Com programação online e 100% gratuita, Sebrae atendeu quase 200 mil microempreendedores individuais
As mais de 24 horas de conteúdo gratuito e a troca de conhecimento com especialistas do mercado transformaram a Semana do MEI deste ano em um grande sucesso de público. Com palestras e oficinais práticas online, além dos atendimentos tradicinais, o Sebrae atendeu mais de 193 mil microempreendedores individuais (MEI) ao longo dos últimos sete dias. O número de atendimentos é considerado o melhor nos últimos cinco anos. Em 2019, por exemplo, foram 80 mil MEI atendidos.
Em uma edição totalmente online e 100% gratuita, a Semana do MEI esteve totalmente voltada a esse universo de empreendedores e potenciais empresários. Além de inspiração e motivação para enfrentar os desafios, os MEI tiveram a oportunidade de conhecer as tendências de mercado pós-Covid e receber orientação sobre começar do jeito certo, aprender sobre gestão financeira na pandemia e ainda conhecer ferramentas digitais para ajudar a vender mais na internet.
“O sucesso da Semana do MEI se deu pela capacidade do Sebrae em perceber o cenário da crise e as necessidades desses empresários. Estamos atentos ao atendimento emergencial que esses empreendedores mais precisam neste momento”, explica do presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Para dar uma injeção de ânimo nos empreendedores, o Sebrae convidou o fenômeno do empreendedorismo, Rick Chester, que ficou conhecido no país ao viralizar com um vídeo na internet em que ensina lucrar vendendo água na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Como garoto propaganda da Semana do MEI, ele fez parte da campanha de divulgação do evento. Foram mais de 21 milhões de pessoas alcançadas pelas ações, com 2,5 milhões de engajamentos e mais de 600 mil cliques nas peças veiculadas pelas redes sociais oficiais do Sebrae.
No último dia da Semana do MEI, Rick também apresentou a palestra “Pega a Visão”, que reuniu mais de 500 participantes online para acompanhar sua história de dificuldades e superação como vendedor de rua. Ele deu dicas valiosas e interagiu por meio das perguntas dos empreendedores.
A edição de 2021 também foi marcada por diferentes sotaques do país, pois contou com a colaboração de equipes do Sebrae espalhadas pelo Brasil. Neste ano, outra novidade foi a possibilidade de acesso a conteúdos exclusivos no Portal do Sebrae, com resumos das palestras e materiais para download.
Cenário dos MEI
O Brasil conta atualmente com mais de 11,3 milhões de Microempreendedores Individuais ativos. Assim como os donos de micro e pequenas empresas, os MEI têm sofrido os impactos da pandemia da Covid-19. De acordo com recente levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, pela primeira vez em cinco anos, o número de formalizações de MEI, no primeiro trimestre, sofreu uma queda. Geralmente, os meses iniciais dos anos são os que mais registram o aumento do número de empresas no país. Entre as atividades que apresentaram maior retração estão as de cabelereiro, manicure e pedicure, além de atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificados, como os motoristas de aplicativos. Ambos os segmentos tiveram queda de aproximadamente 33%. Por outro lado, a atividade que teve maior incremento no período foi a de comércio varejista de bebidas, com crescimento de mais de 51%, o que confirma uma tendência verificada desde o início da pandemia.
0 comentário