Segundo Paulo Puppin, gerente adjunto de inovação do Sebrae, o programa vai contribuir para alavancar o ecossistema empreendedor do país

Na última sexta-feira (26), foi concluída a qualificação das instituições aprovadas para o primeiro ciclo do Programa Ideiaz. A qualificação teve início no dia 15/3 e teve como objetivo promover a troca de experiências entre os mecanismos e discutir boas práticas para o atendimento aos projetos aprovados para o programa.

A capacitação abrangeu temas como acolhimento e desenvolvimento de empreendimentos, negócios de impacto como forma de resolver os problemas sociais e ambientais, ferramentas de apoio ao empreendedor de impacto, monitoramento e avaliação de empreendimentos e possibilidades de conexão com outros ambientes e mecanismos.

O superintendente da Anprotec, Guila Calheiros, destacou alguns pontos tratados na qualificação dos mecanismos. “Essa é uma etapa importante do programa. Vale lembrar que os projetos são de ideação, ou seja, estão no momento inicial de concepção de empreendimentos inovadores. As incubadoras e aceleradoras receberam conteúdos importantes para apoiar a dinâmica e o funcionamento desses novos negócios. Foi abordado também o papel dos mecanismos, metodologia, modelo de gestão e visão de atendimento a empreendimentos de impacto, realizado em parceria com o ICE – Inovação em Cidadania Empresarial e Sense-Lab”, explicou.

Ao final, os mecanismos apresentaram as adaptações e melhorias nos seus Planos de Atendimento a partir das discussões e novos conhecimentos obtidos durante o período da qualificação. Cada projeto selecionado pelo Ideiaz receberá atendimento durante 10 semanas em uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas, conforme estipulado no regulamento.

No dia 31 de março, serão divulgados os projetos selecionados. O início do atendimento do programa será em 05 de abril.

Sobre o Ideiaz Powered by InovAtiva

Realizado pela Anprotec, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o Ideiaz oferecerá atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.

“O Ideiaz contribuirá de maneira decisiva para alavancar o ecossistema empreendedor do país. Buscaremos oferecer todo o ferramental necessário para que os projetos contemplados nas chamadas se tornem bons negócios com elevado potencial de diferenciação no mercado”, pondera Paulo Puppin, gerente adjunto de inovação do Sebrae.

A meta é apoiar, ainda neste ano, mil projetos de pequenos negócios inovadores de todos os estados do País a partir da capacitação gratuita realizada por incubadoras e aceleradoras, fomentando ecossistemas locais de inovação.

Como explica o coordenador-geral de Empreendedorismo Inovador da Sepec, Rafael Wandrey, o Ideiaz Powered By InovAtiva é o primeiro projeto a receber apoio metodológico do hub de inovação InovAtiva. O programa faz parte da estratégia do InovAtiva para levar suas ferramentas e serviços para 15 mil startups brasileiras nos próximos anos.

“Estamos trabalhando para que o Brasil seja um dos principais ecossistemas de empreendedorismo inovador do mundo. A nossa missão com o InovAtiva é acelerar negócios inovadores, conectar empreendedores que desenvolvem soluções disruptivas e tecnológicas a grandes empresas e indústrias, aumentar a taxa de formação de startups e promover o ecossistema de inovação em todos os estados do Brasil”, finaliza.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder