O projeto criado pelo Ministério do Turismo conta com apoio do Sebrae e Embratur para beneficiar 158 municípios localizados em 30 rotas turísticas de todas as regiões do país

Cerimônia de lançamento do Investe Turismo em Brasília

A Chapada dos Veadeiros, próxima a Brasília, será uma das principais rotas turísticas do Centro-Oeste a serem executadas pelo Investe Turismo, programa criado pelo Ministério do Turismo, com o apoio do Sebrae e da Embratur. Lançado nesta quinta-feira (25), no Clube do Choro, uma das atrações turísticas de Brasília, o Investe Turismo reuniu empresários, autoridades, artistas e especialistas no segmento turístico.

Com o objetivo de incentivar o setor, promover a melhoria dos serviços e ampliar os atrativos, o projeto abarca investimentos voltados principalmente para os pequenos negócios. O acesso a fontes de financiamento e a linhas de crédito também estão previstos.

Durante a cerimônia de lançamento em Brasília, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou que a instituição é um agente de capacitação. “Queremos ajudar com o nosso corpo técnico, com a nossa experiência em planejamento e capacitação. Estamos focando em destinos chave para o desenvolvimento do turismo. Todas as regiões serão contempladas”, afirmou Melles, observando que, além do Ministério do Turismo, a parceria já vem sendo feita com outras pastas, como a da Educação, da Cidadania, da Economia. Para Valdir Oliveira, diretor-Superintendente do Sebrae no Distrito Federal, a iniciativa privada é um caminho alternativo para o fortalecimento da economia, “Quanto mais reconhecermos o valor do empresário, mais teremos uma economia forte”, acrescentou.

Segundo o governador do Distrito Federal, em exercício, Paco Brito, Brasília possui várias vantagens como rota turística. “A rede de hotéis e restaurantes são de grande qualidade e agora nossa cidade está bem cuidada para que se torne uma experiência inesquecível para o turista”, afirmou Paco Brito.

De acordo com o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, o Investe Turismo veio para ficar. “A intenção é promover o Brasil para que os brasileiros possam conhecer melhor o seu próprio país”, ressaltou Malab. Já o presidente da Embratur, Gilson Machado, destacou que o setor é um dos que mais gera empregos nos país, com a expectativa de preenchimento de sete milhões de vagas de trabalho em 2019. “O governo sabe do protagonismo do turismo no país”, disse Machado.

Significado cultural – O evento foi realizado no Clube do Choro que, aos 42 anos de criação, também se tornou uma das atrações turísticas de Brasília, além de ser uma escola de música. Pelo palco onde foi realizado o lançamento do Investe Turismo, passaram grandes artistas, como lembrou o maestro Reco do Bandolim, presidente da instituição. “É um dos locais mais democráticos de Brasília”, observa Reco, afirmando, ainda, que o incentivo ao turismo da capital federal é uma forma de mostrar que a cidade tem de ser vista sob um olhar diferente.

Mais sobre o programa – O programa Investe Turismo é realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, o Sebrae e secretarias estaduais de turismo. Tem como objetivo realizar um conjunto de ações e projetos no setor turístico. Dentre elas, estão previstas: a formalização de prestadores de serviços turísticos, assim como serviços de orientação aos donos de pequenos negócios, com foco na inovação tecnológica, na sustentabilidade dos negócios e na conquista de novos mercados. A estrutura das ações gira em torno de rotas que visam o desenvolvimento do setor de forma regional e integrada, tanto com os parceiros públicos quanto com os privados. Em todo o Brasil, são 30 rotas turísticas, sendo priorizados 158 municípios estratégicos. Inicialmente, serão investidos R$ 200 milhões.

No Centro-Oeste, estão contemplados 18 municípios e quatro rotas turísticas: Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF e GO), Goiânia, Pirenópolis e Goiás (GO), Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães (MT), Rota Pantanal Sul e Bonito (MS).

Na região Norte, vão participar do programa 18 municípios com sete rotas estratégicas, dentre elas, Manaus e Polo Amazônico (AM), Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão (PA), Palmas e Jalapão (TO), Boa Vista e Monte Roraima (RR) e Macapá (AP).

No Nordeste, serão 56 municípios e 10 rotas, incluindo Maceió e Costa dos Corais (AL), Aracaju e Cânions do São Francisco (SE), Teresina e Serra da Capivara (PI) e Fernando de Noronha (PE).

No Sul, 35 municípios terão quatro rotas que são Porto Alegre e Serra Gaúcha (RS), Porto Alegre e Missões (RS), Corredor do Iguaçu (PR) e Serra-Mar Catarinense (SC).

No Sudeste, são mais de 30 municípios com cinco rotas: Vitória e Montanhas Capixabas (ES), Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas (MG), Rio de Janeiro Imperial (RJ), Costa do Sol – Região dos Lagos (RJ), São Paulo e Litoral Norte (SP).

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder