Ser verdadeiro com clientes, investir nas redes sociais e entregar uma experiência positiva estão entre as principais orientações do Sebrae para fidelizar os consumidores

Apesar de totalmente atípica, a Black Friday 2020 deve ser uma das melhores na história para as vendas online. Impulsionadas pela pandemia do coronavírus, todas as datas comemorativas registraram aumentos no e-commerce, neste ano, em relação aos anos anteriores. De acordo com pesquisa da Ebit, o Dia dos Namorados registrou aumento de 91%, seguido pelo Dia das Mães (66%) e pela Páscoa (61%). Em novembro, na Black Friday, o movimento se consolidará e marcará de vez a importância da presença digital para os empreendedores.

Para o analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ivan Tonet, é preciso se preparar não só para a Black Friday, mas também para o pós-venda e a fidelização dos clientes atraídos pela data. “Sem sombra de dúvida, essa é uma das grandes datas para os comerciantes. Diante do cenário atual, com a pandemia, todas as datas comerciais registraram aumento das vendas online. Com a Black Friday, não será diferente. É importante se preparar e ter boas ações durante a data, bem como vislumbrar a oportunidade de fazer entregas positivas, de olho também na fidelização dos clientes, com ações que estimulem a recompra”, indica.

Ivan Tonet destaca que, neste momento, temos clientes bastante informados e conscientes, que já estão analisando os produtos que irão comprar e checando os preços para compará-los na Black Friday. “A pandemia fortaleceu bastante o e-commerce. Mais que bons descontos, o consumidor busca fazer bons negócios, no sentido da experiência da compra online. Então, vale a pena investir na experiência. Se puder, negocie os valores de frete, personalize a entrega, busque parcerias, envie brindes. Esse é o momento de conquistar e fidelizar o cliente ao seu produto ou serviço”, acrescenta.

Apesar de totalmente atípica, a Black Friday 2020 deve ser uma das melhores na história para as vendas online. Impulsionadas pela pandemia do coronavírus, todas as datas comemorativas registraram aumentos no e-commerce, neste ano, em relação aos anos anteriores. De acordo com pesquisa da Ebit, o Dia dos Namorados registrou aumento de 91%, seguido pelo Dia das Mães (66%) e pela Páscoa (61%). Em novembro, na Black Friday, o movimento se consolidará e marcará de vez a importância da presença digital para os empreendedores.

Para o analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ivan Tonet, é preciso se preparar não só para a Black Friday, mas também para o pós-venda e a fidelização dos clientes atraídos pela data. “Sem sombra de dúvida, essa é uma das grandes datas para os comerciantes. Diante do cenário atual, com a pandemia, todas as datas comerciais registraram aumento das vendas online. Com a Black Friday, não será diferente. É importante se preparar e ter boas ações durante a data, bem como vislumbrar a oportunidade de fazer entregas positivas, de olho também na fidelização dos clientes, com ações que estimulem a recompra”, indica.

Ivan Tonet destaca que, neste momento, temos clientes bastante informados e conscientes, que já estão analisando os produtos que irão comprar e checando os preços para compará-los na Black Friday. “A pandemia fortaleceu bastante o e-commerce. Mais que bons descontos, o consumidor busca fazer bons negócios, no sentido da experiência da compra online. Então, vale a pena investir na experiência. Se puder, negocie os valores de frete, personalize a entrega, busque parcerias, envie brindes. Esse é o momento de conquistar e fidelizar o cliente ao seu produto ou serviço”, acrescenta.

Confira a seguir dez dicas práticas para a Black Friday:

Faça um planejamento – o primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Black Friday. Verifique em quais plataformas de vendas (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de divulgação. É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque também é outro item que não pode deixar de ser verificado. Além de vender, é fundamental entregar dentro do prazo combinado.

Seja verdadeiro e transparente – faça um portifólio honesto para a Black Friday. Os clientes já estão se preparando para essa data. Muitos já estão pesquisando preços e vão verificar se os produtos realmente estarão com desconto. Por isso, não coloque em risco a imagem do seu negócio oferecendo “Black Fraudes”. Deixe bem claro para o cliente qual o ganho real dele na promoção.

Use todo mês de novembro – prepare ações comerciais, promoções e publicidade para todo mês de novembro. Trabalhe com descontos semanais, convidando o consumidor para o grande dia, mas não perca a chance de aumentar as vendas durante os 30 dias.

