[embedded content]
Endeavor Brasil Endeavor Brasil

Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

“Be so good they can’t ignore you”. 

Em português: seja tão bom que não consigam ignorar você. 

Essa frase, dita pelo ator Steve Martin em uma entrevista, é um dos grandes lemas de vida do Eric, Conselheiro e Empreendedor Endeavor. 

Esse mote também foi abraçado por outros três Empreendedores Endeavor – o Guilherme, o Bruno e o André. Juntos, eles criaram a maior plataforma de automação de marketing do Brasil: a RD Station

Hoje, a RD tem milhares de clientes espalhados em diversos países. Mas tudo isso não veio do dia para a noite. O impacto foi construído de pequenos avanços diários. 

Neste Day1 inédito, o Eric conta sua história e mostra que ser bom é ser um pouco melhor a cada dia.

A força da resiliência

A história do Eric começa em São José dos Campos, no interior de São Paulo. 

Do pai, ele herdou a vontade de evoluir sempre. Vindo de uma família humilde, Seu José, com muito trabalho, se tornou gerente de uma multinacional farmacêutica. Até que aos 38 anos, faleceu e deixou para o filho a sede por conhecimento.

Com a mãe, professora de Física, Eric aprendeu o valor da garra e da independência. Dona Regina trabalhava no ensino público e também dava aula em cursinhos e colégios particulares para complementar a renda da família. Na época, aos 14 anos, ele já aplicava as lições da mãe, fazendo bicos para ter seu próprio dinheiro. 

No fim da adolescência, Eric entrou na faculdade com vontade de ser engenheiro, mas em pouco tempo percebeu que se interessava por negócios e gestão. Foi lá também que teve a oportunidade de fazer um intercâmbio para a Índia, onde recebeu a proposta para abrir uma filial brasileira da empresa em que estagiava.

“Para mim foi uma surpresa, já que eu não pensava em empreender. Não tinha referências na minha família. O que eu não tinha percebido ainda é que, ao longo dos cinco anos de faculdade, eu já estava sendo polinizado pelo ecossistema empreendedor.”

Eric voltou ao Brasil e decidiu declinar a oferta, mas deixou a ideia florescer: tomou a grande decisão de empreender.

Praesto: o início da jornada

Na faculdade, Eric tinha colegas que estavam empreendendo no mercado de games para celular. Depois de trocar figurinhas, viu potencial na área. Resolveu chamar outros amigos e criar uma empresa para levar os serviços da web para o mobile. 

Em 2005, nascia a Praesto. 

Empreender já é um desafio. Na época, era mais difícil ainda: faltava conhecimento e informação.

“Foi assim que conheci a Endeavor. Vinha de ônibus de Florianópolis para São Paulo e participava dos workshops. Lembro de comprar o livro Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto em uma dessas vindas. A Endeavor era uma das pouquíssimas fontes de conteúdo de qualidade aqui no Brasil.”

Para facilitar as vendas e explicar aos clientes o que era possível fazer com a tecnologia da empresa, a Praesto passou a produzir conteúdo. Em pouco tempo, boa parte dos projetos já vinham de leads gerados pelo site. 

Em paralelo, Eric começou a escrever sobre empreendedorismo e inovação em um blog, o Manual da Startup. Essa era uma forma de compartilhar o que estava aprendendo pelo caminho.

“O objetivo maior era aprender e ajudar outras empreendedoras e empreendedores a evoluir junto comigo. Essa experiência também trouxe um aprendizado importante, a gente ganha o jogo ao ensinar.

Porém, a Praesto era baseada em projetos e Eric queria apostar em produtos, torná-los escaláveis. Os sócios não tinham a mesma visão.

Em uma reunião de planejamento, ele viveu um Day1 muito importante.

“Depois de muita reflexão, tomei a decisão de sair do negócio. Foi umas das decisões mais difíceis que tomei na vida.”

O Day1 da RD Station

Ainda na Praesto, ninguém sabia sobre programação para celular e a única alternativa era formar jovens talentos. Foi assim que Eric conheceu estagiários excepcionais: o Guilherme, o Pedro, o André e o Bruno.

Os anos 2010 estavam começando e Eric queria criar uma plataforma integrada de marketing digital focada em pequenas e médias empresas. E esses jovens talentos compraram o sonho do Eric e juntos fundaram a RD Station.

A RD tem a missão de tornar o marketing digital mais simples, acessível e orientado a resultados, especialmente para pequenas e médias empresas. 

