A Nestlé lançou este mês uma ação de apoio ao microempreendedorismo em parceria com três organizações não governamentais atuantes nas periferias brasileiras. A plataforma #GenteQueFazBem reúne histórias reais das comunidades mais vulneráveis, contadas pelos próprios protagonistas, que são autônomos e donos de pequenos comércios.
As entidades – Das Pretas, Bloco do Beco e Instituto Afrolatina, que atuam no Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal, respectivamente – foram selecionadas pela representatividade nas comunidades, propósitos de atuação e relevância.
Eles serão responsáveis pelo mapeamento das histórias de acordo com os pilares definidos pela Nestlé, como bem-estar, saúde e cuidados com crianças e idosos. Cada ONG ficou responsável por gerar 10 conteúdos de histórias desses profissionais que simbolizam o microempreendedorismo, que começaram a ser veiculadas no Instagram e no Facebook das marcas participantes na segunda semana de maio. A ação prossegue até o mês de junho.
“Conseguir ajudar os microempreendedores nesse momento, em troca de conteúdo para nossas marcas, é muito gratificante e um novo jeito de enxergar como trabalhar no digital. Aprendemos com essa ação que podemos estar muito mais próximos dos nossos consumidores utilizando a voz deles mesmos na geração de conteúdo. Isso aproxima a Nestlé ainda mais dos lares em que está presente”, diz Daniela Marques, gerente de Marketing Digital responsável pelo Content Studio na Nestlé e idealizadora da iniciativa na companhia.
Por meio dos posts, os profissionais apresentam suas habilidades, mostram o que fazem e como fortalecem suas comunidades, além de orientar sobre atividades que podem ser feitas em casa no atual momento. Farinha Láctea traz ainda vídeos lúdicos com dicas de entretenimento para toda a família, enquanto NaturNes e Nescau exploram a questão dos cuidados com os pequenos e brincadeiras. Leite Moça criou um classificado com doceiros para divulgação dos serviços, Nutren Beauty traz dicas de autocuidado e Nutren Protein abre espaço para profissionais do esporte apresentarem aulas práticas e exercícios em casa.
Jaqueline Fernandes, do Instituto Afrolatinas, ressalta a importância de apoiar a criatividade dos profissionais: “A parceria significou a possibilidade de divulgar e apoiar empreendedores criativos do Distrito Federal, em um dos momentos mais duros da história dos seus negócios”, diz.
Priscila Gama, idealizadora do coletivo Das Pretas, assinalou que “a oportunidade de mostrar que atravessar esses tempos tão difíceis pode ser feito por um caminho de transformação”. Já Antonio Erick, do Bloco do Beco, disse que a parceria é de suma importância, pois a Nestlé se mostra cada vez mais responsável com a família brasileira”.
O que a Nestlé tem feito no Brasil
A Companhia anunciou diversas iniciativas de apoio à sociedade, desde o final de março. Foram doadas cerca de 500 toneladas de alimentos, bebidas e petfood, 28 toneladas de complemento nutricional Nutren Senior para idosos em lares de permanência e 1,5 milhão de ovos de Páscoa em parceria com a Lojas Americanas.
Com as cooperativas de reciclagem e catadores da plataforma Cataki, foi realizada a doação de mais de 24 toneladas de alimentos para 2.500 famílias da cidade de São Paulo e região. Além disso, a Nestlé instalou máquinas de café no Hospital Municipal de Campanha, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, para atender os mais de 500 profissionais que estão trabalhando com pacientes com covid-19.
A Companhia também está promovendo uma grande campanha interna de incentivo à doação de recursos para a ONG Gerando Falcões, incentivando seus 30 mil colaboradores no Brasil a doarem qualquer quantia à entidade e vai dobrar o valor repassado. A cada R$ 1 doado por funcionário, a companhia dará mais R$ 1, por tempo indeterminado. A ação será decisiva para a entidade chegar à meta de distribuir cestas básicas para 27 mil famílias nos próximos três meses.
Em outra frente, Nestlé e Nespresso se uniram à Stella Artois para expandir a plataforma Apoie Um Restaurante, criada para ajudar financeiramente restaurantes e bares de todo o Brasil afetados pela atual crise. A Nestlé também anunciou a doação de 470 mil máscaras cirúrgicas para 15 regiões onde a Companhia possui fábricas e centros de distribuição e o repasse de R$ 1,363 milhão para a Cruz Vermelha Brasileira, valor que será revertido em mais de 350 mil equipamentos de proteção individual para hospitais e voluntários que atuam no combate à covid-19.
A Nestlé Purina se uniu à Zee.Dog e outras marcas do setor, em prol da causa animal, para doar 10 toneladas de ração para ONGs do Brasil. Em parceria com a Proteção Animal Mundial, também doou 13 toneladas de rações para cães e gatos destinadas a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP).
0 comentário