Nesta segunda-feira, 5 de junho, comemora-se o dia oficial do Meio Ambiente, e assim como muitos projetos ao redor do mundo, o mercado de inovação também serve como palco para empresas especializadas na preservação do meio ambiente. As empresas desse mercado buscam inicialmente um foco coordenado e trabalham para criar soluções rentáveis que também estimulem a participação da população na preservação.

Um dos principais focos desse mercado é o lixo, uma questão amplamente discutida no ecossistema, e a forma como ele pode ser reciclado e reutilizado pela sociedade, no que é conhecido como economia circular. Um estudo divulgado pelo Panorama dos Resíduos Sólidos Brasil mostra que, em 2019, o setor de resíduos foi responsável por 4% do total de emissões de gases de efeito estufa no país.

Para estimular a preservação do meio ambiente, o Startupi reuniu 5 negócios que são exemplos no combate à poluição e ao desgaste desnecessário:

1- Food To Save

A Food To Save é uma startup sustentável focada em combater o desperdício de alimentos no Brasil. A empresa compra, a valores descontados, produtos de empresas como Nestlé, Shopper e Americanas, e repassa os produtos excedentes com descontos de até 70% no app.

“Esses excedentes, que são colocados em nossas sacolas, são alimentos produzidos e não vendidos e que demandam consumo imediato e itens com pequenas imperfeições, todos aptos para consumo. Até o momento, a startup já gerou R$ 10 milhões de receita incremental. É um modelo ganha-ganha, mas também de impacto social e ambiental”, explica o cofundador e CEO da Food To Save, Lucas Infante.

Com um modelo de negócio simples, a empresa conquistou mais de 200 mil brasileiros engajados na causa e chegou no top 10 de apps de delivery mais usados no país em 2022. Recentemente, a Food To Save alcançou a marca de 1000 toneladas salvas. Para 2023, a startup projeta o faturamento de R$ 16 milhões e expansão para outras capitais brasileiras.

2- Green Mining

A startup é focada na economia circular e utiliza inteligência artificial e análise de dados para otimizar a gestão de resíduos sólidos e suas finalidades. A Green Mining também realiza o rastreamento dos materiais para ter certeza de que todos serão reciclados e levados corretamente para o ciclo de produção.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

A startup trabalha com logística reversa para garantir que as embalagens sejam recicladas e destinadas aos locais corretos, ajudando na preservação do meio ambiente. A empresa também possui uma equipe de coletores parceiros que utilizam transporte sustentável, como bicicletas, para percorrer os estabelecimentos parceiros da Green Mining e coletar os materiais a serem reciclados.

3- Reverde

A startup oferece um serviço de assinatura de energia limpa para pessoas físicas, dispensando a instalação de painéis solares. Funcionando como uma one-stop-shop em soluções de energia, a Reverde atende diferentes necessidades da sociedade, focando na preservação do meio ambiente.

O processo de adesão ao serviço, que permite o consumo de energia renovável, é simples e pode ser feito de forma 100% digital. Nele, não é necessário nenhum investimento inicial ou alteração na infraestrutura das residências dos clientes, pois a energia consumida continuará sendo entregue pela concessionária local.

A Reverde realiza a gestão desse mecanismo de compensação por meio de tecnologia e processos proprietários, sendo que o pagamento é realizado pelo cliente mediante fatura única emitida pela própria startup.

4- Coletando Soluções

A Coletando Soluções, startup criada na periferia, surgiu com o objetivo de ser uma empresa voltada para a economia circular nas favelas. Hoje ela se tornou um banco digital que beneficia aqueles que ajudam na reciclagem de resíduos. A startup possui pontos de coleta para resíduos sólidos espalhados pelo Brasil, e quando uma quantidade específica é alcançada, esses materiais são convertidos em crédito na conta digital.

A Coletando não trabalha apenas para auxiliar na sustentabilidade, mas também para proporcionar novas oportunidades e dignidade às pessoas de baixa renda que se envolvem na coleta e separação de materiais recicláveis. Isso garante uma fonte de renda sustentável para esses indivíduos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

5- 4 Hábitos para mudar o mundo

A 4H nasceu com o foco de extinguir a utilização de aterros sanitários, a startup atua como uma parceira de grandes empresas do mercado e fica responsável por realizar o direcionamento correto dos resíduos descartados. “Funcionamos como uma vacina, não é a cura e nem a vitamina, mas a prevenção do problema”, comenta Ana Arsky, CEO e fundadora da 4 Hábitos para mudar o mundo.

Com objetivo de mudar o mundo a fundadora dividiu um ano em quatro partes, e a partir desse processo, buscou saber e entender; quais seriam os 4 hábitos que conseguiriam fazer a diferença no planeta, e a resposta foi: 1 – Separar resíduos; 2 – Reduzir a quantidade de resíduos jogados no lixo (ou seja, reciclar); 3 – Se dedicar durante três meses a recuperar uma parte da natureza que foi degradada (como plantar uma árvore); 4 – Incentivar, todos os dias, durante três meses, uma pessoa a praticar esse manifesto.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder