Eduardo Diogo, diretor de Administração e Finanças do Sebrae, tratou sobre o perfil do verdadeiro líder

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, participou do painel de abertura do XX Congresso Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas, realizado na noite de segunda-feira (4). Em sua apresentação, o diretor discorreu sobre os desafios da liderança a partir de um conceito inovador, proposto em sua tese de mestrado, do “líder regenerador”. Segundo Eduardo, esse modelo de liderança seria identificado a partir de um conjunto de características, entre elas: o desapego, a capacidade de adaptar-se e a valorização dos seus liderados, entre outras.

De acordo com o diretor do Sebrae, o verdadeiro líder precisa trabalhar em um nível de consciência mais ampliado, saindo do nível “umbilical” do Eu para níveis mais avançados de consciência, onde a preocupação com o grupo e com o bem-comum se tornam mais relevantes. “As línguas Guarani e Tupi/Tupinambá contemplam a existência dos pronomes pessoais oré e îandé, na primeira pessoa do plural. Oré é o “nós” que exclui o ouvinte e o îandé é o nós inclusivo. O líder que nós buscamos e necessitamos é esse que considera o coletivo, que olha para a necessidade de todos numa perspectiva mais ampliada”, comenta.

Em sua proposta de trabalho para a diretoria do Sebrae, Eduardo Diogo apontou como método seguir o acróstico AMAR. “É fundamental trabalhar com a Alegria, reconhecer a Meritocracia, respeitar a Austeridade e conquistar o Respeito dos seus liderados”, comenta. “O líder precisa definir princípios e valores muito claros, sobre os quais não se pode abrir mão. Para isso, ele precisa ter mãos firmes para manter as bandeiras apontadas e defendidas pelo grupo”, complementa Eduardo.

O diretor concluiu, discorrendo sobre as duas principais características em comum, encontradas em líderes de todo mundo, em um estudo da Georgetown University (em Washingon – EUA): credibilidade, que é a capacidade de conquistar o respeito das pessoas que acreditam que na sincronia entre a palavra e a ação do líder e a capacidade de tomar decisão. “Esses são atributos fundamentais que todo líder precisa apresentar”, define Eduardo Diogo.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder