Empreendedores paulistas tiveram, na noite de quinta-feira (23), a oportunidade de participar da terceira edição do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos). O evento, que está sendo realizado em Cuiabá (MT), contou com a transmissão ao vivo da palestra de Maha Mamo, mulher apátrida nascida no Líbano e membro do movimento iBelong, criado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A transmissão aconteceu no Inovabra Habitat, espaço de co-inovação do Bradesco, em São Paulo, onde um grupo de empresários de São Paulo acompanhou os debates.

Recém declarada brasileira, a jovem introduziu o assunto da apatridia e o classificou como um problema humanitário, assim como a questão dos refugiados. Maha e os dois irmãos passaram mais de 25 anos sem documentos, portanto, sem existir legalmente e se sentirem parte de alguma nação. “Cada dia da nossa vida a gente lutava para existir”, afirmou a palestrante e mestre em administração de empresas.

O relato de Maha inspirou a fala dos três empreendedores que foram convidados pelo Sebrae e participaram do debate a partir de videoconferência no Inovabra Habitat: Danielle Pieroni, da FoxTime, Joanna Ibrahim, do projeto Open Taste, e Carlos Humberto, do ‘Diáspora.Black’. Eles travaram um diálogo sobre como promover a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, em pequenos negócios. Os convidados entendem as satisfações profissional e a pessoal como fatores que dignificam o ser humano, portanto a preocupação com a sustentabilidade no empreendedorismo é como um dever deles para com a sociedade na qual estão inseridos.

Para Carlos Humberto, os motivos pelos quais se empreende e os objetivos do negócio precisam estar claros e fazer sentido. “O negócio precisa apresentar um sentido muito maior do que ser sustentável e gerar lucro. Ele pode trazer impacto positivo e significativo, transformando o lugar e a vida das pessoas. Então, se você consegue juntar esses elementos, o seu negócio tem um sentido mais amplo”, afirma o criador do Marketplace de serviços turísticos, o ‘Diáspora.Black’. Essa visão também é compartilhada por Danielle e Joanna que afirmam basear seus negócios no entendimento de que recursos humanos e direitos humanos devem andar de mãos dadas, não podendo ser dissociados.

Nesta sexta (24) o evento prossegue com a palestra de Celso Soares, sobre Riscos Globais.

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder