O Gorila, primeira plataforma brasileira a controlar e consolidar investimentos em um só ambiente, acaba de concluir sua primeira rodada de investimentos externa e recebe R$ 35 milhões. O aporte Série A foi liderado pela Ribbit Capital, que investe em fintechs em todo o mundo e tem entre suas investidas o Nubank, BREX e Robinhood.
Também participaram do investimento a monashees, que já investiu na Magnetis e Neon; a Canary, que tem em seu portfólio a Loft; e a Iporanga, primeiro fundo que apostou na Loggi.
Lançada em 2016, a plataforma, que atua nas frentes B2B e B2C, consolida todos os investimentos dos usuários e permite ver as alocações e a carteira de diferentes maneiras, o que inclui rentabilidade consolidada e por produto, relatórios, cotações, preços e eventos de todas as aplicações. Como toda a posição é atualizada automaticamente, é possível acompanhar o desempenho dos ativos, facilitando a gestão de quem tem conta em mais de uma corretora ou banco e várias aplicações financeiras, por exemplo.
Criada pelos sócios Guilherme Assis, Robinson Dantas e Leo Kalim, a fintech tem serviços disponíveis para o investidor, agentes autônomos, consultores de investimentos, bancos e corretoras. Atualmente, o Gorila possui 40 mil usuários com mais de R$ 5 bilhões controlados pela plataforma.
Com o propósito de ser totalmente independente, e não competir com corretoras e bancos, o Gorila nasceu em meio ao amadurecimento do conceito de open banking, no qual instituições financeiras se conectam a terceiros (em sua maioria startups) para adicionar valor aos seus serviços e promover mais transparência aos seus processos.
O aporte tem o objetivo de ajudar a impulsionar o crescimento da empresa, aperfeiçoando sua tecnologia, desenvolvendo novas funcionalidades e conectando-os com mais corretoras, bancos e outras fintechs.
“O investimento é um reconhecimento do trabalho que temos feito nos últimos anos e da inovação e impacto positivo que trouxemos para o mercado de investimentos”, destaca Guilherme Assis, CEO do Gorila. De acordo com o executivo, o aporte possibilitará a expansão do time de engenharia, e o crescimento de corretoras, bancos e fintechs conectadas a plataforma.
Produtos
Para o usuário pessoa física, o aplicativo é gratuito, basta fazer um cadastro. Os agentes e consultores podem usar o GorilaPRO, que transmite informações entre assessor e investidor em tempo real. Outra vantagem é o ganho de agilidade e escalabilidade, já que os dashboards da plataforma permitem segmentações específicas (por patrimônio, tipo de aplicação, perfil de risco, entre outros) dentro de toda a carteira de clientes.
Já as corretoras, bancos e outras fintechs têm à disposição o GorilaNET. Para esses players, a integração com a plataforma gera uma redução significativa de custos de tecnologia, desenvolvimento, e tempo para a implementação de uma solução para controle de investimentos. Outra vantagem é uso de um framework de proteção da dados, único e já preparado para a LGPD.
0 comentário