazes de produzir internamente o que está sendo taxado e isso tende a fazer com que os preços locais aumentem.

Diante disto, você deve estar se perguntando: e como o ‘tarifaço’ afeta a minha empresa? A tarifa para o Brasil ficou em 10%, o que é considerado pelos especialistas como bem abaixo do esperado, pois países como Índia (26%), Japão (24%) e União Europeia (20%) estão com valores mais altos. Sem falar da China, onde os produtos serão taxados em até 54%, o que poderá gerar uma guerra comercial sem tamanho.

Com essa taxação, as exportações do Brasil para os Estados Unidos provavelmente serão cada vez mais afetadas, apesar dos dois países serem bons parceiros comerciais. Em 2024, as exportações brasileiras chegaram a atingir US$ 40,3 bilhões, registrando um aumento significativo de 9,2% em relação a 2023. Porém, a situação atual vai exigir que o mercado brasileiro ofereça produtos com maior qualidade, por conta da competitividade.

Este cenário faz com que muitos empreendedores tenham que investir mais, não apenas nos seus produtos, mas como nos serviços de forma geral, para conseguirem lidar com as possíveis adversidades. Afinal, algumas vezes, acreditamos que apenas pelo fato da situação ‘estar distante’, não pode nos afetar, porém, não devemos esquecer que os EUA são a maior potência mundial e tudo que fazem pode respingar no Brasil.

É o que eu sempre digo: fatores externos ao nosso controle podem acontecer a qualquer momento e dificilmente conseguiremos prever quando algo desse nível irá ocorrer, mas precisamos ter o mínimo de estrutura para estarmos preparados para lidar com preços altos, taxas e juros. Caso contrário, a nossa empresa, independente do tamanho, pode sofrer consequências difíceis de se reverter.

Um caminho que está mais na nossa mão é buscar eficiências internas, que além de beneficiar a organização no curto prazo, também pode trazer benefícios de longo prazo, já que se perpetua em um processo mais eficiente, por exemplo. Agora é a hora de levantar as pedras e ver quais oportunidades temos de aumentar a produtividade, via aumento do engajamento dos colaboradores, que podem produzir mais porque estão entendendo melhor a direção que a companhia está indo e sabem o porquê.

Uma ferramenta de gestão muito útil para esta finalidade são os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, pois recomendam o envolvimento de todos os colaboradores na definição das melhorias a serem implementadas, então você ganha dos dois lados e assim garante que o time esteja empenhado para enfrentar as dificuldades que surgem no meio do caminho, seja um problema comum ou algo maior como o ‘tarifaço’.


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