A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.
Marcelo, Daniel e Robson construíram uma empresa para permanecer no jogo infinito. Esse jogo não tem regras, pódio ou um único jogador. É um jogo infinito, jogado até que um dos participantes desistisse.
O fim dessa história? Não existe.
O jogo continua até hoje.
Empreendedores Endeavor à frente de um dos maiores e-commerces do Brasil, os três tinham um sonho que virou realidade. E que também virou história em mais um Day1.
O Day1 da MadeiraMadeira
O Scale-Up Day 2022 contou com o Day1 do Marcelo, Daniel e Robson, fundadores da MadeiraMadeira. Uma história marcante, cheia de altos e baixos que começou em 2003 em uma pequena cidade do Paraná chamada São José dos Pinhais.
Na época, os irmãos Daniel e Marcelo estavam prontos para assumir os negócios de seu pai: a maior fábrica de pisos de madeira da América Latina. Porém, com a bolha imobiliária americana de 2008 os irmãos tiveram que fechar a empresa.
Mas o espírito empreendedor falava mais alto e logo os irmãos abriram um e-commerce online para vender pisos de madeira e revestimentos. Era a chance que eles tinham de ajudar a família, que acabava de perder tudo com o fim da empresa.
Ali, viviam o primeiro Day1 dessa história.
Ali começava a MadeiraMadeira.
O começo de tudo e o primeiro investimento
Começando do zero, dentro de um mercado competitivo e sem dinheiro para estoque, os irmãos criaram uma plataforma que revendia produtos de fornecedores.
“Para continuarmos vivos, precisávamos crescer mês a mês. Já que o pagamento dos clientes era feito à vista, e o dos fornecedores à prazo. Se parassemos de pedalar, a gente caía. Mas conseguimos manter o caixa positivo” – explicou Marcelo.
Porém, novamente, um desafio: a empresa ia bem, mas não acelerava. Depois de um golpe de 300 mil reais, Marcelo e Daniel tiveram de fazer diversos empréstimos e renegociações. Mas não era o suficiente, era preciso que a empresa recebesse um investimento.
Apesar de uma primeira negativa de um fundo de investimento, a Monashees, Daniel foi convidado para um evento para as investidas do fundo no qual pode conhecer outras empreendedoras e empreendedores e realizar o pitch da MadeiraMadeira.
Depois de muita conversa e o começo de novas amizades, a MadeiraMadeira recebeu seu primeiro aporte de 8 milhões em uma rodada liderada pela Monashees com a participação da Kaszek e Flybridge O primeiro investimento de Venture Capital, um valor significativo para uma empresa de Curitiba que vendia pisos de madeira online em 2012
A chegada de um novo jogador
Além do capital, os investidores também ajudaram com a evolução do modelo de negócio, networking e mentoria.
E não foi só a evolução do modelo de negócio que fizeram a MadeiraMadeira avançar nesse jogo, foi, também, a chegada de um novo jogador.
Depois do aporte, os investidores sugeriram que contratassem um diretor comercial. E o único pedido que fizeram é que a pessoa precisava ter mais de 10 anos de experiência.
Aí que apareceu o Robson.
Apesar da pouca idade, 27 anos, ele já tinha uma trajetória profissional brilhante. E dentro do empreendedorismo.
“Quando estava fazendo estágio numa academia, desenvolvi um sistema para integrar a avaliação física com as fotos da evolução e criaria um produto com recorrência e que gerasse valor para o aluno. Abri a empresa, chamei mais 3 amigos como sócios e eu declarei quatro mil e quinhentos reais de capital social” – relatou Robson.
Mesmo com a necessidade de se ter 10 anos de experiência para a vaga, ele não desistiu. Dirigiu até o galpão em que estava a empresa, conversou com Daniel e contou sua história. Da academia, da ideia de um novo negócio e sobre como ele também jogava o jogo infinito.
Por ser um negócio novo e arriscado, Robson topou o desafio. Largou o cargo de gerente na Leroy Merlin e foi empreender de novo. Ali tinha uma história, uma oportunidade para dar certo.
Mais um desafio
A chegada do Robson foi um marco muito importante para a MadeiraMadeira: deixaram de ser uma empresa familiar e viraram uma startup de verdade.
Em 2015, apesar do crescimento e de um recém investimento de Série B, eles acabaram se empolgando no crescimento e o dinheiro dos investidores estava quase acabando. Sem a expectativa de mais capital e com 150 colaboradores com o risco de perder seus empregos, Marcelo, Daniel e Robson não desistiram.
Era hora de criar um plano e continuar o jogo.
Foram feitas reduções de despesas e integrações com marketplaces em apenas 60 dias. O resultado? Um EBITDA positivo no ano seguinte.
Com essa virada no negócio, em 2017 a empresa realizou uma rodada de série C e foram aportados mais de 100 milhões de dólares.
Em 2021, mais um aporte de 190 milhões e o reconhecimento como empresa unicórnio.
“É doido pensar que a gente criou uma empresa de um bilhão de dólares quando, no primeiro ano, a gente faturava 12 mil reais e tinha uma dívida de milhões. E como jogamos infinito, sabíamos que o marco de unicórnio não era o fim do jogo e sim mais uma partida ganha, o jogo continua” – contou Marcelo.
O jogo infinito
A parceria com a Endeavor começou em 2019, em uma fase mais madura, mas mesmo assim foi fundamental para continuar o sonho grande.
“A Endeavor valoriza o empreendedor. E eu consegui me reconhecer como um empreendedor de alto impacto – que tem a capacidade de botar a mão na massa e, ao mesmo tempo, ajudar outras scale-ups a crescer, com mentorias e investimento” – explicou Robson.
Hoje a MadeiraMadeira é um modelo de negócio que conta com mais de 2 milhões de produtos oferecidos por um modelo que mistura e-commerce, marketplace e lojas físicas, e emprega mais de 2500 pessoas.
Essa história é uma jornada de altos e baixos, feita com resiliência e paixão, que permitiu que três jovens sócios atravessassem tempestades e continuassem jogando.
Um jogo sem final.
Um jogo infinito.
…
Quer assistir o Day1 completo e saber todos os detalhes da história da MadeiraMadeira? Clique aqui ou no vídeo acima e conheça mais sobre a história de Marcelo, Daniel e Robson!
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