O Desafio Senai de Projetos Integradores é um dos premiados pelo Sebrae, por desenvolver iniciativa que incentiva jovens a exercitarem suas capacidades empreendedoras, atendendo às demandas reais de clientes do setor produtivo

Liderança, criatividade, maturidade emocional, persistência, exigência de qualidade e eficiência, compromisso com metas e prazos são algumas das características do perfil empreendedor. Essas e outras qualidades são desenvolvidas no Desafio Senai de Projetos Integradores, iniciativa que propõe aos estudantes a criação de soluções industriais para problemas reais no estado do Rio Grande do Sul. O programa é um dos vencedores do 1º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Os alunos participantes do Desafio Senai de Projetos Integradores já apresentaram diversas inovações para o sistema industrial. Foram criados produtos como a fórmula de um leite em pó de ovelha, livre de lactose e com alto teor de proteína; um sistema automatizado de calibração de trenas; a implementação de um sistema automatizado, para o corte de correntes de joias e bijuterias; desenvolvimento de softwares para controle de produtividade e uso de equipamentos de segurança, entre outras inovações.

O Desafio Senai de Projetos Integradores foi contemplado no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na categoria educação transformadora. “O principal diferencial desta iniciativa é proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de desenvolverem produtos reais para o mercado. As indústrias atuam como clientes das equipes do desafio, evidenciando aos alunos o quanto eles são capazes de inovar e empreender. É evidente que a iniciativa dá aos alunos, a chance de vivenciar experiências que enfrentarão nos mais diversos contextos da vida, propiciando-lhes a formação de sua individualidade de forma mais consciente, como agente de transformação de sua própria realidade”, observa a gestora do projeto Alexsandra Teixeira.

De acordo com Alexsandra, o sucesso com os projetos criados pelos alunos foi tão grande que o Desafio Senai de Projetos Integradores só cresceu ao longo de suas edições. “Desde a criação, no ano de 2017, nos surpreendemos com os resultados obtidos. Os depoimentos de alunos, empresários, professores e até mesmo familiares foi emocionante e muito cativante. Como forma de aprimorar a iniciativa, buscamos nos aproximar de outras instituições de educação que possuem iniciativas semelhantes, convidando membros destas instituições para comporem as bancas avaliadoras de nossos projetos, bem como nos colocando à disposição para compor outras bancas de projetos semelhantes”, afirma.

Seja o próximo vencedor
O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro. A premiação tem objetivo de desenvolver a educação empreendedora no ambiente escolar brasileiro, reconhecendo iniciativas de profissionais de educação dos ensinos fundamental, médio, superior e técnico de todo o país, disseminando as boas práticas.

Haverá critérios de avaliação sobre o desenvolvimento dos projetos, a atuação do educador ou da equipe e o impacto para os estudantes, escola e comunidade. Os premiados receberão troféus, uma Missão Técnica Nacional, a ser definida, além de terem seus casos divulgados nacionalmente nos canais do Sebrae. Acesse a página completa do prêmio aqui.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta