* Por Cris Madureira
Em maio de 1962, o Presidente John F. Kennedy fez um discurso na Rice University, onde anunciou o objetivo aparentemente impossível de colocar um homem na Lua até o final da década e retorná-lo em segurança, inspirando uma nação inteira à ação.
“We choose to go to the moon in this decade and do other things, not because they are easy, but because they are hard.”
– John F. Kennedy
Ninguém sabia como isso seria feito, a tecnologia não estava nem remotamente pronta, no entanto, este primeiro “Moonshot” foi alcançado em 20 de julho de 1969, na missão Apollo 11.
50 anos depois, Astro Teller pegou este discurso e o transformou em uma filosofia, um mindset. Teller é o diretor da X, a divisão de inovação disruptiva da Google, onde eles idealizam, testam e lançam projetos que utilizam tecnologias de ponta para construir soluções que podem melhorar radicalmente o mundo. Literalmente uma fábrica de Moonshots.
Mas o que é um Moonshot?
É quando escolhemos um grande problema e nos propomos a criar uma solução radical para o problema utilizando tecnologia disruptiva. Teller define como sendo 10x maior, enquanto o resto do mundo visa 10%.
Para exemplificar, compartilho dois projetos incríveis da X, um que foi desativado e outro que graduou e é hoje um negócio independente do grupo Alphabet.
Loon – Expandindo a conectividade da Internet com balões estratosféricos. Compartilhando as lições do projeto Loon com o mundo.
O Loon passou nove anos desenvolvendo tecnologias para fornecer conectividade a partir da estratosfera, mas apesar do extraordinário progresso técnico do projeto Loon, o caminho para a viabilidade comercial mostrou-se muito mais longo e arriscado do que se esperava, portanto, em 2021, a jornada do Loon chegou ao fim. Para ajudar na pesquisa e inovação estratosférica, a equipe publicou o The Loon Collection – um catálogo dos conhecimentos técnicos, operacionais e científicos do Loon. A coleção inclui dados de todos os 2.100 voos do Loon, incluindo dados de sensores e medições elétricas, para pesquisa científica e climática.
Em um vídeo do teste realizado em uma escola no Brasil da primeira conexão LTE a partir da estratosfera, mostrou-se que era possível a conexão direta dos balões aos celulares das pessoas.
Wing – Transformando a maneira como mercadorias são transportadas ao redor do mundo.
A Wing desenvolveu um serviço de entrega via drone que é mais rápido, seguro e ecologicamente mais amigável do que o que é possível hoje em dia. A equipe graduou-se em X para se tornar um negócio independente em julho de 2018. Desde então, a Wing lançou um serviço inédito e sob demanda em três continentes, entregando de tudo, desde medicamentos e livros, até cafés quentes e biscoitos frescos para clientes reais na Austrália, na Finlândia e nos Estados Unidos. A equipe já realizou mais de 100 mil voos até hoje, e seu tempo de entrega mais rápido no mundo real até o momento é de 2 minutos e 47 segundos.
O que compõe um Moonshot e quais os benefícios
Quando decidi entender melhor sobre Moonshots, busquei saber o que compõe bons Moonshots e descobri que um bom Moonshot é composto por três partes:
um problema claramente definido, uma proposta radical para resolver o problema, e uma razão científica para acreditar que é possível, embora ainda não saibamos exatamente como, assim como foi na missão Apollo 11 de ir à lua e voltar em segurança.
Imagina o quão incrível deve ter sido fazer parte dessa missão, em atingir o impossível? Este é um dos benefícios de se ter Moonshots, pois quando tentamos solucionar algo radicalmente difícil, abordamos o problema de maneira diferente do que quando tentamos fazer algo incrementalmente (10%) melhor. O que nos força a pensar algo radicalmente novo, algo tido como loucura pela maioria das pessoas. Mas não se esqueça de que “na véspera de algo ser realmente um avanço, é uma ideia maluca”.
Além disso, visar algo que é 10x melhor versus 10% melhor vale 100 vezes mais, mas nunca é 100 vezes mais difícil. Na maioria das vezes, um fracasso na obtenção de resultados não se deve ao estabelecimento de um objetivo ambicioso, muito pelo contrário, em muitos casos o fracasso se deve a um objetivo que não era suficientemente ambicioso. Não apenas isso, não era acionável. Para começar a fazer o impossível é preciso ter uma direção clara e ser capaz de tomar ações massivas.
