Após mais de dez anos em operação, a Tech Nation, construtora de ecossistema sancionada pelo governo do Reino Unido para startups e empresas de tecnologia do Reino Unido, encerrará suas operações depois de perder seu financiamento para um programa executado pelo Barclays Bank Eagle Labs.
A equipe por trás da organização sem fins lucrativos, que obteve a maior parte de seu financiamento do governo do Reino Unido, planeja agora procurar novos patrocinadores e uma nova direção, depois de anunciar o fechamento de suas portas em 31 de março de 2023.
Em um comunicado, a companhia disse que agora, “as atividades remanescentes da Tech Nation não são viáveis de forma independente”. No entanto, também diz que está “buscando ativamente interessados em adquirir seu portfólio de ativos para avançar com uma nova roupagem. Exploramos exaustivamente se a Tech Nation poderia continuar sem o financiamento básico do governo, mas concluímos, após extensa consulta, que isso não é uma opção.”
“Temos um portfólio de ativos da Tech Nation e uma marca aclamada internacionalmente, e já iniciamos discussões com organizações baseadas em missões para levá-las adiante. Estamos convidando Manifestações de Interesse das partes interessadas”, afirma a empresa.
A mudança ocorre em um momento em que o governo do Reino Unido defende a ideia do país como uma “superpotência de ciência e tecnologia”.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Tech Nation no mercado
A Tech Nation está há muito tempo inserida no cenário de startups de tecnologia do Reino Unido. A organização afirma que ajudou a tornar o Reino Unido a principal economia digital da Europa. Enquanto 80% das startups falham nos primeiros 2 a 5 anos, mais de 95% das startups nos programas de aceleração da Tech Nation cresceram.
Mais de um terço de todos os unicórnios e decacórnios da tecnologia criados no Reino Unido se formaram em um programa Tech Nation, levantando coletivamente mais de 28 bilhões libras até agora em capital de risco e mercados de capitais. Como uma organização apoiada pelo governo, a empresa diz que gerou um retorno de 15 libras para cada 1 libra financiada pelo governo do país.
O governo do país, segundo o comunicado da empresa, anunciou ambições de ser uma superpotência de ciência e tecnologia, esperando superar o Vale do Silício e se tornar o país mais inovador do mundo. “Mas, pela primeira vez em décadas, as tendências macroeconômicas ameaçam o impulso tecnológico da Grã-Bretanha. É vital que a retórica do governo seja agora combinada com políticas e mecanismos de apoio correspondentes”, diz o comunicado.
Para a Tech Nation, agora é o momento para o governo do Reino Unido definir uma visão clara com planos coerentes para a próxima década de crescimento e sucesso em escala tecnológica, onde o país pode se distanciar ainda mais dos países europeus e competir verdadeiramente com os melhores do Vale do Silício.
“A Tech Nation é uma organização com um propósito, com a missão de servir o ecossistema tecnológico do Reino Unido. Ao fornecer serviços e insights de forma imparcial em toda a Grã-Bretanha, a Tech Nation causou um impacto enorme e positivo na economia digital do Reino Unido. O Reino Unido agora possui mais de 20 lugares com um unicórnio tecnológico ou mais, cinco vezes mais do que em 2014″, a firma Gerard Grech, CEO e fundador da Tech Nation.
“Tendo estado no comando do cockpit, crescendo startups e scaleups para multibilionários, líderes de mercado globais do Vale do Silício e do Reino Unido, eu testemunhei pessoalmente o poder do impacto e da comunidade da Tech Nation em moldar esta década de ouro para a tecnologia da região”, complementa Stephen Kelly, Presidente da Tech Nation.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
0 comentário