A saúde financeira está no topo da lista de preocupações dos brasileiros, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em outra pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva com 1.501 entrevistados, 90% admitiram ter a necessidade de uma educação financeira.

Nesse contexto, entra a figura dos planejadores financeiros, que é uma profissão relativamente nova no Brasil, mas que ganhou espaço nos últimos cinco anos, com o aumento da procura por educação financeira, fruto da conscientização da importância de organizar o próprio dinheiro.

Os planejadores financeiros são profissionais fundamentais para a saúde financeira de indivíduos e famílias que almejam investimentos a fim de expandir os horizontes. Projetar novas conquistas, ampliar patrimônio ou ainda, conseguir fazer uma viagem ao exterior, comprar um novo carro ou um imóvel pode se tornar mais fácil com o trabalho de uma pessoa qualificada para estruturar os investimentos.

“Vivemos em uma sociedade com profundos problemas financeiros e com grande parte das famílias incapazes de lidar com suas próprias finanças pessoais. Nos últimos anos, isso tem se tornado cada vez mais evidente e abriu oportunidade para inúmeras iniciativas, profissionais e tecnologias em finanças pessoais”, diz o CEO e cofundador da startup Meu Vista, Luiz Fernando Schvartzman.

Planejadores financeiros no Brasil

Segundo a Financial Planning Standards Board (FPSB), o Brasil é o segundo país com maior crescimento de planejadores financeiros CFP. Em 2020, o país passou da 8ª para 5ª posição no ranking global dessa profissão. O aumento de portadores do título foi de 15,83%.

Mas como se tornar um planejador financeiro? Qual o perfil do profissional e o que ele precisa entregar ao cliente? Para sanar essas dúvidas, Schvartzman compartilha algumas dicas que podem alavancar a profissão de planejadores financeiros:

Afinidade com a profissão

Para se tornar um planejador financeiro é preciso gostar de finanças e ter o propósito de ajudar as pessoas. A empatia, quando você se coloca no lugar do outro, é fundamental para o profissional da área. Assim é possível compreender aspectos emocionais, fragilidades e expectativas do cliente e a partir desse ponto, dialogar com todas as informações para a construção de um projeto financeiro;

Qualificação

A tendência do mercado é dar oportunidade a aqueles que se especializam, portanto a qualificação, com cursos sobre finanças, metodologia de trabalho e economia comportamental;

Use a tecnologia a favor

Plataformas como o Meu Vista são fundamentais para o profissional se atualizarem e oferecerem um serviço completo aos clientes, como: integração bancária, cotização dos investimentos, valor e prazo dos objetivos pessoais, patrimônio financeiro e imobilizado, despesas, receitas e dívidas, por meio de treinamento por vídeos, podcasts e microaprendizagens.

Atividades da função

O trabalho do planejador financeiro envolve coleta de dados por meio de reuniões para troca de informações, análise dos problemas a fim de planejar estratégias e avaliar resultados e no final desse processo, criar um plano financeiro de acordo com o perfil e expectativas do cliente.

Posicionamento de mercado

Saber como vender e como se posicionar no mercado também são essenciais. No Brasil a profissão não é regulamentada e não existe do profissional uma certificação específica, mas ter conhecimento técnico e sensibilidade para entender o mercado financeiro faz a excelência de planejadores financeiros. Dessa forma, buscar por cursos de qualificação torna-se a melhor opção.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder