efeito multiplicador endeavorefeito multiplicador endeavor efeito multiplicador endeavorefeito multiplicador endeavor

Publicado em: 11 de abril, 2023
Endeavor Brasil Endeavor Brasil

Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

Quando as empreendedoras e empreendedores de alto impacto de hoje apoiam os grandes exemplos de amanhã, multiplicam seu impacto na transformação do ecossistema. Criando o que chamamos de Efeito Multiplicador. 

Geralmente, as novidades sobre o êxito das scale-ups estão ligadas a crescimento, lucro e valuation. Mas essas métricas contam apenas metade da história. 

O que muda o jogo para o crescimento de ecossistemas globais é o Efeito Multiplicador – o impacto causado por empreendedoras e empreendedoras que inspiram, investem e mentoram a próxima geração.

Além disso, o Efeito Multiplicador acelera o crescimento econômico sustentável de mercados emergentes e pouco atendidos. Em 2013, quando a investidora Aileen Lee cunhou o termo unicórnio para descrever startups avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais, todos os 39 unicórnios existentes eram dos Estados Unidos. Hoje, só a Endeavor apoia 68 unicórnios fundados em 22 países ao redor do mundo – no Brasil, 60% fazem parte da nossa rede. 

Celebramos cada empresa que se torna unicórnio, principalmente porque são resultado de ecossistemas prósperos, construídos por redes de confiança, como é o caso da Endeavor. Como diz Linda Rottenberg, nossa CEO e cofundadora: 

Um unicórnio que não se transforma em ainda mais unicórnios é apenas uma espécie em extinção”.

Um estudo da Endeavor constatou que uma pessoa fundadora pode impactar mais de 700 outras pessoas em sua região. Por meio do Efeito Multiplicador, as primeiras empreendedoras e empreendedores de alto impacto fertilizam o que mais tarde se tornará um grande ecossistema global.

Você pode ver o poder do Efeito Multiplicador em muitas histórias dentro da nossa rede global. Como é o caso do EBANX, da VTEX, da Insider e da Twiga. 

Efeito Multiplicador pelo mundo

Efeito Multiplicador: Ebanx

Da criação de uma das maiores fintechs da América Latina. Até investirem na próxima geração de scale-ups.

Liderança em processamento de pagamentos cross-border, o EBANX já ajudou milhões de pessoas latino-americanas a acessarem serviços e produtos globais, como AliExpress, Wish, Pipedrive, Airbnb e Spotify.

Essa jornada começou em 2012, quando a empresa nasceu. Sete anos atrás, Alphonse Voigt, João Del Valle e Wagner Ruiz foram selecionados como a menor empresa apoiada no portfólio da Endeavor.

Norteados pelo sonho de transacionar todo o dinheiro do mundo, os empreendedores foram clareando as várias incertezas em relação ao mercado, tomaram decisões cruciais para a estratégia futura, conquistaram os primeiros grandes clientes… E a empresa cresceu. Muito.

Mas essa é apenas uma fotografia de um filme maior. Hoje, além de serem o primeiro unicórnio apoiado pela Endeavor, inspirando toda uma geração, também investem e mentoram dezenas de scale-ups que serão os EBANXs de amanhã.

Alphonse, João e Wagner são exemplos para o ecossistema de Curitiba, do Brasil e de toda a América Latina. Eles começaram criando um negócio local. Mas continuam com a construção de um legado que ultrapassa fronteiras, permitindo que as pessoas da América Latina possam acessar produtos e soluções globais.

VTEX

Da construção de um negócio global no Brasil. Até inspirarem outras pessoas fundadoras a pensarem global. 

Em 2000, quando Geraldo e Mariano criaram a VTEX, era loucura pensar em construir um negócio global nascido no Brasil. Mas o que parecia impossível, virou história. 

Hoje, a VTEX é o maior player de e-commerce da América Latina, com mais de 3 mil clientes, em 38 países e um time que ultrapassa 1300 pessoas. A empresa, unicórnio  de capital aberto na bolsa de Nova York, já captou com os renomados fundos, como Tiger Global, Lone Pine Capital, Constellation, Endeavor Catalyst e SoftBank.

Geraldo e Mariano começaram com uma visão. Há mais de duas décadas, eles queriam fazer parte de algo grande que, naquele momento, ainda estava sendo formado: a internet. E esse legado continua ao inspirarem a nova geração de pessoas visionárias, mostrando que loucura é só uma visão antecipada do futuro. 

Ouvimos várias vezes que estávamos loucos em querer fazer uma empresa global de software no Brasil. Mas a gente tinha uma convicção enorme de que iria conseguir.Mariano Gomide, Empreendedor Endeavor da VTEX

Insider

Da criação do primeiro unicórnio fundado por uma mulher na Turquia. Até mentorar a nova geração de empreendedoras.

Em 2012, Hande percebeu que o marketing digital precisava de soluções mais maduras. Por isso, fundou a Insider, uma plataforma que usa Inteligência Artificial para permitir que as marcas conectem dados entre canais, individualizem experiências e prevejam o comportamento futuro de clientes.

Com muito trabalho e determinação, a empresa unicórnio é, hoje, liderança mundial de marketing digital e ajuda milhares de marcas globais a gerir os seus processos de marketing multicanais, incluindo Singapore Airlines, Samsung, Uniqlo e Estée Lauder. 

São mais de 700 pessoas empregadas na scale-up, de mais de 40 nacionalidades em 26 países diferentes, incluindo o Brasil. 

Sem contar que Hande é um grande exemplo para todo o ecossistema de empreendedorismo mundial. Em 2016, foi nomeada Mulher Empreendedora do Ano da Microsoft – o que reflete na própria empresa: 50% da alta liderança são mulheres, incluindo a CEO e a CFO.

A Insider começou com um sonho grande. Continua com a Hande inspirando outras pessoas a sonharem maior. 

Twiga

Da revolução do varejo no continente africano. Até inspirar centenas de outras pessoas fundadoras de agtechs por todo o mundo.

Se você visitar a maioria das cidades africanas, notará pessoas vendedoras informais se alinhando nas ruas e mercados, e a abundância de terras aráveis. No entanto, a produção e distribuição de alimentos continuam sendo um desafio em todo o continente”, disse Peter.

Para enfrentar esse problema, Peter criou a Twiga em 2014 – um comércio eletrônico B2B que fornece produtos diretamente de agricultores e os entrega para vendedoras e vendedores urbanos. 

Segundo o Business Insider Africa, a scale-up já ajudou mais de 17 mil pessoas produtoras de alimentos frescos, garantindo uma entrega média de três vezes por semana a 8 mil pessoas vendedoras. A mudança na cadeia de suprimentos resultou em uma redução dos preços dos alimentos para os consumidores finais.

Mas não para por aí. Peter tem um grande compromisso com o giveback, não só melhorando a alimentação e aumentando a renda de pessoas do continente africano, mas sendo exemplo para todo o ecossistema, inspirando a próxima geração de visionários. 

Essa história começou com uma grande ideia. E continua com o legado de Peter para o mundo todo.

Mais histórias Veja mais conteúdos sobre o Efeito Multiplicador


Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder