*Por Bruno Perin

Será mesmo que devo abrir? Até a pessoa mais corajosa e otimista do mundo se faz essa pergunta, então não fique achando que não é normal.

Agora, o importante dessa questão é lembrar que não é só sobre dar o Start, mas sim de você conseguir manter o negócio existindo. Infelizmente, mas muito infelizmente mesmo, é bem comum as pessoas não pensarem nesse “detalhe”, que é justamente a parte mais intensa do empreendedorismo.

Empreender não é apenas começar o negócio

As pessoas as vezes acreditam que empreender é só dar início ao negócio, e isso é apenas uma parte. A ação mais difícil delas, por sinal, é depois que você começou, que depende muito de encontrar um jeito de manter o negócio vivo, funcionando e achar um real mercado para ele.

Abaixo algumas considerações fundamentais que as pessoas muitas vezes esquecem e que pode ajuda você a perceber se vale mesmo a pena encarar a jornada, do ponto de vista – “vou ter como segurar as pontas?”:

#1 – Quanto para manter

Qual é entrada de receita que você precisar ter para o negócio se pagar? Isso é importante para saber qual é a meta a ser atingida para o negócio poder existir. Você precisa dar a largada tendo um objetivo em mente, as vezes ao se dar conta desse ponto a ser atingido, as pessoas percebem o quão difícil é alcançá-lo do jeito que estão construindo e assim fazem ajustes ou até mudam os planos.

#2 – Quanto suportar

É muito raro na largada conseguir atingir a meta acima, então, o quanto você pode segurar as pontas até chegar ao ponto de equilíbrio? É bem difícil pensar sobre isso, pois começamos o negócio para dar dinheiro, mas nunca é tão rápido. Os clientes precisam conhecer, você faz ajustes, muitas coisas acontecem até entrar na situação de um fluxo contínuo que paga as contas. Você deve ter essa consciência clara, quanto pode segurar perdendo?

#3 – Com quem você pode contar

Quais pessoas estarão de fato se dedicando ao negócio? Você precisa saber se tem força suficiente para o negócio ficar de pé. Muitas vezes as pessoas começam pensando que algumas pessoas poderão ajudar, e chega na hora não houve uma conversa clara sobre isso, e acabam sozinhas ou com menos gente do que o necessário e por isso não conseguem vencer. Veja quem de fato estará junto, se você tem quem precisa.

Não é questão de apenas entrar no jogo, mas ficar lá

Essas 3 ideias ajudam a ter uma noção do que é necessário não só para abrir, mas para ficar no jogo. As vezes pensando sobre isso, você pode tomar melhores decisões sobre começar ou não, como começar, o que não fazer, o que precisa articular antes de decidir… Pensar nisso agora lhe dará muito mais solidez no que irá fazer.


Bruno Perin

*Bruno Perin, um cara Free LifeStyle, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder