Durante cinco dias, evento online discutirá temas relevantes e atuais, além de novas tendências e práticas pedagógicas inovadoras para professores e gestores educacionais

Começou nesta segunda-feira (4), a Semana do Professor do Futuro, uma série de webinários realizada pelo Sebrae para marcar a celebração do Dia do Professor (15 de outubro). O primeiro dia do evento contou com a palestra magna online do educador, filósofo, sociólogo e palestrante brasileiro Mario Sergio Cortella. Ele refletiu sobre os desafios da construção do futuro da educação com exemplos da música, como Nelson Cavaquinho, Gonzaguinha, Adriana Calcanhoto, e da literatura, com os poemas de Thiago de Melo e citações de Millôr Fernandes.

“Cada um de nós encontra, todos os dias, o futuro. Eu sou professor há 47 anos. Desde o momento que iniciei a docência em 1974 até agora, o futuro está comigo. Nosso tempo é o futuro. É claro que agora eu me encontro no presente, mas aquilo que é novo e que chega, surpreende, encanta, espanta”, declarou. Cortella também falou sobre a postura que os professores e gestores escolares deveriam ter diante da nova geração de crianças e adolescentes e do uso da tecnologia. “É necessário que sejamos protagonistas e alguém que, de fato, empreenda como indivíduo e com as outras pessoas para que o futuro seja edificado. Guardem isso: não é a tecnologia que torna uma cabeça pedagógica moderna. Na verdade, é uma cabeça pedagógica moderna que não dispensa a tecnologia quando ela é necessária”, observou.

A mesa de abertura do painel “Educação do Futuro” teve a participação do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, da Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e do Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O diretor Bruno Quick destacou as contribuições da educação empreendedora para o desenvolvimento do país e o potencial transformador da educação. “Não existe outra agenda capaz de construir futuro de forma tão poderosa, direta, abrangente e rápida como a Educação e, por isso, o Sebrae tem como uma das suas primeiras prioridades trabalhar a educação empreendedora. Acreditamos que a educação é capaz de fazer a nação dar um salto em menos de uma geração”, ressaltou.

Já a representante do Consed – RS, a secretária de Educação Raquel Teixeira falou que a pandemia da Covid-19 acelerou mudanças no modelo tradicional de educação que já se mostrava ultrapassado. A secretária de educação também defendeu o papel da escola e do professor. “A pandemia mostrou que a escola é insubstituível quando falamos da educação básica e os professores também são insubstituíveis. Essa crise também mostrou aos professores que eles não precisam ter medo da tecnologia e que, aos poucos, vamos construir uma escola que vai ser híbrida para sempre”, comentou.

Formação dos professores

O primeiro painel da Semana do Professor do Futuro também contou com a presença das representantes do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) Ana Paula Severiano e Mariana Mota. Em um bate-papo com a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Cecilia Miranda, elas discutiram a importância da formação continuada dos professores diante de uma nova educação.

De acordo com Ana Paula, é preciso que as reformas na educação não sejam encaradas como a substituição do antigo pelo novo. “Precisamos falar de uma associação entre práticas que já acontecem na escola e são bem-sucedidas com outras possibilidades que são trazidas por essas transformações”, avaliou. Segundo ela, a lógica da educação empreendedora está associada às tecnologias educacionais e pode contribuir para a preparação dos educadores. “O modelo das competências empreendedoras me parece uma saída interessante para o desenvolvimento de projetos, para o diagnóstico do território e para novas abordagens em relação as áreas do conhecimento”, disse.

Semana do Professor do Futuro

Até o dia 8 de outubro, o Sebrae preparou uma programação de webinários com a participação de especialistas para discutir temas relevantes e atuais, além de novas tendências e práticas pedagógicas inovadoras para que professores e gestores educacionais continuem se reinventando dentro da sala de aula.

Para participar, basta conhecer a programação e se inscrever gratuitamente aqui:

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder