Com objetivo de apresentar um “novo Rio de Janeiro”, ligado ao tema inovação e turismo 4.0, o Ministério do Turismo, o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio e o Sebrae apresentaram, na quinta-feira (25/02), ao representante da Wakalua — primeiro hub global de turismo, que fomenta a inovação através de acordos público-privados em mais de 150 países —, Eduardo Lorea, a infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro, para a possibilidade de ser anfitriã do projeto do Hub de Turismo.

Um dos lugares visitados foi o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, onde o Diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, apresentou o SebraeLab – espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios. “O SebraeLab do CRAB é um lugar privilegiado para fomentar os pequenos negócios do Turismo, da economia criativa e do artesanato. É o destino incontornável para o turista nacional e estrangeiro, que querem conhecer a alma brasileira. O Rio, com certeza, será o locus da inovação para incrementar o desenvolvimento do Turismo em todo o Brasil.”, disse Sergio Malta.

Eduardo Lorea, da Wakalua, conheceu o SebraeLab, percorreu outras dependências do CRAB e visitou a exposição Gente Peixe, aberta ao público de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. “O espaço do CRAB é maravilhoso. Fico feliz de vir aqui no Centro do Rio e encontrar um espaço como este. Coloca em outro status o artesanato e a arte popular brasileira. Acho uma iniciativa maravilhosa para mostrar ao próprio Brasil o valor de sua cultura popular. Sobre o SebraeLab é outro instrumento maravilhoso para poder levar a inovação, a tecnologia, a produtividade e a competitividade para as pequenas empresas do Brasil. Acho que o Sebrae faz um ótimo trabalho de mediação entre os players mundiais sobre gestão de negócios, trazendo para o negócio de base. Maravilhoso ver isso tudo junto neste espaço do CRAB”, declarou Lorea.

A delegação que participou da visita técnica era formada pelo representante do Ministério do Turismo, Francisco Chaves; pelo coordenador de Projetos da Invest.Rio, Guilherme Carames; pela Presidente da Riotur, Daniela Maia, e seu Diretor de Marketing, Pedro Câmara; pela representante da Fecomércio, Adriana Homem de Carvalho, além de Paulo Renato, da área de Inovação do Sebrae Nacional; Margareth Carvalho, Coordenadora de Turismo do Sebrae Rio e a analista Marília Sant’Anna.

O Wakalua é impulsionado pela Globalia, grupo líder em turismo na Espanha e na América Latina, em colaboração com a Organização Mundial de Turismo (OMT).

Hub de Turismo

O Hub de Turismo é um local onde se encontram startups, investidores, corporações, governos, instituições não governamentais e de ensino ligados ao setor. A Wakalua possui uma metodologia reconhecida internacionalmente, em que seus programas auxiliam a identificar e escalar startups e ecossistemas de inovação, desenvolvendo o segmento globalmente.

O projeto aporta no Brasil para levar os programas de inovação tanto para iniciativas públicas, quanto privadas. Ele parte do pressuposto que existe a necessidade de partir para a democratização e fomento da tecnologia que hoje já é desenvolvida pelos players nacionais.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 no Rio de Janeiro, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios do país.

Abriga ainda uma coleção permanente de mais de 700 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). O CRAB também dispõe de midiateca e espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Os ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

Hoje, o CRAB tem novo desafio: o de se conectar com o todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. Para isso, foi criado em outubro do ano passado um comitê nacional, com oito membros do Sebrae Nacional e dos Sebraes de outros estados, para apoiar o CRAB nessa nova etapa.

Localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, lugar de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro, o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.

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