* Por Diego Carmona

Originado da palavra “Brand”, que em português significa “Marca”, o termo “Branding” não tem uma tradução exata no nosso idioma, mas nada mais é que um conjunto de ações para a construção e gestão da imagem de uma empresa. Seu principal objetivo é expandir o alcance positivo das marcas, fazendo com que estas sejam itens de desejo. Em nosso dia a dia vemos frequentemente exemplos de branding, ou seja, logo vem na memória assim que se pronuncia o nome, como é o caso do McDonald’s, Google, Apple e Adidas, por exemplo.

Se a sua marca ainda não atingiu esse patamar e está precisando de um bom investimento em branding, confira a lista que preparei com algumas dicas que podem te ajudar a chegar onde deseja:

  1. Se diferencie da concorrência: em um mercado cada vez mais competitivo, com várias possibilidades, oportunidades e ofertas, é importante realçar o diferencial da sua empresa, produto ou serviço de forma eficaz e precisa. Atualmente, estamos passando por um momento na economia em que as pessoas continuam consumindo, mas de forma consciente. Por esse motivo, agora, mais do que nunca, é preciso usar o branding para se diferenciar da concorrência.

Um detalhe muito importante é que todo o trabalho precisa estar relacionado a qualidade dos serviços e produtos que sua empresa oferece. Não adianta ter um branding perfeito e entregar uma experiência negativa aos seus clientes. Dessa forma, ao realizar ações que te diferencie dos concorrentes e te ajude a conquistar seu espaço, sua marca conseguirá se posicionar de maneira forte e sair na frente;

  1. Conquiste credibilidade: quem consegue transmitir mais segurança para o público tem mais chances de ser escolhido na decisão de compra. Por esta razão, é preciso trabalhar bastante e criar ações atrativas para mostrar ao público confiança e eficiência;
  2. Se identifique com o público: quando assumimos uma identidade tudo fica mais fácil, e com o conteúdo não é diferente. A construção da marca deve ser feita de acordo com o que a empresa realmente é, e oferece ao seu público. Por isso, é essencial deixar claro qual é seu propósito, missão, valores e tudo o que engloba seu negócio.

Dessa forma, será possível fazer uma comunicação exponencial, melhor e honesta com o seu público, independente da ação desenvolvida. Isso fará com que as pessoas se identifiquem e se sintam mais próximas da marca. Com a maior proximidade dos consumidores, você ganhará não somente clientes novos, mas garantirá um relacionamento próximo, fidelizando e conquistando novos fãs da sua marca;

  1. Fale a mesma língua dos seus colaboradores: é extremamente importante ter uma boa gestão de marca externa e interna. Um branding bem executado melhora a comunicação entre cliente, empresas e colaboradores.

Todos os colaboradores devem estar alinhados com o que a marca oferece para poder entregar ao seu público final um produto de qualidade e de acordo com o que foi vendido. O branding permite que essa construção aconteça sem que haja perda da mensagem principal da empresa, aquela que inicialmente conquistou os clientes. É por esse e outros motivos que o trabalho de branding nunca termina.


Diego CarmonaDiego Carmona é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet. O leadlovers é uma plataforma pioneira no país que oferece serviços completos em automação de marketing para startups, pequenas e médias empresas e produtores do mercado digital.

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