* Por Murilo Borrelli
A presença das empresas nas redes sociais tem sido uma das mais importantes estratégias de marketing digital, fundamental para a divulgação, crescimento e relacionamento das marcas com os consumidores. Quando falamos, principalmente, das startups, que normalmente apresentam um orçamento enxuto nessa fase inicial dos negócios, as opções de publicidade disponíveis nessas plataformas podem ser grandes aliadas para tornar seus produtos e serviços conhecidos, assim como contribuir para a definição do público-alvo a ser impactado nas campanhas.
O primeiro passo para uma estratégia de sucesso é definir, com detalhes, a persona da sua marca. Em quais redes sociais seu consumidor está presente? Qual a faixa etária, localidade, preferências, hábitos de compra, entre outras particularidades, das pessoas que se interessariam pelo produto ou serviço oferecido por sua startup?
Feito isso, é preciso criar conteúdos, de acordo com a plataforma escolhida, que conversem com esse público a ser conquistado, despertem seus interesses a motive a um engajamento com a marca. Para o Instagram, por exemplo, é preciso contar com boas imagens, que chamem atenção para suas soluções. No Linkedin, o conteúdo é profissional e mais sério. Portanto, caso opte por mais de uma mídia, é preciso alinhar o discurso para cada uma delas.
O que antes era um processo natural e orgânico, em virtude da alta concorrência e das mudanças das políticas de publicidade de algumas plataformas como o Facebook, a visibilidade orgânica, aos poucos, foi diminuindo. E é nesse momento, com o público definido e um conteúdo de qualidade, que os anúncios podem e devem ser ativados, pois eles garantirão a visibilidade e uma série de vantagens para a marca.
Ao anunciar nas redes sociais, com conteúdos atrativos que direcionem a landing pages, blog ou site da startup, é possível aumentar rapidamente o tráfego de visitantes, tornando a marca cada vez mais conhecida. Disponibilizar informações valiosas, por meio de e-books gratuitos, por exemplo, pode despertar o interesse do usuário em manter contato e estabelecer um relacionamento com a empresa. Desta forma, a conversão em vendas torna-se um processo natural, com um público fidelizado.
Outra vantagem desse tipo de publicidade é poder definir o valor que será investido para cada impulsionamento. Não há valor mínimo e a previsão do retorno é rápida e eficaz, permitindo a geração de muitos leads. Mesmo com um orçamento reduzido, é possível alcançar muitas pessoas, desde que o conteúdo seja, também, relevante. Por isso é tão importante definir, detalhadamente, o perfil de público que será impactado.
Além disso, os anúncios nas redes sociais permitem que a empresa acompanhe, em tempo real, o desempenho da ação. É possível entender o comportamento do consumidor, os pontos que precisam ser aprimorados, quais tipos de postagem renderam melhor engajamento e ainda, no caso do Facebook Ads, é possível identificar a origem do visitante e o caminho percorrido até chegar à sua marca.
* Murilo Borrelli, CEO da ROI Mine, agência de data driven marketing, é mercadólogo pela Universidade Anhembi Morumbi e cursa Master em Marketing e Comunicação Digital na ESPM.
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