Defina seu Moonshot
Não há um roteiro definido para se ter sucesso com Moonshots, o caminho é repleto de obstáculos e fracassos. No entanto, como diz Tony Robbins, “O sucesso deixa pistas”.
É por isso que acredito que todos nós devemos assumir Moonshots, pois nada neste planeta, ou mesmo fora dele, está fora de alcance e o mundo é moldado por umas poucas pessoas com ideias malucas. Vai que uma delas é você…
Para ajudá-lo compartilho com você o 5-Year Moonshot Planner utilizado por empreendedores de sucesso no programa Abundance360 do Peter Diamandis.
Moonshot (meta 10x) de 5 anos: Descreva brevemente seu Moonshot (meta de 5 anos), de forma clara e objetiva, usando datas e números específicos.
Exemplo: Quero criar um prémio de 10 milhões de dólares para inspirar empresas privadas a construir naves espaciais para levar a mim e aos meus amigos para o espaço. A nave deverá ser capaz de atingir 100 km de altitude, transportando 3 pessoas, e ser capaz de fazer 2 voos, no prazo de 2 semanas.
Meta de 1 ano: Que marcos concretos e mensuráveis você pode alcançar em 12 meses que o colocarão no caminho certo? Lembre-se, seu progresso é exponencial. Você só precisa atingir 6,25% da meta.
Meta de 30 dias: O que você pode fazer nos próximos 30 dias para testar e “eliminar os riscos” das suas metas de 1 ano e 5 anos?
Prova: Que provas você pode fornecer à sua equipe de que este Moonshot é possível?
Ação: Que ação única você pode tomar agora mesmo para fazer progressos imediatos? (Faça isso na próxima hora).
Mas tenha em mente ao definir seu Moonshot, que ele deve ser:
– Inspirador. A leitura da citação de Kennedy eleva o espírito; uma meta corporativa mais típica de aumentar o lucro em 10%, nem tanto. Esse tipo de meta financeira pode ser importante, mas é pouco provável que consiga que as pessoas façam coisas extraordinárias.
– Credível. É fácil assumir que um moonshot é apenas um alvo ridículo, impossível de ser alcançado. Mas antes de Kennedy fazer seu discurso, ele pediu ao vice-presidente Johnson que fizesse uma avaliação detalhada das tendências tecnológicas fundamentais para garantir que o objetivo tivesse uma chance razoável de sucesso.
– Imaginativo. Não é uma extrapolação óbvia do que está acontecendo hoje (que para Kennedy teria sido simplesmente voar mais longe no espaço), mas algo que oferece uma ruptura significativa com o passado.
Veja dois exemplos de Moonshots que são inspiradores, credíveis e imaginativos:
O empresário Tom Bilyeu, que foi cofundador da Quest Nutrition na busca para acabar com a doença metabólica;
A Total Energies, que tem como propósito Criar um futuro sustentável com energia limpa disponível para todos, definiu “emissões zero até 2050” como seu Moonshot.
Mary Lou Jepsen, Ph.D. é CEO e cofundadora da Openwater, que está desenvolvendo tecnologias de imagem de próxima geração para acelerar tratamentos de saúde não invasivos e, em última análise, possibilitar um futuro de interfaces cérebro-computador. Além disso, a Dra. não é estranha a Moonshots – no passado, ela foi cofundadora, CTO e arquiteta chefe da One Laptop Per Child, que entregou o laptop de US $ 100 para produção em massa e posteriormente conduziu a realidade virtual no Google X e Facebook.
Deixo você com essa missão, de definir seu Moonshot. Aproveite o espírito de fim de novo de planejar, mas ao invés de simplesmente definir metas incrementais, de 10% melhor e que nunca cumprimos, faça diferente este ano, descubra qual é o seu MTP (Propósito Transformador Massivo), defina seu Moonshot (Meta 10x) e comece agora mesmo a agir.
Cris Madureira é cofundadora e diretora de expansão internacional da FCJ Venture Builder e várias outras iniciativas inovadoras. Ela também é mentora de startups na rede FCJ e comunidades globais, como a Purpose Alliance. Há 15 anos atuou com sucesso em consultoria estratégica para pequenas e médias empresas no Brasil e nos Estados Unidos, onde adquiriu e aprimorou competências conceituais e gerenciais. Suas habilidades, experiência em resolução de problemas e perfil inovador a levaram a se tornar uma mentora, investidora e empreendedora exponencial orientada por propósito.
0 comentário