Instituições assinam acordo para desenvolver ações que promovam o aumento da maturidade digital no setor produtivo brasileiro

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinam, hoje (25/8), Convênio de Cooperação Técnica que visa ao desenvolvimento de atividades conjuntas entre as entidades, com o objetivo de promover o aumento da maturidade digital do setor produtivo brasileiro. O convênio permitirá ainda o intercâmbio técnico-operacional, de informações, ações e projetos. O documento tem vigência de 24 meses e não prevê repasses financeiros.

A assinatura do documento reforça a parceria entre as duas entidades e está em linha com os objetivos da ABDI de atuar pelo aumento da maturidade digital do setor produtivo nacional, por meio do apoio à implementação de instrumentos que demonstrem os benefícios do uso denovas tecnologias digitais e de novos modelos de negócios. “O Convênio vai apoiar o desenvolvimento e a aceleração do crescimento de pequenos negócios inovadores, por meio da conexão com os demais atores do ecossistema de fomento. Além disso, permitirá a ampliação do acesso a redes de inovação”, afirmou o presidente da ABDI, Igor Calvet. “A ideia é conectar os pequenos negócios às redes locais e globais, contribuindo para o desenvolvimento territorial integrado”, explicou.

“Esperamos com esta parceria fortalecer a atuação em rede, em todo o país, para transformar o ambiente de negócios e territórios, além de promover um relacionamento acessível, integrado, resolutivo, ágil e transformador aos pequenos negócios que buscam apoio para ampliar a maturidade digital”, ressaltou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O Convênio permitirá o formulação de ações e iniciativas que elevam a produtividade, a competitividade, a sustentabilidade e o crescimento dos pequenos negócios e seus relacionamentos com médias e grandes empresas. A partir da assinatura do documento, ABDI e Sebrae deverão elaborar conjuntamente, num prazo de até dois meses, um plano de trabalho, definindo áreas, temas, ações, atribuições de cada um, bem como um cronograma de atividades.

Sobre o Sebrae
Promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para as micro e pequenas empresas brasileiras, que representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Esses pilares definem a atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. Com quase meio século de história, a entidade acumula milhares de projetos e parcerias em prol dos pequenos negócios, além de milhões de atendimentos e capacitações por ano, de forma gratuita. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.

Sobre a ABDI
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) trabalha para que o setor produtivo nacional aumente sua produtividade, competitividade e lucratividade. A partir da formulação de programas e serviços, a ABDI contribui de forma efetiva para o desenvolvimento econômico. A atuação tem, mais recentemente, se concentrado no incentivo à transformação digital, novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A ABDI é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento do setor produtivo brasileiro.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder