Fundada em 2016 em Curitiba (PR) e focada em atender empresas de pequeno e médio portes, a startup Produttivo desenvolveu uma solução capaz de transformar a gestão de inspeções e serviços em campo, tornando-os mais ágeis, padronizados, eficientes e confiáveis. A estimativa do Produttivo, que conta hoje com cerca de 200 clientes ativos e 1 milhão de serviços já realizados via app, é que o uso da solução corte pela metade o tempo e o dinheiro gastos pelas empresas com relatórios relacionados a inspeções e manutenções.

O crescimento acelerado e o potencial de negócios demonstrados pela startup chamaram a atenção do Smart Money Ventures – veículo de investimento liderado por Fábio Póvoa, um dos criadores da Movile, empresa dona do iFood e um dos mais recentes unicórnios brasileiros; e Cesar Bertini, um dos precursores em provedores de internet no Brasil e fundador da MC1 Technologies – que investiu R$ 1 milhão no Produttivo. O capital será utilizado para consolidar a startup curitibana como o principal player brasileiro em automação de equipes de campo e para alcançar a marca de mil clientes até 2020.

Victor Serta, cofundador da startup, conta como percebeu a oportunidade neste nicho de mercado. “Apesar de serem atividades corriqueiras para qualquer empresa que presta serviços em campo, executar de maneira eficaz e barata os processos de manutenções, auditorias, monitoramentos, vistorias, inspeções, laudos e ordens de serviço ainda é um desafio para a maioria delas. Estimamos que 95% das empresas prestadoras de serviços nunca tenha experimentado uma tecnologia para melhorar a gestão dos processos em campo”, comenta.

De acordo com Serta, o capital será aplicado no desenvolvimento de novas funcionalidades para o app, a pesquisa e desenvolvimento de funcionalidades de IoT e IA e na estruturação de novas estratégias de marketing para captação e retenção de clientes.

De acordo com Fábio Póvoa, head de investimentos da Smart Money Ventures, o potencial do segmento de tecnologia para serviços de campo, aliado ao comprometimento dos fundadores com o crescimento do negócio, foram aspectos que motivaram o investimento no Produttivo.

“Embora a área de field services tenha sido uma das primeiras a usar a tecnologia a seu favor, nos impressionou o fatoque grande parte das empresas, em especial as PMEs, ainda tenha todos os seus registros, processos de manutenção e inspeção no papel ou em planilhas Excel. A exemplo do que ocorreu em outros segmentos, a automação deste processo com aplicativos móveis integrados a plataformas SaaS deve despontar como referência no Brasil nesta área, e o Produttivo tem todas as características necessárias para ser esta liderança”, afirma

Tecnologia em prol da segurança

Ordens de serviço em campo, tais como manutenção, são atividades essenciais para qualquer empresa, mas é ainda mais importante para aquelas que trabalham com operações críticas. Neste tipo de companhia, na qual a ocorrência de um acidente provocado por falta de manutenção adequada pode significar um desastre humano, econômico e midiático, a utilização de uma tecnologia que ateste a confiabilidade das inspeções se faz mais urgente.

Neste contexto, a solução do Produttivo pode fazer a diferença. O aplicativo é usado para apoiar o profissional em campo e gera registros invioláveis de como, quando e onde foi executado o trabalho de campo. Se o caso assim exigir, o aplicativo possibilita que se acione a central para a realização de uma manutenção preventiva e a criação de planos de ações para corrigir determinado problema e evitar acidentes.

Outras vantagens para o funcionário que atua em campo são o aumento da produtividade e da organização que o sistema propicia. Misto de aplicativo móvel e plataforma web, o Produttivo concentra todas as ferramentas necessárias para que o técnico realize os serviços, eliminando a necessidade de carregar maços de papel, câmera fotográfica e notebook durante as atividades. Com o Produttivo, o colaborador tem uma noção exata das atividades que são esperadas dele, diminuindo a incidência de falhas, esquecimentos e, consequentemente, de eventuais atritos junto aos gestores.

Além de apoiar o técnico em campo, o aplicativo também é utilizado pelos gestores da área, em processos de faturamento, criação de formulários e checklists customizados, planejamento de alocação das equipes e acompanhamento das atividades externas em tempo real.

Ao finalizar os trabalhos, a plataforma já captura em tempo real todas as informações coletadas no campo, gerando relatórios personalizados e automáticos, que também podem embasar tomadas de decisão mais estratégicas no futuro.

A estratégia da Produttivo é automatizar ainda mais o trabalho dos prestadores de serviço com a incorporação de funcionalidades de Inteligência Artificial e IoT. Apesar de a solução ter como principal público alvo as PMEs, o Produttivo também se aplica a grandes companhias: Siemens, Nextel, Burger King e Algar Telecom são alguns dos clientes.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder