* Por Diego Carmona

Explorar datas comemorativas e aumentar a visibilidade de um negócio ou produto é o ponto inicial do que chamamos de Marketing Sazonal. Quando falamos em vendas nesse período, é possível observar que há um movimento no mercado para chamar a atenção do consumidor que, em sua maioria, apresenta um comportamento de consumo direcionado e mais intenso.

No caso de datas comemorativas como o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é a oportunidade perfeita para empresas do varejo incentivarem as pessoas a consumirem, por exemplo, produtos infantis, e é esse período que serve de gatilho para uma instituição criar oportunidades de negócio.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2018 foi registrado um faturamento de R$ 69 bilhões em datas sazonais, crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Além da alta demanda de consumo no período, esse é um reflexo de estratégias de Marketing Sazonal de empresas que enxergaram oportunidades para se aproximarem do seu público, gerando mais confiança e, consequentemente, aumentando as vendas.

Um ponto muito importante é que as oportunidades devem, acima de tudo, ser coerentes com a área de atuação e com os consumidores que a instituição atua ou deseja atingir. Mas, muito se engana quem pensa que o público é o único ponto a ser observado, a maneira como uma marca irá realizar ações de captação de lead é o que te fará diferente de outras empresas. Afinal, é a chance que uma marca tem para se aproximar do seu target de uma forma mais emocional e criar mais chances de conversão ao longo da comunicação.

Dessa maneira, uma marca pode utilizar diferentes conexões para se aproximar de seus clientes de uma forma mais pessoal e natural, para ganhar o respeito e emoção deles. Mas, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de trabalhar com datas sazonais:

Entenda o seu público: saber com quem você quer se comunicar é essencial, não somente para ações de marketing sazonal, mas para qualquer outra atividade. Sua mensagem e comunicação tem que fazer sentido e ser coerente com aquilo que seus consumidores querem ouvir e se relacionar. Pense em ações promocionais ou outros tipos de interesse que eles querem ter;

Planeje com antecedência: pense, analise e faça testes. Além disso, se planejar também envolve preparar a equipe para as adversidades. Datas comemorativas são fora do padrão, por isso, treine sua equipe para os possíveis comportamentos do consumidor que possam vir a acontecer;

Crie conteúdos pensando em sua segmentação: é importante criar conteúdos que conversem com o público que se deseja atingir, que abram espaço para ele falar e que incentivem ele a tomar alguma atitude. Isso envolve não somente a comunicação em mídias sociais, mas também dentro da automação de e-mails;

Utilize ferramentas para atingir o público-alvo: existem algumas ferramentas que tornam a compreensão da sazonalidade mais fácil, ajudam na organização de ideias e oferece automação para ações de marketing. Entre elas está a leadlovers, que permite ter mais assertividade nas ações para impactar os leads que se deseja alcançar.


Diego Carmona é fundador e sócio da leadlovers, plataforma de automação em marketing digital.

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