Pesquisa desenvolvida no Rio Grande do Sul em junho revela que Pequenas e Médias Empresas avançaram 9,7% em seu faturamento, em comparação ao mês de maio. O Índice Omie de Desenvolvimento Econômico das PMEs (IODE-PMEs) também mostra que, a queda em maio foi de 10%, destacando a recuperação do mercado após as enchentes. 

PMEs de comércio são as que mais avançam

Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, leva o foco para a recuperação no comércio, que apresentou alta de 43%, e indústria, que avançou 17% no mesmo período. “Por outro lado, a sustentação observada nas PMEs gaúchas de Serviços se manteve, principalmente, pela contribuição dos serviços de ‘Informação e Comunicação’. A queda observada em segmentos como ‘Alojamento e alimentação’ e ‘Artes, cultura, esporte e recreação’ superaram a média vista no estado nos últimos meses”, completa. 

O Índice funciona como um medidor econômico para corporações com receita de até R$50 milhões anuais, divididos em 678 atividades econômicas. Para avaliar os impactos das enchentes nos negócios do Rio Grande do Sul, a pesquisa levou em consideração apenas os fluxos financeiros dos setores de Comércio, Indústria e Serviços. 

“O setor apresentou expansão de 4,3% no acumulado do ano e o próprio estado do RS vinha contribuindo para esse resultado. No período de janeiro a abril, antes das inundações, o índice também indicava que o mercado local de PMEs seguia trajetória de expansão, com alta de 8,6% no faturamento em comparação aos mesmos meses do ano anterior”, comenta Beraldi. 

A economia gaúcha é a quinta maior do país e corresponde a 6% do PIB nacional com quase 1,5 milhão de empresas ativas, 80% localizadas em municípios consideravelmente afetados pelas enchentes. Além de contribuir para metrificar os efeitos das enchentes sobre a economia gaúcha no último mês, o Índice permite uma avaliação mais detalhada do ritmo de recuperação das atividades das pequenas e médias empresas do Estado em curto prazo. 


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder