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Publicado em: 05 de dezembro, 2022
Endeavor Brasil Endeavor Brasil

Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

A inovação aberta com scale-ups pode ajudar empresas de todos os tamanhos a encontrarem novas maneiras de lidar com seus desafios, ao mesmo tempo que criam um ecossistema mais aberto e colaborativo. 

A Lojas Renner, nossa parceira que tem como presidente do Conselho de Administração nosso Embaixador Endeavor José Galló, é uma empresa que trabalha ativamente no fortalecimento desse ecossistema. 

A Lojas Renner tem a inovação em seu DNA. Na década de 60 foi pioneira em tornar-se uma empresa de capital aberto e, em 2005, foi a primeira corporação brasileira a ter 100% das ações negociadas na Bolsa de valores. É reconhecida,  também, por serem os primeiros a medir a satisfação dos clientes por meio do Encantômetro. Hoje, tem como objetivo construir o maior e melhor ecossistema de moda e lifestyle da América Latina.

Entretanto, para acompanhar a velocidade da disrupção tecnológica, a empresa entendeu que era preciso formar um time de inovação aberta, que estivesse dedicado a conectar a Lojas Renner com o ecossistema de inovação e, a partir disso, gerar cada vez melhores negócios. E, para isso, criou, em 2021, uma estrutura de Business Development, dentro da Diretoria de Estratégia e Novos Negócios, que contempla diferentes ferramentas de inovação, seja através de parcerias com startups e scale-ups, seja através de investimentos pelo fundo de Corporate Venture Capital, RX Ventures.

Neste artigo, vamos apresentar cada uma dessas frentes de negócio e como a Renner vem construindo uma trajetória de conexões e impacto no ecossistema.

Uma solução para cada dor

Parcerias com scale-ups sempre fizeram parte da história da Lojas Renner que, ao identificarem dores específicas no negócio, buscavam nessas empresas parceiras de soluções de inovação aberta. 

“A partir de dores que identificamos nos negócios, nós conectamos, entre outros parceiros, com o time da Endeavor e recebemos indicações de scale-ups que podem ajudar a resolver o problema. Então fazemos um alinhamento entre dor e solução, um deep dive, conversamos com a área responsável, vemos se faz sentido, testamos a solução e depois fechamos a parceria comercial. E fazemos isso dezenas de vezes ao longo do ano. Geralmente olhamos cerca 300 startups ou scale-ups para chegar em 10 parcerias. Ou seja, temos uma grande presença no ecossistema e estamos atentos ao que está ocorrendo de melhor.”, conta Marie Timoner, Head de Business Development & RX Ventures  da Lojas Renner.

Essa frente de inovação aberta ajuda a melhorar os resultados, mesmo em cenários adversos. Um exemplo foi a parceria fechada com a scale-up Bornlogic, acelerada no Scale-Up Endeavor.

Parceria com a Bornlogic

Com as lojas fechadas durante a pandemia, a Lojas Renner precisou buscar soluções inovadoras para que fosse possível continuar se conectando com suas clientes e manter a oferta de seus produtos.

Nesse cenário, encontrou a Bornlogic, plataforma de omnitech que permite a pessoas que vendem criarem anúncios e conteúdos locais, descentralizando o marketing.

Como resultado, a Bornlogic trouxe maior empoderamento aos times das lojas, acelerando mais um canal de venda e expandindo os meios de comunicação. Além disso, a parceria também gerou um engajamento positivo para ambos os times, que criaram uma conexão que trouxe melhores práticas de relacionamento entre a grande empresa e a scale-up.

Por causa dessa parceria, a Bornlogic teve sua primeira internacionalização para América Latina, atendendo as lojas da Renner da Argentina e Uruguai, fortalecendo ainda mais a relação ganha-ganha ao levar a scale-up para desbravar novos mercados.

Aquisições como aceleradoras da estratégia corporativa

O sucesso das colaborações entre scale-ups e grandes empresas é apenas uma das portas de entrada para o universo de inovação aberta. Em outra porta, estão as possibilidades de crescimento inorgânico, através de aquisições por M&A.

Em 2022, a Renner adquiriu a logtech Uello, acelerada pelo Scale-Up Endeavor, a qual contribui no controle da ‘última milha’, reduzindo prazos, melhorando a experiência do cliente e cortando custos logísticos. Já em 2021, o grupo de varejo também comprou uma empresa do Scale-Up Endeavor, o brechó online Repassa, uma aquisição alinhada com as novas estratégias digitais da empresa, pautadas em ESG e em um mindset voltado para aumentar o ciclo de vida dos produtos, fechando a jornada do cliente da venda ao reuso, assim como abrir o leque de possibilidades para diversos públicos.

Essa segunda porta de inovação, de M&As, se destaca por ser um acelerador da estratégia, com crescimento inorgânico, seja trazendo novas capacidades e habilidades ou trazendo soluções que ampliem o tamanho de mercado endereçável da Lojas Renner. Quando o tema é M&A, a área de Business Development trabalha em parceria com o time de M&A, buscando e testando scale-ups que tenham o melhor fit com o grupo.

Uma nova alternativa

Além das parcerias e no M&A, a Lojas Renner foi além e, em 2022, criou seu próprio CVC: o RX Ventures, primeiro fundo early stage da Lojas Renner no valor de R$ 155 milhões de reais com foco em soluções que antecipem e que ajudem a construir o futuro do varejo e do consumo,sempre levando em consideração o comprometimento das empresas com boas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) em cinco principais verticais: i) Moda e Lifestyle, ii) E-commerce, marketplace e retailtechs, iii) Fintechs, iv) Marketing de relacionamento e conteúdo e, ainda, v) Logística e supply chain.

“Somos um ecossistema de moda e lifestyle e, nesse sentido, buscamos usar a inovação a serviço dos clientes, oferecendo produtos, serviços e experiências que satisfaçam e inclusive superem suas expectativas. Também queremos buscar soluções que possam antecipar futuras movimentações do mercado. A criação do RX Ventures é um movimento estratégico que olha à frente, mira startups que possam ter sinergia com o nosso negócio e busca novas soluções para seguirmos encantando nossos clientes. Trabalhamos constantemente em colaboração e este é mais um passo para seguirmos avançando no nosso objetivo de sermos o maior e melhor ecossistema de moda e lifestyle da América Latina”. – Guilherme Reichmann, Diretor de Estratégia e Novos Negócios da Lojas Renner

A decisão de criar um fundo próprio, apoiado por uma estratégia cada vez mais focada em inovação aberta, veio com o objetivo de investir e apoiar empreendedores que estão construindo o futuro do varejo e do consumo.  Apoiando essas startups a crescer, a Lojas Renner está antecipando, hoje, os diferenciais competitivos do amanhã.

Outro ponto importante sobre o fundo é a autonomia e governança apartada da Lojas Renner, por meio de um Fundo de Investimentos em Participações (FIP), o que garante agilidade e independência nas tomadas de decisão de investimento. De acordo com Guilherme, o fundo é mais VC do que C no que diz respeito às cláusulas de controle e econômicas no investimento e mais C do que VC no que diz respeito a colocar as alavancas estratégicas da LRSA à disposição das investidas para crescerem.

No nosso dia a dia já nos relacionamos com startups que geram valor e inovação para nosso core e também propostas adjacentes que aportam novas formas de ampliar nossa relação com os clientes. O CVC traz a perspectiva de estarmos perto das tecnologias que antecipam tendências relacionadas a nossa estratégia, por isso focaremos em startups no chamado early stage” , explica Guilherme.

Essa antecipação de tendências, garantindo o capital, levou o fundo a investir, até aqui, em duas startups: a Klavi, plataforma SaaS de agregação de dados, analytics e serviços de API, que empodera empresas com soluções de Open Finance, e na Logstore, plataforma de SaaS de soluções logísticas, que conecta o estoque de lojas físicas com os pedidos realizados no e-commerce.

A Logstore, também acelerada pelo Scale-Up Endeavor, já atendeu grandes nomes de diversos segmentos, e com o aporte financeiro tem a oportunidade de ampliar o time e criar novas estratégias para melhorar a experiência do consumidor.

O RX Ventures é um passo de grande importância para conectar a Lojas Renner com scale-ups inovadoras e desenvolver ainda mais um ecossistema de soluções para o varejo. 

“O CVC é um compromisso com o investimento e desenvolvimento desse ecossistema de inovação. Somos a maior empresa de moda do Brasil, com mais de 20 milhões de clientes, 25 mil pessoas no time e 600 lojas. Com isso, também temos um papel de ajudar a desenvolver o ecossistema não somente investindo financeiramente, mas gerando valor com aprendizado e espaços de laboratório. Abrir as portas da Renner para que as startups e scale-ups venham aprender e nos ensinar tem a capacidade de gerar um impacto muito grande”, explica Marie.

A Endeavor como aliada

Tanto Marie quanto Guilherme, ao buscar referências e soluções para as frentes de desenvolvimento da Lojas Renner, buscaram em nossa rede e em nosso time a segurança necessária para seguir com as novas estratégias de negócio.“Existe um selo de qualidade quando recebemos indicações da Endeavor. Mas além disso, eu vejo também que existe um ponto de apoio de conhecimento do ecossistema. Por exemplo, várias vezes ao longo do ano eu já escutei: ‘perguntem para a Endeavor sobre esse tema’ ou ‘veja se tem alguém da Endeavor fazendo isso’. Então, temos uma referência que é muito legal no mercado. No meu histórico, quando eu tenho algumas dúvidas ou quero saber mais sobre uma empresa, a Endeavor é um espaço seguro”, finaliza Marie.

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