Mulheres empresárias terão orientações sobre gestão de seus negócios, ferramentas de inovação, mentorias, apoio e aceleração para empresas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai realizar a partir de 12 de março, em Mato Grosso do Sul, o “Programa Sebrae para Mulheres de Negócios”, que vai apoiar e acelerar empreendedoras que querem ser independentes, vender mais e aumentar seus lucros. O programa ofereceu 200 vagas para mulheres que pretendem melhorar a gestão por meio de conhecimento, ferramentas de inovação, network, mentorias e incentivos, ampliar sua visão de empreendedorismo e de potenciais mercados. Além disso, o projeto vai formar novas empresárias, além das que já estão atuando nas MPEs.
Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship (GEM), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, as mulheres tomaram a frente dos homens na abertura de novos pequenos negócios a partir de 2017. Foram 14,2 milhões de empreendedoras que entraram no mercado, segundo o relatório lançado em 2018. Os homens que iniciaram atividades no mesmo período, conforme o documento, somaram 13,3 milhões. O total de empreendedoras, atualmente, somam mais de 24 milhões, sendo que 20,7 milhões são recentes. Porém, apesar de abrirem mais empresas e serem mais escolarizadas, as empresárias ainda faturam e inovam menos, bem como enfrentam maior dificuldade em fazer seus negócios prosperarem.
Não foi o caso de Sabrina Bandeira Alcântara de Carvalho, que procurou o Sebrae, há sete anos, quando decidiu abrir a Adorno & Afins, uma empresa voltada para a fabricação de convites, brindes corporativos e lembranças para ocasiões festivas. “A dificuldade foi a estruturação, por isso procurei o Sebrae para fazer o plano de negócios”, afirma a empresária, observando que, assim como grande parte das empreendedoras, ela também não teve facilidade no acesso ao crédito. “Quando precisei comprar uma impressora, só consegui 60% do que pedi, mesmo tendo condições para pagar”, lembra Sabrina, que tem oito funcionários contratados, todos com carteira assinada.
A intenção do “Programa Sebrae para Mulheres de Negócios” é disponibilizar especialistas para capacitar as empreendedoras em temas de como gestão, marketing digital, vendas, fluxo de caixa, aspectos tributários, liderança, planejamento estratégico, inovação e crédito. Além disso, elas serão orientadas diretamente ou remotamente, na condução do seu negócio, na busca por novas demandas e melhoria dos processos e produtos.
0 comentário