Mesmo com o cenário econômico desafiador para o varejo, o e-commerce tem apresentado boas apostas para as lojas virtuais, principalmente para aquelas mais antenadas em termos de tecnologia. “É preciso aproveitar o momento de novas exigências por parte dos consumidores para se diferenciar, afinal, inovações não param de surgir”, afirma Marcelo Dantas, CEO da Estrela10, loja virtual de departamentos.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O especialista em comércio eletrônico mapeou cinco tendências para o setor em 2023:
1-Mapeamento de personas dinamicamente
Uma das tecnologias que vão fazer a diferença para os e-commerces é a recomendação preditiva, que consiste em mapear possíveis clientes de forma dinâmica, por meio de técnicas que usam dados históricos e algoritmos estatísticos. “Isso melhora significativamente as estratégias de marketing. Afinal, com o uso de predições eficientes na análise de um grande volume de informações, é possível prever de modo mais fácil o comportamento e a reação dos consumidores, permitindo que o negócio alinhe as ações de marketing ao seu público”, informa o CEO da Estrela10.
2-Vendas pelo WhatsApp no e-commerce
O WhatsApp representa hoje um potencial muito grande de vendas para os varejistas de todos os portes, segundo Dantas. São mais de 165 milhões de usuários no Brasil em 2022, sendo que o app está instalado em 99% dos celulares nacionais. Segundo o executivo, o contato via WhatsApp permite que muitos negócios iniciantes possam alcançar clientes e negociar vendas, sem o custo de criar um ecommerce ou manter uma equipe de atendimento.
3-Inteligência Artificial
Os chatbots são excelentes aliados para solucionar a maioria das solicitações dos clientes sem a intervenção de um humano, uma vez que podem contar com a Inteligência Artificial como aliada. “Existem chatbots com e sem IA. Evidentemente, com ela, os chatbots podem se desenvolver de forma surpreendente, indo muito além de uma solução de atendimento e chegando até se tornar um diferencial de mercado”, explica o especialista. Para ele, esta já é uma tendência que vem sendo aplicada amplamente, mas que deve ganhar ainda mais popularidade em 2023.
4-Experiências no multiverso
A experiência é insubstituível e, quando a levamos para o campo das marcas, as possibilidades são exponenciais no Multiverso. “É possível lançar mão de ferramentas mais tecnológicas como a realidade virtual e a aumentada. Elas tornam mais assertivas as demonstrações dos produtos, tornando as vendas online muito mais parecidas com o varejo físico, já que os clientes podem experimentar sensações”, afirma Dantas.
5-Fulfillment
O fulfillment, conjunto de processos que envolve desde o momento em que o cliente realiza um pedido até sua entrega nas mãos do cliente, é mais uma tendência que deve crescer em 2023. Na opinião do CEO, a adoção do modelo é uma alternativa porque muitas lojas não dão conta de cumprir tarefas operacionais de logística, depois de passarem por um crescimento no volume de vendas. “O fulfillment, garante que um fornecedor especializado será capaz de realizar essas etapas que não estão no core business do varejista”, conclui Dantas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
0 comentário