Pensando em
uma alternativa sustentável para o mercado alimentício, que respeitasse o
planeta e mantivesse o sabor dos alimentos, a foodtech NotCo desenvolveu uma
inteligência artificial capaz de recriar alimentos comuns do nosso dia a dia
usando apenas ingredientes de origem vegetal.

Criada em
2015, no Chile, a startup está chegando ao Brasil em parceria com o Grupo Pão
de Açúcar e pretende fazer do país o líder em vendas de seu principal produto,
a NotMayo, que começará a ser comercializada no mês de abril. A Not Mayo é uma
maionese à base de grão de bico, óleo de
canola, semente de mostarda e vinagre de uva, não leva ovo.

Na sequência teremos a comercialização do NotMilk, um leite vegetal, e Not Ice Cream ,um “típico” gelato italiano, ambos 100% feitos com ingredientes vegetais, mas com o sabor, aparência e textura dos produtos originais. Os produtos serão vendidos com exclusividade nas redes do Grupo Pão de Açúcar.

O
diferencial da startup está em quem desenvolve as receitas. Batizado de “Chef”
Giuseppe, o algoritmo de machine-learning cruza diferentes bases de dados para
poder elaborar as receitas da NotCo. Com mais de 30 mil plantas cadastradas,
Giuseppe analisa em nível molecular a estrutura dos alimentos derivados de
animais e encontra substitutos vegetais para eles. O “Chef” é capaz de fazer
combinações de maneira muito mais rápida e sem “pré-conceitos”. Afinal, quem
mais usaria repolho com abacaxi para reproduzir leite de vaca?

O objetivo da NotCo
é disseminar um novo método de produção para toda a cadeia industrial. “O
mercado brasileiro, o maior da América Latina, é mundialmente conhecido por sua
criatividade e capacidade de inovação, o que torna o país um ambiente propício
para a revolução que buscamos”, afirma Matias Muchnick, fundador e CEO da NotCo.

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