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Publicado em: 13 de junho, 2023
Ana Cardozo

O will bank é um banco digital onde a diversidade importa. Veja as iniciativas da scale-up que segue evoluindo no tema – da porta para dentro e da porta para fora!

Ao compartilhar exemplos e boas práticas de Diversidade e Inclusão, criamos novos referenciais para todo o ecossistema. E as iniciativas do will bank  provam que ser diverso é evoluir.

Inclusão faz parte dos valores do will bank desde o dia 1. Em 2020, quando o banco foi criado, o Empreendedor Endeavor Felipe Félix tinha uma missão: atender as pessoas desbancarizadas do Brasil – em sua maioria negras e nordestinas.

Hoje, 60% dos clientes da scale-up estão no Nordeste, 55% moram em cidades com menos de 100 mil habitantes e 40% nunca tinham tido um cartão de crédito na vida.

“O que estamos fazendo é auxiliar essas pessoas a alcançarem seus objetivos e a mudar o status quo que elas vivem. Acredito no poder e na capacidade transformacional que o empreendedorismo tem”, Félix conta.

Conheça a história do will bank

Para compreender as vivências de seu público, Félix entendeu que precisava de pessoas com diferentes perspectivas. Assim, desde 2021, diversidade se tornou um valor e um pilar estratégico, com um time dedicado ao assunto.

Ações para evoluir

A área de Diversidade e Inclusão do will bank atua, principalmente, focada em 3 pilares: Inclusão e Letramento, Desenvolvimento e Representatividade.

Inclusão e Letramento: promoção da segurança psicológica e acolhimento para todas as pessoas. Para isso, a fintech promove ações de letramento para todos seus willers, incluindo lideranças. Ao todo, já são mais de 25 horas de treinamento focados em raça, gênero, PCDs e comunidade trans. Além disso, a scale-up conta com oito grupos de afinidade, com o objetivo de promover acolhimento e melhorias na cultura. São eles:

  • Afrowill, o grupo de afinidade para pessoas negras;
  • Mulheres em Tech, formado por mulheres da área de tecnologia, dados, crédito e cobrança;
  • WCDs, grupo para pessoas com deficiência e pessoas aliadas;
  • Queerwill, composto por  pessoas LGBTQIAPN+;
  • Sapaswill, formado por mulheres lésbicas;
  • A Mãe Tá On, grupo para as willers mães;
  • Corpos Livres, formado de pessoas gordas e pessoas aliadas;
  • Willgualdade, grupo de afinidade para mulheres.

Engajamento: todo o time é multiplicador de conhecimento e as lideranças são porta-vozes da pauta de diversidade. A fintech não só apoia a formação de pessoas mentoras no tema, dentro e fora dos recortes de diversidade, como também o desenvolvimento e a criação de conteúdos, eventos e ações de letramento.

Desenvolvimento: trabalho para que todas as pessoas tenham possibilidades de desenvolvimento e crescimento, através de programas de mentorias, vagas internas, treinamentos com foco profissional e incentivos para cursos externos, com reembolsos e parceria com instituições de ensino, além da implementação de uma plataforma de educação corporativa.

Representatividade: promoção da representatividade de diferentes recortes de diversidade dentro do time, por meio de vagas afirmativas, programas de contratação e captação de candidaturas de pessoas de grupos minorizados em vagas externas e internas. Em 2022, das quase 600 contratações, 71% foram pessoas pertencentes a recortes de diversidades.

Veja a retrospectiva das ações de 2021 do will bank

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Diversidade e Inclusão são valores que também são impulsionados da porta para fora e fazem parte do posicionamento de marca. 

O will bank fez história ao ser o primeiro banco do país a ter uma garota propaganda trans, negra e nordestina – a cantora Danny Bond.

Além das campanhas, todos os contratos, tanto para o time, quanto para clientes, foram reescritos, com base no conceito de visual law, para simplificá-los e torná-los mais acessíveis e de fácil entendimento para todas as pessoas.

Os resultados da evolução

As práticas de diversidade e inclusão foram fundamentais para tornar a scale-up cada vez mais plural. Tanto que, hoje, 77% do time pertence a algum recorte de diversidade, segundo o censo realizado pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR), realizado no ano passado.

Em apenas um ano (de 2021 a 2022),  o número de pessoas na equipe quase dobrou e o percentual de pessoas negras cresceu: de 40% para 43%, sendo 27% em cargos de liderança. 

Além disso, as mulheres do time representam 51% e pessoas de outros grupos minorizados representam 29% de toda a equipe.

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Imagem: will bank

O will bank é exemplo de que diversidade e inclusão tem impacto direto no crescimento dos negócios, na retenção de talentos e nas possibilidades de inovação.

Desde quando passou a implementar medidas mais efetivas para um ambiente mais diverso e inclusivo, a scale-up cresceu 100%  – o faturamento em 2022 foi de R$ 1,4 bilhão e o will estava entre as cinco empresas de todo o portfólio da Endeavor Brasil com maior faturamento do ano.

A diversidade e inclusão também é um fator competitivo. No final de 2021, o will bank captou R$ 250 milhões, em uma rodada liderada pela XP e pela Atmos Capital. Um dos fatores citados como decisivos para o aporte foi o trabalho com diversidade.

“Acreditamos que ambientes diversos, com habilidades, vivências e formações variadas resultam em perspectivas diferentes, potencializando a criatividade e a inovação de todo o time. Quando as pessoas que trabalham na organização se identificam com clientes, as soluções representam melhor as pessoas atendidas. O will é uma empresa brasileira e o Brasil é muito diverso, então precisamos de diversidade fazendo o negócio girar”, Félix explica.

Exemplos de impacto


Conheça outras iniciativas de Diversidade e Inclusão.

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