Academia de fitness e natação dribla a pandemia criando atividades online para os alunos e reforça o engajamento da marca

A série “Boas Práticas”, da Agência Sebrae de Notícias, desta semana traz artigo assinado pela analista da área de Competitividade do Sebrae Patrícia Mayana. O exemplo vem do segmento de atividades físicas, com uma história de empresa que conseguiu driblar a pandemia com criatividade e criar soluções para atender seus clientes.

*Por Patrícia Mayana, Analista de Competitividade do Sebrae

O decreto do Governo do Distrito Federal em 15 de março de 2020 que interrompeu as atividades nas academias de ginástica foi tratado como oportunidade pela Academia D´stak, localizada em Brasília, para aumentar a aproximação e prestar novas formas de atendimento aos seus clientes.

“Com a notícia, imediatamente entramos em contato com a equipe, comunicamos os alunos sobre a paralisação e criamos o programa Qualidade de Vida em Movimento – Saúde e Bem-Estar na Sua Casa. Começamos então a gravar vídeos e compartilhar nas redes sociais no dia 17 de março”, informa Renata Brasil, diretora da D´stak.

Saúde e bem-estar em casa
O programa Qualidade de Vida em Movimento vai além da disponibilização de atividades físicas para fazer em casa, pois busca promover momentos de descontração, bem-estar e alegria, tornando os dias mais leves. As aulas e exercícios são destinados aos alunos e suas famílias, dos bebês à melhor idade. Além das gravações divulgadas diariamente nas redes sociais e WhatsApp, são produzidas quatro lives semanalmente na modalidade Fitness, Tai Chi Chuan, Tao Fight – Luta com Funcional e Kung Fu. Tem até natação de bebês com exercícios adaptados da água para o solo, de fácil execução.

“As atividades físicas são essenciais em tempos convid-19. Sua saúde mental agradece, assim como atenua a sensação de confinamento. A equipe de coaches diariamente envia vídeos curtos para diversos perfis de alunos (bebês, crianças, teens, adultos e idosos) e incentiva que convide os membros de sua família! É um cuidado com o outro, pelo outro e para outro.” Daniela Francescutti, aluna.

Para os alunos acima de 60 anos ou quem possa ter dificuldade para acessar redes sociais, foi criado um material personalizado com dois treinos em vídeo aula e um e-book com manual e fotos dos movimentos. Como forma de reforçar o incentivo, os professores estão disponíveis para tirar dúvidas ou auxiliar na execução dos exercícios por vídeo chamada.

Os profissionais fazem ainda acompanhamento dos alunos para identificar necessidades específicas e formas de melhorar o atendimento. Para aqueles que tiveram seu orçamento familiar afetado pela crise, a empresa oferece renegociação dos pagamentos e prazos. Para minimizar o impacto em custos, as ações foram implantadas com a equipe da academia, desde a gravação, edição, arte, trilha sonora, sem contratações de serviço externos.

Operação em tempos de coronavírus
No início da crise, antes da interrupção das atividades, a academia, que já adotava práticas de limpeza e higienização constante da área e equipamentos, aumentou a frequência da limpeza (dos corrimões ao registros dos chuveiros), que passou a ser realizada com álcool 70% a cada 30 minutos, liberaram o acesso de dos usuários sem a identificação com digital nas catracas. Além disso, circularam comunicados de orientação e conscientização sobre a proliferação do vírus e disponibilizaram suportes para oferecer álcool em gel.

Como empresa que atua na área de serviços, ter pessoal treinado e comprometido com o atendimento aos clientes é essencial. Para manter os contratos de trabalho e, ao mesmo tempo, promover o engajamento com as novas atividades, a academia adotou ações relacionadas a pessoal. No primeiro momento, as gravações dos vídeos foram realizadas de forma separada em pequenos grupos e horários diferentes, respeitando as orientações da OMS – Organização Mundial de Saúde, na área da D’STAK.

À medida em que o decreto prolongou o prazo de fechamento das academias, foram concedidas férias a uma parte da equipe com posterior prorrogação. Como a maior parte do trabalho poderia ser realizada em home office, definiu-se uma jornada de trabalho para que todos permaneceram ativos. Hoje, 50% da equipe trabalha em regime de home office e 50% está de férias. Os colaboradores que façam parte ou convivam com pessoas do grupo de risco, estão isentos das atividades.

“É um momento muito diferente de tudo que já vivemos. Apesar de tudo, foi uma ótima oportunidade de unir ainda mais a equipe, estreitar laços e descobrir talentos. Despertamos para muitas coisas que na rotina passavam despercebidas, ganhamos conhecimento e com certeza mudamos, vamos aprimorar e buscar melhorar, proporcionar novidades”, conclui Renata Brasil.

Com a opinião, os clientes
Os feedbacks positivos dos alunos e familiares e seu envolvimento nas redes sociais são resultados colhidos com as ações. A seguir conheça depoimentos que mostram a importância das ações realizadas pela academia em tempos de isolamento social:

“Estou em casa, bem de saúde, fazendo alguns exercícios, como caminhada (no corredor) e respiratórios. Não conseguia fazer aqueles que a turma do Fitness tem mandado, por medo de serem exagerados para mim. Neste período de pandemia, todos têm colaborado lindamente com a nossa saúde física e mental. Agradeço aos céus a oportunidade estar com vocês há mais de 20 anos.”
Sueli Machado, 73 anos

“Obrigada por segurarem a ponta nesse momento tão crítico. A D’stak é a melhor companhia nessa quarentena, as melhores pessoas, nos mandando atividades possíveis de fazer em casa, para não deixar ninguém parado! Nem minha filha de nove meses ficou fora do planejamento!”
Mauricio Homem, pai dos alunos Liz (9 meses) e André (4 anos)

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