Busque parcerias – busque outros micros e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e trazer alto valor agregado ao produto inédito. Um exemplo: se você tem uma hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal ou se é lojista de roupas femininas busque fazer uma colaboração com um salão de beleza.

Invista todos os esforços em comunicação – estar com preços promocionais não adianta se as pessoas não souberem disso. Por isso, planeje com antecedência, invista em todas as plataformas online que você tem à disposição. Site, campanhas em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos também são válidos se você tiver caixa.

Foque nos seus pontos fortes – em lugar de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas com descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer promoções que realmente façam a diferença.

Negocie com seu fornecedor – só pode vender bem, quem compra bem. Por isso, negocie melhores condições com seu fornecedor para esse período. Assim você conseguirá oferecer uma melhor margem de desconto, se diferenciando da concorrência.

Lembre do seu cliente habitual – é mais fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, do que buscar novos consumidores no mercado. Nessa Black Friday, entre em contato antecipadamente com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai lançar.

Prepare sua estrutura – é imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente, impossibilitando a compra.

Brindes e combos – aproveite a Black Friday para aliviar o estoque de produtos que podem estar acumulados há algum tempo. Você pode oferecer brindes ou combos de produtos, em vendas associadas.

Serviço:

Nesta quinta-feira (22), o Sebrae lança uma série de lives sobre planejamento, que será realizada até o final do ano nos canais da instituição no Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube.
O primeiro encontro será um bate-papo sobre como se planejar para a Black Friday, com as participações de Camila Salek, Sócia-fundadora Vimer e Vanessa Helena, Consultora do Sebrae em São Paulo.
*Horário:( 20h21 (horário de Brasília)
Onde: Ao vivo no Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube do Sebrae

Faça um planejamento – o primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Black Friday. Verifique em quais plataformas de vendas (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de divulgação. É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque também é outro item que não pode deixar de ser verificado. Além de vender, é fundamental entregar dentro do prazo combinado.

Seja verdadeiro e transparente – faça um portifólio honesto para a Black Friday. Os clientes já estão se preparando para essa data. Muitos já estão pesquisando preços e vão verificar se os produtos realmente estarão com desconto. Por isso, não coloque em risco a imagem do seu negócio oferecendo “Black Fraudes”. Deixe bem claro para o cliente qual o ganho real dele na promoção.

Use todo mês de novembro – prepare ações comerciais, promoções e publicidade para todo mês de novembro. Trabalhe com descontos semanais, convidando o consumidor para o grande dia, mas não perca a chance de aumentar as vendas durante os 30 dias.

Busque parcerias – busque outros micros e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e trazer alto valor agregado ao produto inédito. Um exemplo: se você tem uma hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal ou se é lojista de roupas femininas busque fazer uma colaboração com um salão de beleza.

Invista todos os esforços em comunicação – estar com preços promocionais não adianta se as pessoas não souberem disso. Por isso, planeje com antecedência, invista em todas as plataformas online que você tem à disposição. Site, campanhas em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos também são válidos se você tiver caixa.

Foque nos seus pontos fortes – em lugar de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas com descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer promoções que realmente façam a diferença.

Negocie com seu fornecedor – só pode vender bem, quem compra bem. Por isso, negocie melhores condições com seu fornecedor para esse período. Assim você conseguirá oferecer uma melhor margem de desconto, se diferenciando da concorrência.

Lembre do seu cliente habitual – é mais fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, do que buscar novos consumidores no mercado. Nessa Black Friday, entre em contato antecipadamente com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai lançar.

Prepare sua estrutura – é imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente, impossibilitando a compra.

Brindes e combos – aproveite a Black Friday para aliviar o estoque de produtos que podem estar acumulados há algum tempo. Você pode oferecer brindes ou combos de produtos, em vendas associadas.

Serviço:

Nesta quinta-feira (22), o Sebrae lança uma série de lives sobre planejamento, que será realizada até o final do ano nos canais da instituição no Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube.

O primeiro encontro será um bate-papo sobre como se planejar para a Black Friday, com as participações de Camila Salek, Sócia-fundadora Vimer e Vanessa Helena, Consultora do Sebrae em São Paulo.

*Horário: 20h21 (horário de Brasília)

Onde: Ao vivo no Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube do Sebrae

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