Evento com participação do Sebrae reuniu autoridades e produtores rurais nesta terça-feira (19)

O Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, na cidade de Juazeiro, Norte da Bahia, foi palco nesta terça-feira (19) da segunda etapa do evento Jornada das Águas, programa de iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e participação do Sebrae, criado com o objetivo de emancipar a população do semiárido brasileiro, propiciando as condições para uma convivência digna com a seca.

O encontro, que debateu propostas para o setor de fruticultura e levou para a região obras estruturantes estimadas que irão beneficiar a população de dezenas de municípios, entre eles Juazeiro, teve à frente o ministro titular do MDR, Rogério Marinho, e reuniu autoridades como o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury; a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, o presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, além de autoridades locais, dezenas de prefeitos e vereadores da região, produtores rurais, técnicos do setor de agronegócios e imprensa de todo país.

Programação

A extensa programação teve início às 8h30, com a realização do workshop “Ações de Apoio e Desafios da Fruticultura Irrigada”, dividido em cinco painéis apresentados pelos palestrantes Jorge Souza, da ABRAFRUTAS, Thiago Queiroz, da FAO, Carlos Cointeiro, do Sebrae em Juazeiro, João Tosta, da Codevasf, e Carlos Neiva, da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Na segunda parte do encontro, após falas da prefeita Suzana Ramos, do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira e outras autoridades, o superintendente do Sebrae da Bahia enalteceu o trabalho do Ministro Rogério Marinho à frente do MDR.

“Ao contrário do que nós, nordestinos, estamos acostumados a ver, o senhor pretende transformar o Nordeste numa referência nacional ao apresentá-lo sob a visão de uma região produtiva, uma verdadeira referência para a economia nacional. Posso dizer que nunca vi uma ação tão concreta nessa área para a nossa região quanto essa. Isso é louvável e só temos a agradecer”, reforçou Jorge Khoury.

Após apresentação de vídeos com explicações técnicas dos projetos, o ministro Rogério Marinho assinou o edital para elaboração de estudos ambientais e projetos básicos do Canal do Sertão Baiano, obra estruturante que irá beneficiar 1,5 milhão de pessoas em 44 cidades do interior da Bahia, com previsão de conclusão em 10 anos, e levará água para consumo humano e dessedentação animal e agricultura.

Também foi assinado edital para a concessão das etapas 3 a 9 do Perímetro Irrigado do Baixio do Irecê, que irá gerar 180 mil empregos e beneficiar 250 mil pessoas e, quando finalizado, será o maior projeto de irrigação da América Latina. No encerramento, após agradecer a acolhida, o ministro Marinho marcou o evento com a seguinte frase: “Nosso objetivo, nesse momento, não é apenas entregar obras. Mas, principalmente, mudar marcos regulatórios”, finalizou.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder