
Enfrentando a ameaça mais séria até o momento em seu modelo de negócios, a Uber está lançando um argumento legal para rebater a lei aprovada na Califórnia recentemente: que é uma plataforma de tecnologia, não uma empresa de transporte. A lei exige que empresas como Uber e Lyft contratem os motoristas como funcionários.
A nova legislação ameaça diminuir a fonte de mão-de-obra da companhia, e a Uber está apontando para as maneiras pelas quais ela tentou diversificar – na entrega de alimentos e mercadorias, por exemplo – para polir o argumento de que seus motoristas são contratantes ainda independentes, periféricos à sua missão superior.
“O trabalho dos motoristas está fora do curso normal dos negócios da Uber, que serve como plataforma de tecnologia para vários tipos diferentes de mercados digitais”, disse Tony West, diretor jurídico da empresa, em entrevista a repórteres na quarta-feira.
O Uber gerou bilhões de dólares com o trabalho de seus motoristas sem a despesa de tratá-los como funcionários. A Califórnia está preparada para atrapalhar esse modelo de negócios, e o gigante de carona está se preparando para outra briga legal.
De acordo com o projeto de lei californiano, os trabalhadores da economia informal teriam direito a um salário mínimo e a uma compensação se seus deveres estiverem no curso normal dos negócios de uma empresa.
A ideia de que os motoristas não são essenciais para os negócios da Uber é uma que provoca indignação dos críticos, mas a empresa há muito tempo confia em uma versão desse argumento nas tentativas de evitar tratar os motoristas como funcionários.
Os proponentes dizem que o projeto de lei da Califórnia, que tem o apoio do governador Gavin Newsom, trará uma mudança inovadora para finalmente dar o devido vencimento aos trabalhadores. O Uber e seus aliados dizem que, o projeto se tornar lei, pode não mudar significativamente o modelo de negócios, porque ainda há dúvidas sobre quais trabalhadores se qualificam.
“O projeto de lei não muda o status de todos para empregado”, disse West. Em vez disso, novos critérios seriam usados para determinar se os trabalhadores são ou não funcionários, disse ele. “Agora, se venceremos ou não sob esse teste na Califórnia, ainda está para ser visto.”
Os céticos dizem que o Uber pode ser otimista demais. Embora seja usada arbitragem, litígios e acordos para frustrar as tentativas dos motoristas até agora de serem classificados como funcionários, a proposta pode representar um risco significativo para a empresa, especialmente se medidas semelhantes forem adotadas em outras partes dos EUA.
“Se o Uber se recusar a registrar os motoristas, será uma bonança para advogados de danos pessoais, porque a empresa será presumida negligente quando um motorista se machucar – e no gancho pelos honorários de advogados por não fornecer cobertura”, disse Lohr.
Aumento de custos
O aumento dos custos de mão-de-obra provavelmente significará tarifas mais altas para os passageiros, o que pode minar as estratégias de crescimento para o Uber e sua principal rival, a Lyft, disse Tom White, analista da DA Davidson em Nova York.
“Alguns dos dados que vimos sugerem que, para que o compartilhamento de viagens seja um substituto adequado para a posse de carro, os preços precisam cair, não subir”, disse White. “Essa parte da história se deteriora um pouco se a Uber for forçada a aumentar os preços das corridas”.
As ações da Uber caíram cerca de 25% em relação a uma oferta pública inicial em maio, que avaliou a empresa em cerca de US$ 78 bilhões. As ações já refletem preocupação com a lei da Califórnia, que pode enfrentar obstáculos.
“O mercado geralmente prevê que haja uma manchete sobre a assinatura do projeto de lei”, disse White. “Mas acho que ainda há alguma dúvida sobre se isso significa necessariamente que é aplicada antes que os dois lados discutam algo”.
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