A jornada do empreendedor é repleta de desafios, desde a concepção da ideia a ser desenvolvida, até a captação de recursos necessária para escalar a empresa e expandir os negócios. Ao longo do processo de maturação da startup, os fundadores da empresa enfrentarão dificuldades que são mais facilmente enfrentadas com apoio de quem já passou pelo processo.
Algumas parcerias estratégicas são muito importantes para a validação do produto da startup e desenvolvimento do negócio.
– Empresas dispostas a validar o produto: Criar uma solução para problemas internos das grandes companhias, além de ser caro e arriscado, demanda tempo e deslocamento de equipe. Por esse motivo, é cada vez mais comum a implantação do modelo de Open Innovation dentro das corporações. As startups podem assinar termos de cooperação técnica para validar seu produto a partir das dores dessas empresas, na chamada “prova de conceito”, sigla do inglês POC, ou “proof of concept”. As POCs podem ser pagas, validadas como contrato para uso do produto ou prestação de serviço, ou então gratuitas, a depender do objetivo da parceria. POCs gratuitas também têm seu valor, já que ajudam a startup a validar seu produto ou serviço com a base de usuários ou funcionários da corporação, e ajuda esta empresa a resolver problemas internos que demandariam tempo de desenvolvimento, com uma solução já pronta.
– Aceleradoras, incubadoras e fundos de investimento: Passar por uma diligência bem-feita demonstra maturidade da startup e compromisso com a transparência das informações. A entrada em uma instituição que vai acompanhar o crescimento da startup, chancela seu produto frente ao mercado, já que demonstra o interesse em investimento econômico e financeiro na solução. Nesse grupo, existem variados modelos, desde os modelos mais conhecidos, como as incubadoras, aceleradoras e Venture Capital, até o investimento no formato de Venture Studio e o media for equity, quando existe a sociedade em troca de impulsionamento midiático e marketing.
– Investidores-anjo: Sem dúvidas, esta é a melhor parceria que uma startup pode conquistar. Os investidores-anjo, além de aportarem dinheiro nas empresas, também fornecem seu tempo, conexões e experiência, no chamado smart money. Mais valioso do que apenas o aporte financeiro, o acompanhamento próximo do investidor e o auxílio para a abertura de mercado são essenciais para a potencial escalada da startup.
Com o apoio correto, próximo e atencioso, a startup ganha variadas ferramentas para escalar seu negócio, ultrapassando com menos dificuldade as etapas de maturação da empresa, caminhando para maiores e melhores rodadas de investimento. Para cara etapa no processo de Governança da startup, uma parceria é sugerida, que também acompanhe as necessidades da empresa. Startups maduras, que já validaram seu produto e estão em estágio de crescimento ou escala, não precisam de POCs ou aceleradoras. Entretanto, startups mais recentes, em processo de ideação, ainda não estão preparadas para apresentar seu negócio para fundos de investimento, precisando passar por incubadoras e aceleradoras primeiro, para a validação da sua ideia.
Desta forma, pode-se concluir que as parcerias são muito importantes e interessantes para todas as etapas de maturidade das startups. Porém, é necessário saber o momento correto e qual modelo procurar, para não desperdiçar oportunidades ou perder o timing correto da parceria.
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