
O brasileiro BeerOrCoffee, um dos maiores marketplace de coworkings da América Latina, recebeu um investimento de US$ 10 milhões (cerca de R$ 55 milhões) em uma rodada Série A liderada pela Kaszek, principal fundo latino-americana de capital de risco, com 12 unicórnios na sua carteira, como Nubank, Quinto Andar, Gympass, Loggi e Creditas.
O grupo Valor, outro importante fundo de capital de risco, também participou da rodada. O BeerOrCoffee já tinha recebido capital inicial (seed capital) em 2018, por Kees Koolen, fundador da Booking.com e um investidor ativo em todo o mundo.
Fundada em 2017, o BeerOrCoffee se tornou a solução mais conveniente, customizável e econômica para as empresas e seus funcionários no universo do trabalho remoto pós-pandemia. “A realidade da força de trabalho distribuída impulsionou nossas atividades, cada vez mais desenvolvidas para atender às necessidades de uma empresa que deseja construir um ambiente de trabalho híbrido para os seus colaboradores. O que significa poder trabalhar em casa, em escritórios flexíveis ou, de fato, em qualquer lugar. Em nosso mercado, conectamos empresas à nossa rede de espaços de coworkings. É, antes de mais nada, uma solução para empresas que desejam adotar as melhores políticas de trabalho remoto e híbrido disponíveis hoje”, afirma Roberta Vasconcellos, CEO do BeerOrCoffee.
A principal solução do BeerOrCoffee é o OfficePass, que vem sendo usado como um benefício corporativo concedido aos funcionários, semelhante a outros serviços de marketplace do mercado, a exemplo do Gympass: mas, em vez de academias de ginástica, escritórios. O OfficePass consiste em uma assinatura que permite ao funcionário agendar o acesso a um coworking que seja mais conveniente para ele. O BeerOrCoffee possui uma rede com mais de 1.100 coworkings em 160 cidades brasileiras, incluindo as redes mais reconhecidas do Brasil, como WeWork, Selina, Vip Office, Club Coworking e muitas outras.
Com o OfficePass, as empresas pagam apenas pela utilização — pagamento como serviço, do inglês Payment as a Service (PaaS) —, o que acaba gerando significativas economias nas operações comerciais. “O iFood, por exemplo, disponibiliza o OfficePass como benefício para os seus mais de 4.500 colaboradores e já soma cerca de 240 espaços diferentes, em 23 estados e 67 cidades em todo o Brasil utilizados. É um exemplo de uma empresa que já tornou o Anywhere Office possível, melhorando a qualidade de vida dos seus colaboradores e, consequentemente, atraindo e retendo mais talentos”, exemplifica Roberta. Entre outros clientes também estão Itaú, Banco Inter, Creditas, iFood, QuintoAndar, Stellantis, Sodexo, MRV, Mapfre e Movile.
“Com esse investimento, vamos focar ainda mais na melhoria da experiência do nosso produto e na qualidade do serviço aos nossos parceiros e clientes”, diz a CEO da BeerOrCoffee.
“Conhecíamos a empresa desde seus primeiros dias e sempre ficamos muito impressionados com a rede de escritórios de alta qualidade que estavam construindo e com o ótimo feedback que recebemos de algumas de nossas empresas de portfólio, que realmente apreciaram a flexibilidade da solução BeerOrCoffee. A pandemia nos convenceu de que essa tendência para um modelo de trabalho mais flexível veio para ficar. Então procuramos a startup e exploramos com sucesso a oportunidade de fazer parceria com eles e ajudar a acelerar seus planos de expansão ”, destacou Hernan Kazah, sócio-gerente da Kaszek.
“O trabalho remoto e híbrido, que era visto como um benefício por muitos, hoje se tornou uma realidade para muitas empresas brasileiras, fortemente afetadas pela chegada da pandemia. O BeerOrCoffee tem trabalhado para oferecer as melhores soluções, atendendo as necessidades de diversos tipos de empresas e apresentando resultados promissores”, diz Antoine Colaço, sócio do Valor Capital Group. “Apostamos no potencial da empresa para liderar o novo modelo de trabalho híbrido, que veio para ficar.”
Além do OfficePass, o BeerOrCoffee também oferece outras soluções de espaço de trabalho, como escritório privativos. Dessa forma, as empresas não precisam investir em infraestrutura, como móveis, internet e limpeza; e os contratos, também flexíveis, permitem readaptar o espaço ocupado quando necessário. Com BeerOrCoffee, a empresa tem todo o gerenciamento de seu espaço de trabalho em um só lugar.
“O metro quadrado mais caro não é o da Avenida Faria Lima [SP], mas sim aquele que não está em uso. O mercado imobiliário comercial de trilhões de dólares se tornará cada vez mais “como um serviço”. E se hoje os escritórios flexíveis representam 2,5% deste mercado, a previsão é que os espaços compartilhados tendem a crescer dez vezes nos próximos cinco anos”, destaca Roberta Vasconcellos.
O número de reservas no BeerOrCoffee cresceu 243% no terceiro trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior. E o NPS (do inglês Net Promoter Score, métrica padrão global utilizada para avaliar a satisfação e lealdade dos clientes de uma empresa) atingiu uma pontuação recorde de 90 com gestores B2B, e de 84 com usuários finais, enquanto a média do mercado fica entre 54 e 70. Quanto mais próxima a pontuação for de 100, mais satisfeito está o cliente.
* Foto de destaque: Roberta Vasconcellos, CEO do BeerOrCoffee.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.
0 comentário