* Por Adelmo Nunes 

A popularização do termo startup e o aumento dessa modalidade de negócio – em 2012, elas eram 2.519 e, em 2017, 5.147, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) – pode passar a ideia de que tudo que é tradicional é ruim.

Colabora com esse viés o ambiente online, o preferido pelas novas empresas para gerar lucro no curto prazo, por favorecer a aplicação dos conceitos de repetível e escalável à ideia inicial.

De fato, não há dúvidas de que o mundo dos negócios está em frequente transformação e de que a tecnologia interfere nos processos de qualquer empresa, seja pela forma de se comunicar com o cliente, obter dados para análises, acessar relatórios, produzir, movimentar mercadorias, gerir ativos ou apurar lucro.

A nova lógica virtual, no entanto, não representa o fim de modelos tradicionais de negócios, mas sim que as empresas – sejam as que promovem inovações incrementais ou as disruptivas – agora precisam dividir espaço e atuar suprindo necessidades distintas de seus clientes.

No caso da contabilidade, hoje são muitos os aplicativos, os escritórios online e as plataformas digitais para emissão de notas e para o lançamento da movimentação financeira da empresa, para escrituração fiscal e contábil.

Para um freelancer ou um MEI, isso pode satisfazer todas as necessidades de um pequeno negócio, que possui um nível de complexidade reduzido, se comparado a uma empresa de médio ou grande porte. Para essas, a relação presencial vai além do atendimento personalizado.

A contabilidade consultiva contribui para que as empresas identifiquem problemas ou alterem processos, produzindo mudanças reais e benéficas para o negócio. Ainda, considerando o necessário planejamento em todas as áreas, a contribuição se dá pelo fornecimento de dados e troca de experiências. Uma contabilidade consultiva carrega uma visão de mundo ampla, fruto de experiências em diversos modelos de negócio, em operações de outros clientes. Essa riqueza certamente será muito útil para propor caminhos e opinar sobre as estratégias do negócio.

Essa abordagem não se limita, portanto, à questão burocrática, é estratégica. Por isso, qualquer empresa com relativa complexidade em sua operação não pode prescindir de uma boa contabilidade consultiva. Escalabilidade funciona em processos repetitivos, mas nunca em relação às peculiaridades de cada negócio. A singularidade exige muito mais do que apenas tecnologia e processos.


Adelmo Nunes, contabilista, é diretor da Planned Soluções Empresariais

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder