O YouTube anunciou, nesta quinta-feira (05), uma nova medida global para proteger adolescentes de vídeos que promovem padrões de beleza idealizados e cultura fitness. A iniciativa, lançada inicialmente nos Estados Unidos no ano passado, agora será estendida a jovens em todo o mundo, e visa diminuir a exposição de jovens a vídeos que cultivam padrões estéticos extremos e incentivam atividades físicas de maneira não saudável.
YouTube reconhece que repetição de conteúdos anormais pode ser prejudicial para jovens
A plataforma também restringirá o acesso a vídeos que envolvam brigas e intimidações. Após enfrentar críticas por expor adolescentes a conteúdos que poderiam fomentar distúrbios alimentares e problemas de autoestima e de violência, o Youtube limitará a recomendação de vídeos com estas características.
Embora esses vídeos, isoladamente, possam não causar grandes impactos, a rede social reconhece que a repetição pode ser prejudicial. Segundo a empresa, se um adolescente for repetidamente exposto a esse tipo de conteúdo, poderá desenvolver percepções distorcidas sobre si mesmo. Para evitar isso, a plataforma implementará filtros que diminuam a recomendação contínua de vídeos relacionados.
“Quando um adolescente está desenvolvendo suas ideias sobre quem é e seus próprios padrões, o consumo repetido de conteúdos idealizados pode levar a padrões irreais e à formação de crenças negativas sobre si mesmo”, explicou Dr. Garth Graham, chefe global de saúde do YouTube, em comunicado oficial.
Além dessa medida, o YouTube lançou recentemente uma nova ferramenta que permite aos pais vincularem suas contas às de seus filhos adolescentes, oferecendo maior controle sobre a atividade online. Essa função permite aos responsáveis monitorar uploads e assinaturas de canais dos filhos, ampliando os controles parentais já disponíveis na plataforma. Outras redes sociais, como TikTok, Instagram e Snapchat, já oferecem funcionalidades semelhantes, visando proteger os usuários mais jovens.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
0 comentário