A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.
Liderar uma scale-up traz desafios inéditos, próprios de um modelo de negócio em crescimento.
Inclusive, muitas coisas quebram na escala. É preciso reorganizar processos, pessoas e prioridades. Garantir capital, pensar na estratégia, aumentar o time sem perder a cultura.
É por isso que, no Scale-Up Endeavor, nosso programa de aceleração, oferecemos mentorias sobre Estratégia de Crescimento que ajudam nossas empreendedoras e empreendedores a orientar suas estratégias de expansão por geografia, produto ou mercado. Pessoas que são grandes referências do nosso ecossistema dividem os aprendizados que tiveram ao crescer uma empresa em alta velocidade.
Na primeira edição de 2022 do nosso programa, foram oito meetups – nossos encontros coletivos – focados no tema crescimento, que impactaram mais de 210 empreendedoras e empreendedores de 87 scale-ups.
Confira, a seguir, 4 grandes lições que a nossa rede de mentoras e mentores dividiu com as scale-ups do programa.
#1 “É fundamental olhar para a vantagem competitiva”
A Mentora Adriana Muratore, sócia da Actavox Consultoria e Conselheira, enfatizou a importância da vantagem competitiva.
“De fato, em alguns negócios, é mais desafiador apresentar a vantagem competitiva antes da implementação do produto. Mas, é necessário pensar como você pode oferecer sua vantagem competitiva de forma tangível e intangível para as pessoas que são suas clientes.”
#2 “Escolha um mercado específico e domine rápido”
Pedro Ivo, Empreendedor Endeavor da Dito, recomenda que você escolha um mercado específico e construa mecanismos para ser grande nele.
“Para estruturar uma máquina de vendas, é fundamental ter foco em um mercado específico e suficiente. No início da empresa, quanto mais amplo for seu mercado, menos você vai conseguir escalar. Um critério decisivo para definir o mercado é o potencial de crescimento que existe nele, não pode ser pequeno demais – se não, vai ter que cobrar alto para compensar.”
#3 Retenção é essencial para manter um crescimento equilibrado
O Mentor Jorge Tung, CPO da Huspy, disse que para manter um crescimento equilibrado é preciso trabalhar para reter clientes.
“Para reter clientes, é fundamental trabalhar para desenvolver o seu produto e desenvolver potenciais canais que ele pode ser vendido. Para chegar nessa retenção, você vai precisar testar vários canais até alcançar uma taxa de retenção considerável. Quando atingir essa meta, é a hora de focar nesse canal. Pensado em canais, qualidade é melhor que quantidade.”
#4 Ouça seus clientes para saber a hora de pivotar e diversificar o portfólio
A Mentora Paula Martinelli, VP de Produto, Design e Marketing da Neon, compartilhou que sempre pivotaram ou repensaram o portfólio ouvindo quem usa o produto.
“Acompanhar clientes é muito bom porque fica nítido quando elas e eles precisam de mais. Se você deixar de oferecer algo, clientes procuram em outro lugar. Então, você pensa: o que é tão essencial que você precisa ter para não perder o cliente e o que está tudo bem se você não tiver? Esse é um dos fatores pelo qual hoje não priorizamos trabalhar com cripto no Neon, é uma decisão genuína de focar nos nossos clientes.”
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Nesse artigo listamos apenas 4 aprendizados das dezenas de horas de mentorias com as maiores referências em crescimento do Brasil. A partir desses encontros empreendedoras e empreendedores podem acelerar – ainda mais – a escala dos seus negócios. Viva essa experiência decisiva na prática, se inscreva no Scale-Up Endeavor, o programa de aceleração das empresas que mais crescem no país.
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