





A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.
O Encontro de Empreendedoras e Empreendedores Endeavor é a materialização da nossa essência como Endeavor.
Há mais de 15 anos atrás, um empreendedor convidou a nossa comunidade e suas famílias para um final de semana na sua casa de praia.
Foi uma ideia realmente transformadora. Afinal, nada como juntar um grupo de amigos com suas famílias para construir memórias e fortalecer os laços.
Desde então, todo ano nós reunimos Empreendedoras e Empreendedores Endeavor e suas famílias para um final de semana na pessoa física.
Como é o Encontro de Empreendedoras e Empreendedores Endeavor?
O grande objetivo do Encontro é que as pessoas se conectem mais, se conheçam mais, troquem mais. E que as suas famílias também construam laços.
Nesses dias, nós conversamos sobre os desafios de ser uma liderança do ecossistema, de forma aberta e vulnerável. Dividimos histórias e construímos memórias.
Tudo isso em um hotel cercado de natureza e espaço para as crianças brincarem, as famílias se divertirem e as pessoas se conectarem.
Encontro de Empreendedoras e Empreendedores 2022
Com patrocínio da Omie e do Cubo, a edição de 2022 foi um grande marco. Porque foi a primeira depois de quase três anos sem encontros.
Ela veio para lembrar da potência da comunidade da Endeavor.
E como lembramos.
Nos reunimos, em um final de semana de outubro, 298 pessoas, sendo 88 empreendedoras e empreendedores em um hotel no interior de São Paulo.
Teve sol. Natureza. Esportes. Piscina. Jogos. Festas. Brindes. Trocas. Painel com Conselho. Painel com Amyr e Marina Klink. Teve choro. Emoção. Gargalhadas. E abraços sem fim.
A programação do encontro foi desenhada não apenas para conexões entre pares, mas para conexões em famílias. E contou com painéis com o novo Conselho, com Amyr e Marina Klink. Conversas profundas sobre os desafios de empreender e sobre fracasso. Esportes. Festas. E muito tempo livre em família.
Dia 1 – Encontros, Conselho e noite de jogos
No primeiro dia do nosso encontro, começamos com um almoço estendido, com tempo para nos revermos com calma.
Logo depois, tivemos a abertura oficial no complexo de eventos com uma fala institucional da Camilla Junqueira, nossa Diretora Geral, e da Maria Fernanda Musa, nossa Diretora de Aceleração de Negócios. A seguir, veio um painel com os Empreendedores Endeavor Conselheiros, Tiago Dalvi e Robson Privado e o Chairman, Rodrigo Galindo.
Eles reforçaram o quanto a nova configuração do novo conselho ajuda a construir o futuro da Endeavor.
Hoje, o papel do Conselho é entender e viver a demanda de empreendedoras e empreendedores. Saber as dificuldades e desafios. Por isso que ele é composto de pessoas que fazem parte do ecossistema e que são pessoalmente envolvidas com a causa da Endeavor.
“O Conselho é a demonstração clara de uma Endeavor de, por e para empreendedoras e empreendedores”, conta Rodrigo Galindo.
Falamos também do futuro da Endeavor. Que a resposta desse futuro da Endeavor está nas empreendedoras e empreendedores.
“Precisamos entender a Endeavor, na prática, é o futuro. Por isso que não podemos perder a essência”, completa Tiago Dalvi.
Leia mais: Potencializando nosso impacto: conheça o novo Conselho Endeavor


Finalizamos as atividades do dia com trocas em grupo sobre os desafios de empreender. A conexão foi tanta que as pessoas nem viram o tempo passar! E ficaram trocando por horas a mais.
O dia encerra com uma noite de jogos para toda a família, drinks e horas de conversas infinitas.
Dia 2 – Klink, lágrimas de emoção e tempo em família
O dia começa com um painel emocionante com Amyr e Marina Klink com mediação do Gustavo Ziller, o primeiro Empreendedor Endeavor a chegar no topo do Everest.
Para quem não conhece, o Amyr é um navegador e escritor brasileiro. Ele foi a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, em 1984. Desde então, inspira milhares de pessoas com suas aventuras pelo mar.
Foi a primeira vez que Marina, fotógrafa e escritora, dividiu o palco com seu marido. E ver a dinâmica dos dois durante o painel gerou comoção no público.
A conversa foi sobre família. Superação. Conquista. Em meio a infinitas lágrimas de todo mundo – todo mundo mesmo. Quem assistia. E quem também estava no painel.
“Tudo aquilo que a gente faz hoje pode ser melhor. E o que a gente faz amanhã tem que ser melhor. A necessidade de evoluir é muito importante. E a Marina me ajudou muito nisso”, conta Amyr Klink.


“Acompanhei o surgimento de Endeavor há muitos anos atrás e é muito empolgante ver aonde esse exercício de trocas chegou”, finaliza Amyr.
Neste dia, tivemos um longo tempo livre na parte da tarde para que todo mundo pudesse aproveitar com suas famílias. Teve gente brincando na piscina. Teve gente fazendo esportes. Teve gente descansando na beira da lagoa. E pessoas que continuaram as conversas pelo hotel.
Logo depois, tivemos um momento em pequenos grupos para conversas sobre fracassos, erros e desafios. Uma outra conversa emocionante, que durou horas a mais do previsto.
O dia termina em festa! Mais conexões, mais celebrações, mais histórias pra contar.
Dia 3 – Despedidas, campeonatos e comunidade
O dia 3 foi de esportes e conversas descontraídas.
Tivemos campeonatos de futevôlei, beach tennis, futebol e tênis. E, do outro lado, rodas de conversas sobre carreira e filhos, hobbies e até um grupo para trocas de figurinhas da copa – as crianças adoraram!
Nos despedimos em um almoço clássico do Pobre Juan no hotel. E voltamos pra casa com o tanque cheio de inspiração depois de tantos encontros.
“Me tornei Empreendedor Endeavor esse ano, em 2022. Estar aqui foi uma mudança de perspectiva. Saio me sentindo parte. Agora sim sou Endeavor. Me sinto muito grato. Estar aqui era um sonho, agora é uma realidade”, fala Igor Mascarenhas, Empreendedor Endeavor da Pier, no dia 3.
A arte do encontro
O Encontro de Empreendedoras e Empreendedores Endeavor não recebe esse nome sem motivo.
Tem uma frase do Vinícius de Moraes que diz que a vida é a arte do encontro.
E é verdade.
Porque é a arte do encontro que transforma uma rede em comunidade.
É a arte do encontro que conecta pessoas para que mudanças possam acontecer.
Ninguém faz nada sozinho. Nenhuma empresa se constrói ou se sustenta sozinha. A gente só cresce e multiplica o nosso impacto por causa de infinitos encontros.
Desses dias, levamos novos encontros, mais trocas, infinitas conexões.
E contamos os segundos para nos encontrarmos novamente.
0 comentário