O Guia do Candidato Empreendedor foi entregue à chapa de Hermano Morais (PSB) e da vice Tatiana Pires. A publicação traz uma série de sugestões baseadas no empreendedorismo.

Dentro da estratégia de apresentar sugestões de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo aos candidatos a prefeito de Natal, o Sebrae no Rio Grande do Norte entrou na manhã desta quarta-feira (14) o Guia do Candidato Empreendedor à chapa encabeçada pelo deputado estadual Hermano Morais e a vice Tatiana Pires, que disputam pelo PSB a corrida pela sucessão à prefeitura de Natal. A publicação contém dicas, ideias e propostas de ações para candidatos a prefeito ou a vereador. O material pode ser acessado também no site  www.sebrae.com.br/eleicoes.

Os dois candidatos foram recebidos pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN (CDE), Marcelo Queiroz, e o diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto, que destacaram a importância de a capital potiguar ter um gestor com  visão empreendedora e que consiga implementar políticas públicas capazes de fortaleçam setores estratégicos para a economia natalense, sobretudo o do turismo, e que coloquem as pequenas empresas como protagonistas desses processo, já que são as organizações que mais geram novos postos de trabalho.

“Esse material serve como um norte, com orientações bem detalhadas em temas específicos para uma gestão pública empreendedora, para todos os candidatos”, argumenta Marcelo Queiroz, que lembrou de um dos desafios que o futuro prefeito terá em 2021: a aprovação da revisão do plano diretor da cidade.

O superintendente do Sebrae-RN ressaltou a sensibilidade de Hermano Morais para a causa dos pequenos negócios enquanto parlamentar. Hermano foi um defensor do setor produtivo e parceiro na implantação no RN de diversas iniciativas que beneficiaram os negócios de pequeno porte nas áreas da economia criativa, impacto social, abatedouros e também no estabelecimento da Lei Geral Estadual da Micro e Pequena Empresa, que atualmente tramita para votação na Assembleia Legislativa.

“Enquanto Sebrae, podermos ajudar e muito o futuro prefeito com soluções para questões convencionais, como por exemplo no atendimento aos microempreendedores, mas também a pontos setoriais, como no turismo. Temos o projeto de Natal na Segunda Guerra, que é um diferencial competitivo fantástico e com um potencial incrível, mas é preciso que a cidade se aproprie disso”, defende Zeca Melo. Ele completa: “Precisamos de um prefeito empreendedor que veja além e faça a transformação de Natal com visão estratégica”.

Propostas

Hermano Morais também apresentou aos dirigentes da instituição algumas propostas para fomentar o setor produtivo que estão inseridas no plano de governo criado pela candidatura do PSB. Uma delas é o Programa Empreender, que estimularia o empreendedorismo na capital potiguar. Além disso, a intenção é também estabelecer de fato um programa de parceria público privada para edificações de equipamentos turísticos, como a marina e um possível teleférico no Morro do Careca. “Não estamos com essas ações propostas sonhando, mas é que Natal tem estado inerte gente a outras capitais vizinhas”, argumenta Hermano Morais.

O candidato pensa ainda na integração de transporte ferroviário e rodoviário na Região Metropolitana, favorecendo a interligação entre os municípios da Grande Natal. Outra proposta é a criação de um braço do porto na área Norte, que atenderia pequenas embarcações e levaria mais desenvolvimento para a região mais populosa da cidade, a Zona Norte, assim como a reocupação residencial dos bairros da Cidade Alta e Ribeira, que também teria uma atuação do Instituto Metrópole Digital (IMD). “Estamos aqui [no Sebrae] para saber qual a melhor parceria para a Prefeitura de Natal. Queremos ser parceiros de quem saber fazer e faz bem, como o Sebrae”.

Publicação

O ‘Guia do Candidato Empreendedor’ reúne uma série de  propostas e orientações detalhadas em 10 temas distintos: priorize a geração de empregos; mobilize quem constrói o desenvolvimento; desburocratize e simplifique a vida dos empreendedores; apoie o empreendedor; priorize as compras locais; promova o empreendedorismo nas escolas; promova a qualificação de quem mais precisa; fortaleça o empreendedor desenvolvendo as vocações do município; incentive a cooperação e o crédito e promova a inovação e a sustentabilidade.

O conteúdo do ‘Guia do Candidato Empreendedor’ apresenta uma linguagem clara e objetiva, destacando as questões mais relevantes para um plano de governo robusto e até exemplos de experiências exitosas em todo o país.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder