* Por Caio Nogueira
Você já pensou em criar catálogo online de produtos para divulgar sua empresa? É um excelente método para divulgar a empresa, reter clientes e fornecer uma imagem profissional e precisa da sua marca, mas não apenas.
Antes de entender como criar catálogos de produtos, no entanto, você deve entender completamente todo o potencial e todas as vantagens que pode obter ao usá-los. Confira!
O processo de informatização afetou o mundo dos catálogos e, atualmente, as empresas dependem da mídia digital para a divulgação de seus documentos.
O catálogo digital geralmente é criado em PDF e disponibilizado nesse formato para seus clientes. No entanto, também é possível usar um software de criação de catálogo, que é uma revista digital interativa e navegável que simula o comportamento do papel.
Na maioria dos casos, para criar seu próprio Flipbook, é necessário ter um PDF do seu documento completo disponível para ser convertido no formato interativo.
Catálogos de produtos: o que são e como surgiram?
Os catálogos de produtos são folhetos ou livros que mostram uma lista de todos os produtos fabricados e vendidos por uma empresa específica.
A criação dos catálogos de produtos é atribuída a Montgomery Ward, um pequeno empresário americano que em 1872 decidiu escrever em uma única folha uma lista completa e detalhada dos produtos à venda em sua loja.
Esse primeiro protótipo do catálogo foi enviado a clientes próximos e distantes, certamente contribuindo para o sucesso do que se tornou uma das maiores cadeias de lojas dos Estados Unidos.
Por que o catálogo digital de produtos é importante?
O catálogo, como o logotipo ou o cartão de visita, é uma ferramenta que serve para identificar e fortalecer a imagem corporativa. Os especialistas em marketing sabem bem o quão meticulosamente a catalogação é feita e quanto um bom catálogo pode fazer a diferença em termos de vendas.
Portanto, é essencial criar um catálogo que seja:
– Funcional: simples de consultar e intuitivo;
– Esteticamente agradável: bela capa, layout limpo e contemporâneo, etc.
Criar um catálogo digital sem dúvida traz uma série de economias relacionadas aos custos de impressão e distribuição, que se aproximam de zero, e tornam o compartilhamento e a promoção mais imediatos, pois é suficiente para disponibilizar o catálogo em seu site.
Benefícios do catálogo digital
– Você sempre tem uma ferramenta interativa e digital à sua disposição;
– Reduz os custos de impressão e compartilha seus documentos com qualquer pessoa;
– Pode oferecer conteúdo multimídia extra em sua publicação (vídeo, áudio, links, áreas interativas etc.);
– Economiza tempo e dinheiro;
– Gerencia tudo de um único local;
– Mostra sua oferta de forma inovadora;
– Funciona offline também;
– Integrável com outras ferramentas de negócios.
Como criar catálogo digital de produtos?
Claramente, os dados mais básicos não devem estar ausentes neste documento. Mas a estratégia mais inteligente é integrar uma série de elementos que permitirão que você se diferencie da concorrência.
Conheça o seu público
Primeiro, você precisará entender em profundidade que tipo de clientes seu catálogo está direcionado.
Um catálogo de produtos para distribuidores B2B, com dados técnicos essenciais e muito precisos, não será o mesmo que um catálogo de produtos online destinado a jovens entre 18 e 30 anos.
Ao saber quem é seu público específico, você poderá ajustar melhor o estilo do catálogo digital de produtos. Quando seus clientes encontrarem exatamente o que estão procurando, o tráfego e a conversão de vendas aumentarão como resultado.
Para criar um perfil de seu público, você pode usar um software de análise de sites com mapas de calor que analisam onde seus usuários passam mais tempo; formulários de registro e feedback entre seus clientes existentes; revisões de seus produtos ou de outras marcas concorrentes e comentários.
Como organizar o catálogo?
As informações que queremos inserir devem ser organizadas levando em consideração os métodos de uso dos destinatários.
É necessário supor que o cliente procurará os produtos por categoria ou, em vez disso, navegará em todas as páginas.
Na maioria dos casos, se estamos falando de um catálogo digital de produtos de empresas, é útil organizar os elementos por categoria ou por características do produto, como preço, cor, aplicações, etc.
Os catálogos com um uso diferente têm uma estrutura diferente; pense, por exemplo, nos catálogos médicos nos quais encontramos os artigos organizados em ordem alfabética.
Às vezes, pode ser útil organizar os produtos de maneira intuitiva ou com critérios menos rígidos, talvez até um pouco confusos, convidando o usuário a navegar em todas as páginas.
Escolha tamanho, comprimento e formato
O tamanho de um catálogo digital de produtos pode fazer uma declaração específica para seus clientes. Ao criar seu catálogo de negócios, não negligencie os principais recursos, como tamanho, comprimento e formato.
Em geral, é aconselhável escolher um tamanho de catálogo fácil de manusear. Alguns clientes podem ser afastados por uma coleção de produtos extensa. Por outro lado, um catálogo raso pode não transmitir com precisão toda a gama de sua seleção de produtos. Escolha um tamanho para o seu catálogo que mais se encaixe com sua marca e produtos oferecidos.
Título
O título consiste simplesmente no nome do produto. Ele deve ser transparente, de preferência fácil de lembrar e composto por palavras-chave reconhecíveis pelos mecanismos de pesquisa, mas também preciso e conciso na indicação do produto.
O título do produto não deve ser subestimado. Não deve ser muito curto, mas não muito longo. Segundo o Google, um título deve ter entre 65 e 80 caracteres. Deve ser simples e conter palavras-chave relacionadas ao produto.
Descrição
A descrição deve conter informações detalhadas sobre a produção, aparência e finalidade do produto. Ele deve permitir que o usuário tenha uma ideia do produto fiel à realidade.
Idealmente, uma boa descrição é aquela que permite ao cliente em potencial descobrir o produto em todas as suas facetas, mesmo sem vê-lo na foto. Em outras palavras, trata-se de fornecer informações úteis e precisas.
Imagens
É aconselhável integrar várias imagens de qualidade com diferentes ângulos nas folhas do produto. As fotos do catálogo digital de produtos devem ilustrar todos os detalhes do produto.
Lembre-se, de fato, que a visão substitui o toque: é melhor incluir muitas imagens do que correr o risco de perder um cliente que não pode satisfazer sua curiosidade. Além das imagens tradicionais, considere também as opções de zoom ou visualização em 360º. Essas ferramentas ajudam o usuário a ter uma ideia mais realista do produto.
As imagens do produto devem ter uma resolução mínima de 800 até um máximo de 1800 px. Ter imagens bonitas é essencial para fazer um verdadeiro catálogo profissional.
Preço
Pode parecer óbvio, mas a indicação de preços é uma etapa fundamental na criação de um catálogo de produtos. Não se esqueça de incluir também ofertas, promoções e descontos específicos.
Especificações técnicas
As especificações técnicas são para os usuários mais exigentes. Aqueles que procuram detalhes, mas que geralmente compram mais. Portanto, quanto mais especificações técnicas houver, melhor.
Limite o número de produtos por página
Você pode obter 20 produtos por página no seu catálogo impresso. Mas não online. Existem muitas distrações, então você precisa manter o usuário focado e engajado. E, apesar do que você possa pensar, as páginas cheias de produtos farão exatamente o oposto. Menos produtos por página ajudam o usuário a se concentrar mais.
Design do catálogo digital
O design do catálogo digital deve corresponder à estética geral da sua marca. Se você não possui um manual de diretrizes de marca, deve priorizá-lo, pois ajudará de várias maneiras em todos os seus projetos. Assim, o web designer deverá fazer o catálogo digital de acordo com as seguintes diretrizes:
– Adaptar o catálogo ao público da marca. Lembre-se de seus clientes durante todo o processo de design e deixe-o guiar suas decisões: estilo, cores, imagens.
– Colocar os produtos mais importantes nas primeiras páginas. Essa é uma maneira pela qual os catálogos digitais são diferentes dos impressos, onde as capas frontal e traseira são as mais valiosas. Os leitores interagem com as revistas digitais de maneira diferente.
– Não colocar muitos produtos em uma página.
– Evitar fundos ocupados.
– Usar imagens grandes porque elas atraem mais atenção do que as pequenas.
– Considerar o fluxo ocular ao projetar. O movimento dos olhos geralmente começa no canto superior esquerdo e se move na diagonal.
– A cópia precisa estar logo abaixo da imagem do produto ou à esquerda. Não é apenas a prática padrão, é também como as pessoas associam mentalmente as informações de texto/produto à imagem.
Conclusões
O catálogo é um produto fundamental para uma empresa, pois fortalece as vendas ou a produção de produtos.
Pode ser uma ferramenta B2B ou B2C, interna ou externa, uma ferramenta de vendas ou apresentação; pode ser manuseada por quem precisa fazer grandes pedidos ou pelo comprador que comprará um único produto. Portanto, deve ser versátil e projetado para poder responder prontamente a essas necessidades.
A maneira como é feita diz muito sobre a empresa, mais do que um folheto ou outras ferramentas de apresentação e comunicação, o catálogo representa a empresa.
O design de um catálogo realmente diz muito sobre como uma empresa funciona e está organizada. Empresas excelentes podem ter catálogos ruins, mas empresas mal organizadas, ineficientes e cuidadosas dificilmente podem produzir bons catálogos.
Caio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agência de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.
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