Iniciativa do Centro Universitário de Várzea Grande (MT) foi umas das vencedoras da 1ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Inscrições para premiação de 2021 estão abertas
No último mês de julho, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Várzea Grande (MT) entregam a reforma de mais uma creche localizada em uma comunidade carente da cidade. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Albella Curvo de Moraes ganhou melhorias, não só no espaço das salas de aulas como também novos mobiliários, projetados pelos alunos.
A iniciativa faz parte do projeto integrador desenvolvido pela faculdade, a partir dos 10 pilares do Empreendedorismo e a perspectiva da Educação Empreendedora. Ao todo, setes creches já foram beneficiadas pelo projeto, desde 2016. A indicação das unidades é feita pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município.
Em 2019, o projeto da Univag foi o grande vencedor das etapas regionais e nacional na categoria Ensino Superior da 1ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação e parceiros técnicos. De acordo com o professor e orientador da disciplina, Cézar Santos, a iniciativa ganhou muita visibilidade dentro e fora da faculdade depois do reconhecimento da premiação.
“Nossa participação fez com que todos os professores de outros cursos da Univag incluíssem a disciplina do projeto integrador em seus currículos. Também fui procurado por outros concorrentes do prêmio e instituições de várias localidades do país interessados em conhecer mais sobre a metodologia ativa desenvolvida com os estudantes, sem contar o reconhecimento dos nossos alunos, que também receberam honra ao mérito da prefeitura”, conta orgulhoso.
O professor universitário destaca que um grande diferencial do projeto integrador em Arquitetura e Urbanismo é colocar os alunos para vivenciar na prática os desafios da profissão como verdadeiros empreendedores. “Esse é um projeto que trabalha a mudança de caráter e perfil do aluno. Arquitetura é, em tese, um curso requintado, nobre, tem aquela visão estética de fazer construções belas e quando você trabalha com o social, com educação, com uma população que precisa de uma mudança de ambiente para trazer uma melhora na qualidade de vida, esses alunos passam a ter outra visão”, ressalta o professor e orientador.
Ele explica que o projeto aborda, na prática, todos os conhecimentos adquiridos na teoria utilizando as estratégias do empreendedorismo para viabilizar e executar o projeto. “Os estudantes identificam as demandas das creches por meio de entrevistas e observação no local, depois desenvolvem o projeto técnico que será avaliado por uma banca qualificada de professores formados na área. Depois de ajustes e aprovação, eles ainda são responsáveis por buscar patrocínio para a execução do projeto em lojas de materiais de construção, marcenarias, por exemplo. Por fim, eles vão todos os sábados para as escolas para colocar a mão na massa”, explicou. Segundo ele, os estudantes já conseguiram arrecadar R$ 30 mil reais para as reformas com ajuda de parceiros, com doações de persianas, televisões, ar-condicionado, entre outros equipamentos.
Realizado pelos resultados positivos e pelo reconhecimento, ele também contou que vai inscrever um novo projeto na 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. “Desta vez, nosso projeto foi desenvolvido com os estudantes do 3º semestre que projetaram mobiliários lúdicos para as escolas da nossa cidade”, disse.
Nesta nova edição, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora vai reconhecer iniciativas de educadores de instituições de ensino fundamental, médio, profissionalizante ou superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A premiação já está com inscrições abertas e os professores e professoras interessados podem acessar o site do Prêmio para conferir detalhes do regulamento e ainda acessar o formulário de inscrição para analisar quais informações serão necessárias para participar. As inscrições seguem até o dia 10 de setembro. Poderão participar projetos implementados entre maio de 2019 e junho de 2021.
Entre os critérios de avaliação estão a criatividade, inovação, uso de metodologias ativas para resolver problemas reais, promoção do protagonismo dos estudantes e impacto na realidade das instituições de ensino e na comunidade. Assim como na edição anterior, o Prêmio terá uma etapa regional e nacional. Serão premiados os três melhores projetos, com troféus Ouro, Prata e Bronze, sendo que o primeiro colocado em cada categoria seguirá para a fase nacional.
A premiação regional está marcada para ser realizada entre os dias 11 de setembro e 20 de novembro. Já a premiação nacional será no dia 08 de fevereiro de 2022. Além dos troféus, a premiação nacional terá o reconhecimento do destaque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Uma novidade desta edição é a participação de um Júri Popular que será responsável por escolher a melhor prática. Os vencedores da etapa nacional também serão convidados para participar de uma missão técnica.
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