Agora eu vou compartilhar quatro erros comuns na apuração dos custos:

O primeiro erro é usar custo teórico, quase sempre esse custo é bem diferente do real apurado mês a mês. Sabemos como é, na teoria tudo é lindo e maravilhoso. 

Segundo erro comum é ter um estoque com valorização errada, cuidado para não vender o produto bom e o ruim parado no estoque por muito tempo, isso irá maquiar seu processo de apuração de custos. Reavalie seu estoque com frequência.

Terceiro erro é não calcular o custo financeiro, se você paga seu fornecedor muito antes do que recebe de seu cliente, então seu custo financeiro é alto e deve ser computado na apuração dos custos de seu produto. 

O quarto erro comum é não colocar a inadimplência nos custos, o valor da inadimplência deve ser rateado no custo dos adimplentes, essa é a lógica do cheque especial.

Agora cinco boas práticas na apuração dos custos: 

Primeira, defina e divulgue o orçamento dos custos, gestão à vista é sempre uma boa prática. 

Segunda boa prática, prefira os custos fixos aos custos variáveis, dessa maneira se você vender menos o custo também vai diminuir. 

A terceira dica é, só faça rateio se necessário, procure fazer gestão pela margem de contribuição. Todo rateio tem seu grau de subjetividade. 

Quarta boa prática, faça uma boa implantação do ERP, geralmente os ERP´s são bons, ajustes os processos para tirar boas informações da ferramenta, isso é fundamental na apuração de custos, em nosso canal existe um vídeo só sobre aderência de sistema. 

E a última boa prática é, foque a apuração dos custos nos itens que você mais vende, se você conseguir apurar os custos de 80 ou 90% dos itens já é uma boa prática, tome cuidado para não gastar muito tempo com produtos que você vende pouco. 

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