O will bank é um banco digital onde a diversidade importa. Veja as iniciativas da scale-up que segue evoluindo no tema – da porta para dentro e da porta para fora!
Ao compartilhar exemplos e boas práticas de Diversidade e Inclusão, criamos novos referenciais para todo o ecossistema. E as iniciativas do will bank provam que ser diverso é evoluir.
Inclusão faz parte dos valores do will bank desde o dia 1. Em 2020, quando o banco foi criado, o Empreendedor Endeavor Felipe Félix tinha uma missão: atender as pessoas desbancarizadas do Brasil – em sua maioria negras e nordestinas.
Hoje, 60% dos clientes da scale-up estão no Nordeste, 55% moram em cidades com menos de 100 mil habitantes e 40% nunca tinham tido um cartão de crédito na vida.
“O que estamos fazendo é auxiliar essas pessoas a alcançarem seus objetivos e a mudar o status quo que elas vivem. Acredito no poder e na capacidade transformacional que o empreendedorismo tem”, Félix conta.
Conheça a história do will bank
Para compreender as vivências de seu público, Félix entendeu que precisava de pessoas com diferentes perspectivas. Assim, desde 2021, diversidade se tornou um valor e um pilar estratégico, com um time dedicado ao assunto.
Ações para evoluir
A área de Diversidade e Inclusão do will bank atua, principalmente, focada em 3 pilares: Inclusão e Letramento, Desenvolvimento e Representatividade.
Inclusão e Letramento: promoção da segurança psicológica e acolhimento para todas as pessoas. Para isso, a fintech promove ações de letramento para todos seus willers, incluindo lideranças. Ao todo, já são mais de 25 horas de treinamento focados em raça, gênero, PCDs e comunidade trans. Além disso, a scale-up conta com oito grupos de afinidade, com o objetivo de promover acolhimento e melhorias na cultura. São eles:
- – Afrowill, o grupo de afinidade para pessoas negras;
- – Mulheres em Tech, formado por mulheres da área de tecnologia, dados, crédito e cobrança;
- – WCDs, grupo para pessoas com deficiência e pessoas aliadas;
- – Queerwill, composto por pessoas LGBTQIAPN+;
- – Sapaswill, formado por mulheres lésbicas;
- – A Mãe Tá On, grupo para as willers mães;
- – Corpos Livres, formado de pessoas gordas e pessoas aliadas;
- – Willgualdade, grupo de afinidade para mulheres.
Engajamento: todo o time é multiplicador de conhecimento e as lideranças são porta-vozes da pauta de diversidade. A fintech não só apoia a formação de pessoas mentoras no tema, dentro e fora dos recortes de diversidade, como também o desenvolvimento e a criação de conteúdos, eventos e ações de letramento.
Desenvolvimento: trabalho para que todas as pessoas tenham possibilidades de desenvolvimento e crescimento, através de programas de mentorias, vagas internas, treinamentos com foco profissional e incentivos para cursos externos, com reembolsos e parceria com instituições de ensino, além da implementação de uma plataforma de educação corporativa.
Representatividade: promoção da representatividade de diferentes recortes de diversidade dentro do time, por meio de vagas afirmativas, programas de contratação e captação de candidaturas de pessoas de grupos minorizados em vagas externas e internas. Em 2022, das quase 600 contratações, 71% foram pessoas pertencentes a recortes de diversidades.
Veja a retrospectiva das ações de 2021 do will bank
Diversidade e Inclusão são valores que também são impulsionados da porta para fora e fazem parte do posicionamento de marca.
O will bank fez história ao ser o primeiro banco do país a ter uma garota propaganda trans, negra e nordestina – a cantora Danny Bond.
Além das campanhas, todos os contratos, tanto para o time, quanto para clientes, foram reescritos, com base no conceito de visual law, para simplificá-los e torná-los mais acessíveis e de fácil entendimento para todas as pessoas.
Os resultados da evolução
As práticas de diversidade e inclusão foram fundamentais para tornar a scale-up cada vez mais plural. Tanto que, hoje, 77% do time pertence a algum recorte de diversidade, segundo o censo realizado pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR), realizado no ano passado.
Em apenas um ano (de 2021 a 2022), o número de pessoas na equipe quase dobrou e o percentual de pessoas negras cresceu: de 40% para 43%, sendo 27% em cargos de liderança.
Além disso, as mulheres do time representam 51% e pessoas de outros grupos minorizados representam 29% de toda a equipe.
O will bank é exemplo de que diversidade e inclusão tem impacto direto no crescimento dos negócios, na retenção de talentos e nas possibilidades de inovação.
Desde quando passou a implementar medidas mais efetivas para um ambiente mais diverso e inclusivo, a scale-up cresceu 100% – o faturamento em 2022 foi de R$ 1,4 bilhão e o will estava entre as cinco empresas de todo o portfólio da Endeavor Brasil com maior faturamento do ano.
A diversidade e inclusão também é um fator competitivo. No final de 2021, o will bank captou R$ 250 milhões, em uma rodada liderada pela XP e pela Atmos Capital. Um dos fatores citados como decisivos para o aporte foi o trabalho com diversidade.
“Acreditamos que ambientes diversos, com habilidades, vivências e formações variadas resultam em perspectivas diferentes, potencializando a criatividade e a inovação de todo o time. Quando as pessoas que trabalham na organização se identificam com clientes, as soluções representam melhor as pessoas atendidas. O will é uma empresa brasileira e o Brasil é muito diverso, então precisamos de diversidade fazendo o negócio girar”, Félix explica.
Exemplos de impacto
Conheça outras iniciativas de Diversidade e Inclusão.
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