A Appian Capital Brazil, gestora de investimentos com atuação no setor mineral, e a Atlantic Nickel, produtora de níquel, anunciaram o início do InovaNickel, programa de inovação que terá como foco alunos do ensino médio de escolas públicas. A iniciativa busca fomentar a criação de soluções voltadas a questões sociais e ambientais a partir da educação tecnológica.

A primeira edição contará com 40 estudantes de quatro unidades estaduais localizadas nos municípios de Ipiaú e Itagibá, no Sul da Bahia. O formato adotado será o de hackathon, maratona colaborativa com duração de 48 horas, na qual os participantes serão desafiados a propor jogos digitais ou analógicos que abordem diferentes problemáticas da sociedade contemporânea.

O projeto terá cinco eixos temáticos: sustentabilidade e meio ambiente, inclusão e diversidade, saúde mental e bem-estar, educação e acesso ao conhecimento, cidadania e direitos humanos. Os grupos deverão escolher um desses temas para nortear a construção dos jogos, combinando recursos de programação, design e narrativa.

Appian e Atlantic Nickel articulam educação e inovação

Durante a maratona, os estudantes receberão apoio de professores, voluntários e especialistas ligados à Atlantic Nickel. A programação inclui mentorias, palestras e workshops que abordarão tópicos como empreendedorismo, desenvolvimento de protótipos, trabalho em equipe e processos criativos. A metodologia do evento está baseada no conceito STEM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática, voltado ao estímulo de raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas.

Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil, afirmou que a ação busca formar jovens com capacidade de gerar impacto positivo em suas comunidades. Segundo ele, o programa reforça o compromisso da empresa com a educação e a inovação, além de ampliar a relação com o território em que a companhia atua.

Ao final das atividades, cada equipe deverá apresentar sua proposta para uma banca formada por profissionais das áreas de sustentabilidade, inovação, comunicação e operações da Atlantic Nickel. Os avaliadores irão considerar critérios como aplicabilidade, criatividade, relevância social e consistência da apresentação.

O grupo vencedor contará com o apoio do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) para transformar a ideia em protótipo. A expectativa é que o produto desenvolvido possa ser aplicado em instituições de ensino do estado, ampliando o alcance dos resultados da competição.

Além do caráter competitivo, o InovaNickel pretende incentivar a cooperação entre jovens e estimular a valorização de talentos locais. A presença de mentores e especialistas tem como objetivo ampliar o repertório dos participantes e facilitar o contato com diferentes campos profissionais.

A estrutura do hackathon foi inspirada em processos do setor mineral, que envolvem etapas de pesquisa, análise e beneficiamento. O conceito foi adaptado para o ambiente escolar a fim de promover uma experiência prática de criação, baseada em colaboração e exploração de ideias.

O programa surge em um contexto no qual empresas buscam estreitar relações com comunidades próximas a suas operações, utilizando iniciativas educacionais como ferramenta de impacto. No caso da Atlantic Nickel, localizada em Itagibá, a proposta reforça a integração entre atividades produtivas e desenvolvimento social.

A realização do InovaNickel também reflete uma tendência crescente de parcerias entre o setor privado e organizações da sociedade civil. A colaboração com o CIEDS amplia a possibilidade de continuidade dos projetos após a maratona, transformando propostas em produtos aplicáveis no ambiente escolar.

Com a primeira edição concentrada em Ipiaú e Itagibá, a expectativa é avaliar resultados e impactos para, em edições futuras, expandir a iniciativa para outros municípios baianos. O desempenho dos estudantes, a qualidade dos projetos apresentados e a viabilidade de implementação das soluções serão fatores decisivos para a evolução do programa.


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