Em 2012, os empreendedores lançaram o primeiro software. Em cerca de um ano, passaram de 27 para 83 clientes. Tempo em que a operação era financiada do próprio bolso.

Hoje, a RD tem mais de 45 mil clientes em 20 países e ajuda a criar pelo menos 30 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos, nas agências parceiras que usam o serviço.

“Aos poucos, fomos entendendo que nossa missão era muito maior. Era empoderar as heroínas e heróis que se desenvolvem, fazem crescer os seus negócios e movem a economia para a frente.”

E é aqui que a história do Eric e a Endeavor se cruzam.

Multiplicando impacto

Em 2010, o Eric se tornou Mentor Endeavor. Dois anos depois, a RD Station foi convidada a participar do Startup Network, programa de aceleração que evoluiu para o Scale-Up Endeavor. O retorno do processo seletivo: não passaram.

Até que em 2016, a scale-up foi convidada a participar do programa de Apoio a Empreendedoras e Empreendedores Endeavor.

“Dessa vez, eu que dei uma segurada. Já tínhamos conexões importantes no mercado aqui e lá fora, investidores de referência, desafios bem específicos… Eu olhava para o modelo e questionava o valor adicional que ser Empreendedor Endeavor poderia trazer para o negócio.”

Depois de muitas conversas e convencimento mútuo, aceitaram participar da seleção. Eric queria ter os benefícios da rede, mas também ajudar a transformar o ecossistema. 

O resultado dessa vez tinha sido diferente.

Como Empreendedores Endeavor, teriam a chance de crescer e multiplicar impacto. De lá para cá, foram centenas de mentorias com outras empreendedoras e empreendedores, participações em ISPs e investimentos em outras scale-ups. 

Não demorou muito para que o Eric assumisse um novo papel dentro da rede. Em 2018, se tornou o primeiro Empreendedor Endeavor a se tornar Conselheiro da organização.

Conheça nosso Conselho aqui

“Para mim, a relação com a Endeavor é simbiótica. Em parte porque temos a mesma missão de ajudar empresas a crescer. A outra razão é que, quanto mais me envolvo, mais recebo. Mais aprendizados, mais conexões, mais suporte, mais inspiração. Sempre falo que a Endeavor é o que você faz dela.”

A venda para TOTVS: um novo Day1

Em 2019, a RD Station passou pela maior rodada de investimentos já feita por uma empresa SaaS na América Latina, uma captação de US$ 50 milhões, liderada pela Riverwood Capital.

No ano seguinte, veio a pandemia do coronavírus. Passada a turbulência dos primeiros meses, ficou claro para os empreendedores que uma transformação digital das empresas estava em curso. E os fundos estavam procurando empresas como a RD, que ofereciam soluções para essa grande mudança.

“Nesse meio tempo, fomos construindo um relacionamento muito bacana com a TOTVS. Eles têm grande presença no mercado de SMBs no Brasil. E assim como nós, eles têm a ambição de fazer coisas muito grandes no longo prazo”

Depois de uma dura negociação, a TOTVS comprou a RD Station por R$ 2 bilhões. Essa foi a maior transação de M&A da indústria de SaaS na América Latina e a oportunidade de ampliar impacto no ecossistema.

O Day1 é todo dia

A jornada do Eric não teria sido a mesma se não fosse por dois apoios cruciais: o de sua família e o do esporte. 

Em 2018, depois de sofrer uma lesão e abrir mão do futebol, seu refúgio contra o estresse, Eric se voltou para uma outra grande paixão do pai: o kart.

A corrida é um teste constante de todas as suas crenças da vida empreendedora. É complexa, detalhista e envolve planejamento e preparação mental. 

Ele compete com pilotos experientes, briga por centésimos de segundos e, mesmo assim, conquistou o título de campeão catarinense em sua categoria.

“Eles podem ter muito mais experiência. Podem ter mais conexões. Mas não vão ganhar de mim no processo de aprender e melhorar a cada dia.”

Porque seja no automobilismo ou no empreendedorismo, não é sobre grandes saltos. Para o Eric, o sonho é construído de pequenos avanços diários. 

O Day1 é todo dia.

Quer assistir o Day1 completo e saber todos os detalhes da história da RD Station? Clique aqui ou no vídeo acima e conheça mais sobre a história do Eric!

Veja também


Confira o Day1 da MadeiraMadeira e o impacto da RD Station!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder